sábado, 20 de maio de 2023

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 186 - Por Luiz Domingues

Não tivemos grandes oportunidades nesse início de 2023 em termos de agenda, talvez como um reflexo ainda da retomada cultural paulatina no momento pós-pandemia e claro que tivemos a forçosa compreensão desse momento difícil para todos. No entanto, ao menos no campo midiático a banda teve uma movimentação bacana. Programas de webradio anunciavam a todo instante a inclusão de músicas nossas em suas listas e isso foi bem interessante, certamente, embora sobre os três que elucidarei abaixo, haja uma reserva ética a ser discutida.

Bem, a verdade foi que dois desses programas eram da minha própria responsabilidade na produção de suas respectivas playlists e um deles, do Carlinhos Machado, mas em meio a tantos artistas que programávamos normalmente, que mal haveria em indicarmos o nosso próprio som para tocar? Enfim, discussão ética a parte, a nossa canção, "Ultimo Blues", tocou no meu programa: "Eu Recomendo" da Webradio Orra Meu, em 14 de fevereiro de 2023.

Já no programa "Só Brasuca" da Webradio Crazy Rock, a música "Anjo" foi tocada entre 25 e 31 de março de 2023.

Uma semana depois e a canção "Maria Gasolina" foi incluída na programação do programa "Planeta Música" da emissora Nova Cultura 93.1 FM de Botucatu-SP, exatamente em 5 de abril de 2023.

E enfim a luz brilhou em termos de apresentação e teve tudo a ver comigo meu, Luiz, pois o show foi programado para ser vinculado à "noite de autógrafos" de meus livros.

O fato, foi que esse plano era antigo. Quando surgiu a oportunidade concreta do lançamento do meu primeiro livro ("Luz; Câmera & Rock'n' Roll"), eu havia conversado com a banda e também com o amigo Cleber Lessa, proprietário da casa de espetáculos, "Santa Sede Rock Bar" e ao combinar com ele, já havia fechado a ideia de programar um show d'Os Kurandeiros e a noite de autógrafos no mesmo evento promovido nessa citada casa. Tal conversa foi travada ao final de 2019, e uma data seria marcada em breve, assim que eu tivesse a confirmação da parte da gráfica de que o meu livro estivesse publicado. Mas em 2020, a pandemia mundial decorrente do coranavírus explodiu e tudo foi cancelado sine die.

Bem, nesse ínterim, o Santa Sede Rock Bar anunciou o fechamento de suas portas, em decorrência da própria pandemia e assim, a casa onde mais tocávamos naqueles anos de 2017 a 2019, simplesmente não existia mais e assim, toda aquela boa vibração sessentista que ali existia, desapareceu. Eu planejava além do nosso show, convidar um artista para tocar voz e violão durante a noite de autógrafos e com a intenção dele tocar temas oriundos de trilhas de filmes enfocados no meu livro, para ilustrar o evento de uma forma temática e teria sido muito bonito. 

O tempo passou, sofremos, tivemos medo, perdemos parentes e amigos próximos, a pandemia arrefeceu e Os Kurandeiros gravaram dois discos nesse ínterim. Eu também escrevi outros livros e quando o ano de 2023 despontou no horizonte, enfim eu reuni meios para acelerar a publicação desse segundo livro.

Com a iminência do novo livro ficar pronto ("Humanos Pitorescos", um livro de contos), eis que surgiu a ideia de se reativar aquele plano não concretizado de 2020, e assim, contatos foram feitos e uma nova casa que surgira recentemente em São Paulo, abriu as suas portas e ficou fechado o acordo para que eu realizasse enfim a minha noite de autógrafos para os dois livros lançados, com show d'Os Kurandeiros e neste caso, a aproveitar o fato de que a nossa banda também lançara o CD "Cidade Fantasma" em versão digipack, em 2022 e não fizera um show de lançamento.

Bingo, "habemus" lançamentos com direito a um show e no caso, na falta da saudosa casa, Santa Sede Rock Bar, fora marcado em um outro estabelecimento com atmosfera absolutamente parecida, a se tratar do Instituto Cultural Bolívia Rock, o "ICBR", então recentemente inaugurado no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo. Espaço gerado pelo sonho do casal de fotógrafos e film-makers, Bolívia & Cátia, tal empreendimento foi enfim concretizado pela Cátia, infelizmente na condição de viúva do grande Edgar Franz, o popular: "Bolívia" que nos deixara tempos antes. Então foi esse o panorama todo para nos animar bastante.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário