quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Uncle & Friends) - Capítulo 112 - Por Luiz Domingues

Com a pandemia a esmorecer, embora ainda não houvesse assegurada a perspectiva concreta de seu controle absoluto, o fato foi que ainda no primeiro trimestre de 2022, os sinais de relaxamento se mostraram claros em torno das medidas de segurança sanitárias com as quais vivemos intensamente desde 2020, e assim, anúncios de shows em ambientes fechados e abertos se multiplicaram nesses tempos. 

Nesses termos, já era previsto que a famosa Feira de Artes da Vila Pompeia anunciaria a sua realização em 2022, e obviamente com grande expectativa da parte de seus frequentadores, expositores e artistas que costumavam contar com os seus famosos palcos para  promover os seus trabalhos.

Dessa forma, foi com alegria que eu recebi o convite do "friend" Lincoln Baraccat, para mais uma vez integrar o seu super grupo, "Uncle & Friends", para defender ao seu lado e com grandes músicos, amigos em comum, as suas composições.

E logo vim a descobrir que a minha banda, Os Kurandeiros, também tocaria na mesma edição da Feira, portanto, seria super confortável estar no mesmo palco para atuar em dois shows distintos e desta forma a proporcionar um conforto extra em termos de logística operacional, no dia do evento, isso sem contar o clima de camaradagem total nos bastidores e a se levar em conta que o baterista d'Os Kurandeiros, Carlinhos Machado também atuaria com o "Uncle & Friends". 

Um ensaio foi marcado para o dia 11 de maio de 2022, no estúdio Mad, do bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo e este também foi o dia em que um ensaio d'Os Kurandeiros também fora marcado no mesmo espaço, ou seja, essa ação preparatória se deu nos mesmos moldes.

Passamos nessa ocasião com o "Uncle & Friends" todo o set do show, com duas novidades em relação aos shows anteriores que havíamos cumprido juntos, com as músicas: "Estrada", uma balada fortemente influenciada pelo Country-Rock norte-americano e o Blues, "Se é Assim", cuja gravação em disco, aliás, é bem requintada, com solos inspirados e produção de áudio muito caprichada.

Em suma, a ideia foi ensaiarmos além dessas duas canções acima citadas, as músicas: "Comprimido", "Hey You", "O Sol e Você", "Situação" e "Bolinha de Gude".

Sobre o time escalado, Roy Carlini e Caio Durazzo mais uma vez ocuparam as duas guitarras com o brilhantismo de sempre. Luiz Carlini apareceu para prestigiar o ensaio e na qualidade de amigo pessoal do Lincoln desde 1975 e diretor de palco do evento, nos trouxe informações importantes e claro, histórias muito ricas, como por exemplo, quando nos contou que ajudara o Lincoln a compor a música, "Situação", por volta de 1978. 

Ele chegou a propor uma mudança no arranjo da canção, com a introdução de acordes sofisticados que mudou a sua feição versada pelo Rock'n ' Roll e a transformou em uma peça com alto teor Pop-Rock & jazzy sofisticado a la "Steely Dan", mas o ensaio estava a se encerrar e com o tempo exíguo, não seria possível a banda se firmar nesse sentido de executar tal mudança para tocar ao vivo, dias depois, portanto, o combinado foi manter o arranjo mais rústico, por uma questão de segurança.

E assim foi, com tal apronto prévio, a banda foi se encontrar novamente dias depois, nos bastidores do evento.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário