sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 144 - Por Luiz Domingues

Osvaldo Vicino a gravar o violão folk. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 2ª sessão. 16 de julho de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

E assim se procedeu, pois logo após eu ter encerrado a gravação do baixo, decidimos gravar os violões, antes mesmo das guitarras e foi mais uma decisão acertada de nossa parte em termos de planejamento.

De fato, foi estudada a colocação de um violão folk e também do violão de 12 cordas e logicamente que os nossos guitarristas, Osvaldo Vicino e Wilton Rentero, pensaram bastante sobre as diferentes opções de execução dos violões, exatamente para que ambos fossem bem distinguidos entre si.

Coube ao Osvaldo gravar os dois instrumentos e ele o fez com bastante desenvoltura. Facilitou demais o trabalho dele, o fato de termos acertado sobre a nossa predisposição de termos gravado a guia antes da bateria ser gravada e não simultaneamente como teria sido o mais usual como metodologia tradicional de estúdio. Dessa forma, com a "cozinha" oficial inteiramente gravada no "beat" correto do metrônomo e a conter a guia da voz e dos outros instrumentos como referência, em suma, foi fácil para ele se ambientar e gravar muito bem.

Osvaldo Vicino a gravar o violão Folk da música "Serena". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 2ª sessão.16 de julho de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Sobre o violão de 12 cordas, a sonoridade desse instrumento encorpou a base de tal maneira que nos empolgou e mais do que isso, a soma dos dois violões, tocados com batidas diferentes, ficou rica enquanto proposta de arranjo e conferiu à canção, aquela sonoridade Folk-Rock a la Secos & Molhados que de certa forma nos valera como referência, ou seja, ficamos muito empolgados quando ouvimos a prova de estúdio com os dois violões somados ao baixo e bateria.

Osvaldo Vicino a gravar o violão de 12 cordas da música "Serena". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 16 de julho de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Contentes com o resultado dessa segunda sessão ao providenciarmos o baixo e dois violões para garantir a base sólida da canção, e mesmo que ainda estivesse previsto no arranjo que teríamos guitarras e apoio de teclados igualmente para compor a base harmônica da canção, o fato cabal foi que já na segunda sessão a canção nitidamente ganhara uma feição espetacular. 

No entanto, além da excelência musical que tivemos, também fomos céleres, e por conta disso, ainda aproveitamos para dar início aos trabalhos a visar muitos detalhes pensados para as guitarras. 

Na sala técnica a escutarmos o resultado do dia. Na primeira foto: Wilton Rentero, Osvaldo Vicino e Carlinhos Machado. Na segunda foto: Wilton Rentero, eu (Luiz Domingues) e Carlinhos Machado. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

1) "Serena" - 2ª sessão - Violão Folk - 16 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues

Eis o vídeo para assistir no YouTube:
https://youtu.be/DBnwEsF7y5o 

2) "Serena" - 2ª sessão - Audição do Violão Folk - 16 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues

Eis o vídeo para assistir no YouTube:
https://youtu.be/ZHY6hy8M8ZI 

3) "Serena" - 2ª sessão - Violão de 12 cordas - 16 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues

Eis o vídeo para assistir no YouTube:
https://youtu.be/24qG9INwfNs

Na mesma semana, conseguimos agenda para marcar a 3ª sessão e aí, seguimos a gravar bases e solos de guitarra, além de alguns contrasolos.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário