sexta-feira, 30 de maio de 2025

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 170 - Por Luiz Domingues

Chegamos no horário combinado ao Instituto Cultural Bolívia Rock e logo preparamos o palco para o soundcheck vespertino tradicional. Não foi a primeira vez na minha trajetória, mas novamente eu acumulei a dupla função de participar de um show a atuar e também promover noite de autógrafos de um livro meu. E neste caso, dois livros, pois além de promover mais uma noite em torno do livro "Boca do Céu", a ênfase esteve em torno do lançamento do livro "Língua de Trapo". 

Por dividirmos a noite com a banda "Confraria Fusa", naturalmente que tivemos apoio mútuo garantido entre as bandas pela amizade consolidada há anos e além do mais, o nosso baterista, Carlinhos Machado, também era componente dessa banda. 

As paredes do Instituto Cultural Bolívia Rock não deixavam dúvida que a cultura Rocker ali se fazia proeminente. Na última foto, o guitarrista Fulvio Siciliano e Carlinhos Machado a preparar os seus respectivos equipamentos. Boca do Céu no Instituto Cultural Bolívia Rock (ICBR). 1º de março de 2025. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")/Produtora Bicho Raro

Feito o trabalho de preparação, o soundcheck foi realizado na ordem inversa e foi tranquilo. A técnica de PA da casa, Talita, havia sofrido um acidente e dessa forma, os guitarristas Deco Wanderley Koyanagui e Adilson Oliveira se responsabilizaram pela operação do PA da casa e sendo músicos muito bons e amigos de todos nós, foi um trabalho coletivo muito prazeroso e eficaz.

Tudo arrumado, eu fui me dedicar à minha noite de autógrafos e neste caso, também tive companhia, pois o guitarrista da banda "Confraria Fusa", Paulo Sá, também estava a lançar o seu mais novo livro (o  romance: "O Plástico Retangular Amarelo"), haja visto ser ele igualmente um escritor. Que prazeroso foi usarmos um ambiente destacado da casa e ali ficamos perfilados mesa a mesa e a atendermos os nossos respectivos leitores! E no caso, muitos leitores meus compraram o livro de Paulo Sá e vice-versa, o que foi muito bom para ambos. 

A aproveitar o ensejo, além dos livros, a loja também vendeu discos da Confraria Fusa, discos d'A Chave do Sol, minha antiga banda, discos do Língua de Trapo, camisetas do Boca do Céu e meus livros anteriores, portanto, nesse ambiente muito camarada da casa para conosco, entre as bandas e entre os autores de livros, foi uma primeira atividade muito exitosa pelo carinho que recebemos. 

As duas primeiras fotos mostram os respectivos "banners" a ilustrar o lançamento dos dois primeiros volumes da minha autobiografia na música. Clicks, acervo e cortesia: Ana Cristina Domingues (1, 2 e 4  e a foto 3 sendo o autor do click, "Weber Japoneis". Nas duas fotos posteriores, eu e o amigo escritor Paulo Sá, lado a lado na missão de lançarmos os nossos respectivos livros! 

Foi quando me avisaram que o show do Boca do Céu precisava começar e eu fui de imediato ao camarim para trocar o figurino de escritor pelo de Rocker e me unir aos meus velhos amigos de 1976 para mais um show da nossa banda revivida nos anos 2020.  

Continua...

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 169 - Por Luiz Domingues

Eis que chegou a data do nosso show e estávamos animados por isso, apesar dos problemas que tivemos na preparação, haja vista que Wilton Rentero e Laert Sarrumor apresentaram sinais de estado gripal alguns dias antes, inclusive isso motivara a ausência do Laert no último ensaio e mesmo que o Wilton tenha comparecido, mas a usar máscara para não contaminar os demais e claramente indisposto. 

Pior ainda, o Osvaldo Vicino já estava há mais tempo a passar por um problema de saúde ainda mais grave e os poucos ensaios dos quais participou, foram cumpridos sob sacrifício pessoal, portanto, infelizmente a banda sentiu o impacto momentâneo advindo do estado de saúde debilitado da parte de três membros para abalar o seu ânimo, no entanto, louvo o esforço hercúleo que cada um dos adoentados fez para não deixar de cumprir o apontamento e também para não deixar que o ambiente fosse prejudicado pelo abatimento psicológico advindo.

Particularmente, eu estive muito entusiasmado igualmente pelo fato de estar a promover mais uma noite de autógrafos, desta feita a lançar oficialmente o meu livro: "Língua de Trapo" (a autobiografia na música - volume II), e na esteira da oportunidade, por reforçar o lançamento do livro anterior, "Boca do Céu", o volume I da minha autobiografia e também por extensão, repercutir e eventualmente também autografar os livros anteriores que eu havia lançado tempos atrás.

A perspectiva de também haver o lançamento do livro de Paulo Sá, o romance "noir", "O Plástico Retangular Amarelo" e o show da sua banda, a ótima "Confraria Fusa" em coparceria com o Boca do Céu, foram motivações animadoras, igualmente.

Portanto, a despeito da nossa preparação ter sido minada por problemas de saúde e certamente estarmos cônscios de que fazer show de Rock com duas bandas de Rock sem grande projeção midiática, em plena noite de sábado de carnaval, não era uma tarefa fácil em termos de se atrair um público significativo, fomos para o Instituto Cultural Bolívia Rock com um bom astral bom para cumprir o compromisso.

E nessa conta, acrescentara-se o fator de que também em relação a noite de autógrafos dos dois autores, o mote foi ótimo pelo valor artístico, porém, nem eu, tampouco Paulo Sá, éramos autores consagrados, daqueles que ao anunciar noite de autógrafos de uma nova obra que estejam a lançar, contam com dezenas, quiçá centenas de leitores e/ou fãs que se aglomeram em filas gigantescas à cata de uma dedicatória e também pela perspectiva de conversar mesmo que de forma muito efêmera com o seu autor predileto. Em suma, eu e Paulo Sá nutrimos esperança de que pessoas interessadas em nossos respectivos livros compareceriam, independente do advento dos shows, entretanto, de forma módica.

Além de tudo, o fator mais preocupante para nós foi mesmo a data em si. Show de Rock em noite de carnaval, eu há havia feito muitas a bordo de outras bandas pelas quais atuara no passado e o velho argumento usado por produtores musicais de que havia um séquito de pessoas que não gostavam de carnaval e portanto, buscariam a alternativa à folia popular, sempre caíra por terra no sentido de que os que não gostam do carnaval, em grande maioria, aproveitam para viajar e usar o feriado para buscar descanso, retiro espiritual ou qualquer outra motivação pessoal dentro desse campo da busca pelo sossego, em via de regra.

Bem, data lançada e com todas as questões negativas devidamente conhecidas por todos, fomos lá com motivação e agradecimento à casa pelas portas abertas para nós, certamente.

Continua... 

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 168 - Por Luiz Domingues

Nesse ínterim entre a última sessão que realizáramos para gravar os teclados de "Instante de Ser" e "E o que resta é a canção" e a marcação da sessão para gravar as vozes definitivas dessas músicas, muita movimentação ocorreu, mas a se tratar de questões gerenciais  dos bastidores em torno de mais um show que estava ser marcado.

A direção do Instituto Cultural Bolívia Rock entrou em contato com o guitarrista Kim Kehl d'Os Kurandeiros, a sinalizar com a possibilidade de ser reeditado o espetáculo "Carna-Rock" que fizéramos em 2024, com o Boca do Céu a realizar a abertura do evento. Evento esse que demarcara a volta do Boca do Céu aos palcos, após um hiato de quarenta e seis anos desde a última vez que a banda se apresentara (1978). 

Claro que nos animamos com essa perspectiva e eu (Luiz) e Carlinhos Machado, duplamente, por sermos membros também d'Os Kurandeiros. Data fechada, começamos o planejamento da divulgação, quando tivemos alguns problemas internos n'Os Kurandeiros por conta da agenda conflitante de dois de nossos membros e assim, o Kim Kehl anunciou que preferia abrir mão da presença d'Os Kurandeiros no evento, a alegar que o show estava formatado para quinteto ou sexteto e no formato de "Power-Trio", ele teria que repensar toda a estratégia. De fato, Os Kurandeiros sempre atuaram em quatro formações possíveis, a contar: Power-Trio, quarteto, quinteto e sexteto, sem nenhuma dificuldade, no entanto e a despeito da formação com o Power Trio/núcleo duro ter sido a mais atuante durante os anos nos quais eu estava a atuar desde 2011, de fato, o novo show estava todo estruturado em torno de canções que não sobrecarregavam o Kim Kehl como cantor e guitarrista e assim, acatamos a sua decisão de declinar do convite.

Todavia, o Kim deixou a data em aberto com a cúpula do ICBR e assim, o Boca do Céu ficou com a incumbência de convidar uma outra banda amiga e além do mais, ficou clara a ideia de novamente aproveitar o ensejo para promover mais uma noite de autógrafos do meu livro "Boca do Céu" e sobretudo, a movimentar a primeira noite de autógrafos do livro "Língua de Trapo", que eu havia recentemente lançado.

Como no dito "Carna -Rock de 2024" houve uma terceira banda convidada, a se tratar do "Los Interessantes Hombres sin Nombre", dos amigos queridos, Ayrton Mugnaini Junior e Marcos Mamuth e não por coincidência, banda que tinha como membro, o nosso baterista, Carlinhos Machado, eis que surgiu a ideia de se convidar mais uma banda na qual o Carlinhos Machado também atuava: "Confraria Fusa", cujos guitarristas também eram amigos meus de longa data, Fulvio Siciliano e Paulo Sá.

O Paulo Sá também era envolvido com ativismo cultural, a manter um site de cultura espetacular chamado: "Palavras & Sons" e era editor do blog da Associação Cultural do Rock (ACR) e por coincidência, eu era colaborador de ambos e ele o meu editor nesses dois veículos.

Bingo, mais uma ação entre amigos muito feliz se configurou e com mais um dado: Paulo Sá havia lançado virtualmente o seu livro denominado: "O Plástico Retangular Amarelo", um romance policial  com estilo "noir", de forma virtual e ainda não havia tido a oportunidade de promover uma noite de autógrafos para a versão impressa de sua obra. 

A resumir, foi mais um trunfo que reunimos para tornar esse evento muito rico em atrativos.

Fechada a data, começamos a preparar a divulgação. Foi quando eu sugeri que fizéssemos uma divulgação geral tradicional, mas que paralelamente usássemos cada item dos atrativos como formas de divulgação análogas. Com dois shows e três livros sendo lançados, eu imaginei que deveríamos tratar a divulgação em diversas frentes, ou seja, para espalhar ao máximo a mensagem e a usar como trunfos individualizados tantas novidades reunidas em um único espetáculo.

Um dos cartazes alternativos que eu criei só para passar a ideia e no caso, esse acima representou a divulgação geral com todas as informações concentradas de maneira geral. 

Foi nesse sentido que eu elaborei alguns cartazes experimentais para servir de exemplo à Marcia Oliveira, empresária do Boca do Céu e que faria os cartazes oficiais e ela assim procedeu para que ainda em janeiro, tivéssemos o material promocional em mãos.  

Outra providência que adotamos foi criarmos um release para o evento. E nesse caso, eu e Paulo Sá trabalhamos juntos nesse documento, com a colaboração no lay-out da Marcia Oliveira. Veja abaixo a parte do texto que criamos:

Show Carna Rock 2 - 2025
 
Depois do sucesso do ano passado, o ICBR repete a dose com o Carna Rock 2, trazendo as bandas Boca do Céu e Confraria Fusa para uma noite especial, em que os grupos farão shows em dobradinha e, ainda, dois de seus integrantes aproveitarão a ocasião para lançar seus livros.
 
O Boca do Céu foi fundado em 1976 e, na sua primeira fase, encerrou atividades em 1979. Décadas depois, quatro de seus membros originais se reuniram e resolveram resgatar as suas composições e, assim, em 2023 a banda lançou o primeiro single oficial, a canção "1969". Neste momento de 2025, o Boca do Céu continua em estúdio a gravar mais músicas que irão compor um CD.
 
Formada por Laert Sarrumor (também membro do Língua de Trapo), Luiz Domingues (componente d'Os Kurandeiros), Wilton Rentero, Osvaldo Vicino e Carlinhos Machado (membro d'Os Kurandeiros, igualmente), o Boca do Céu sobe ao palco do ICBR para mostrar algumas das músicas que estarão no CD em fase de gravação.
 
A Confraria Fusa é uma banda formada a fim de trabalhar as composições do guitarrista Paulo Sá, trabalho centrado no rock, blues e jazz. Tocarão músicas do CD De Suma Importância e algumas inéditas.
 
Fazem parte da Confraria Fusa: Sophia Quadros, voz; Fulvio Siciliano, guitarra e vocal; Pedro Ferreira, baixo; Carlinhos Machado (também do Boca do Céu) bateria e vocal; Paulo Sá, guitarra.
 
Paulo Sá, guitarrista do Confraria Fusa lançará o seu romance policial, "O plástico retangular amarelo", obra também disponível no formato e-book, à venda nos sites LivroVc e Amazon.
 
Luiz Domingues, baixista do Boca do Céu, realiza noite de autógrafos, dos dois primeiros volumes de sua autobiografia, os livros "Boca do Céu" e "Língua de Trapo".
 
Serviço:
Sábado, 1º de março de 2025
Lançamento do livro "O plástico retângulo amarelo", do escritor Paulo Sá – 19 horas.
 
Noite de autógrafos dos livros: Boca do Céu e Língua de Trapo do escritor Luiz Domingues 19 horas.
 
Show das bandas Boca do Céu e Confraria Fusa - a partir das 21h30
 
INGRESSOS:
R$ 25,00 (antecipado pelo Sympla)
R$ 35,00 (na porta)
 
CarnaRock 2
Instituto Cultural Bolívia Rock (ICBR)
Rua Dr Suzano Brandão, 537/543
Penha - São Paulo–SP
200 metros da estação Penha do Metrô
Apoio: Webradio São Paulo Rock
Curadoria e apresentação: Rogério Utrila
Marcia Olí Produções.
Eis acima o cartaz geral a anunciar os shows das duas bandas e a noite de autógrafos dos três livros em questão. Criação de Marcia Oliveira
No cartaz acima, a ênfase foi o show do Boca do Céu. Criação de Marcia Oliveira.
Acima, o cartaz tem como destaque o show da banda Confraria Fusa. Criação de Marcia Oliveira
O destaque no cartaz acima é para a noite de autógrafos do livro "O Plástico Retangular Amarelo" de Paulo Sá. Criação de Marcia Oliveira
A noite de autógrafos do meu livro "Boca do Céu" foi o destaque maior neste cartaz acima. Criação de Marcia Oliveira
E finalmente, o cartaz acima teve como principal ícone o meu livro "Língua de Trapo" e consequentemente, a sua noite de autógrafos. Criação de Marcia Oliveira
 
Já no final de janeiro, as duas bandas, através de seus membros, mais a Marcia Oliveira, passaram a divulgar com força o evento e além das inúmeras publicações feitas em diversas redes sociais da internet, algum apoio radiofônico também tivemos, e foi usado o artifício do YouTube, igualmente, com as duas bandas a gravar vídeos com testemunhais.
 
Um bom exemplo disso se deu em 8 de fevereiro quando o programa "Rádio Matraca" da USP FM, tradicional veículo produzido e apresentado pelo próprio Laert Sarrumor e mediante coparticipação de Ayrton Mugnaini Junior e Alcione Sana, em meio a um especial que versava sobre o álbum "Abbey Road" dos Beatles, tratou de encaixar uma execução da nossa música "Desprogramação" e com direito a um belo testemunhal a falar sobre o show que faríamos no ICBR em março.  
Citação e execução da música "Desprogramação" do Boca do Céu no programa "Rádio Matraca" da USP FM de São Paulo (93.7). Edição de 8 de fevereiro de 2025

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/lop8nVSpTyM
 
Logo a seguir, houve mais um testemunhal no programa "Rádio Matraca", na edição posterior, onde o mote fora o segundo LP lançados pelos Mutantes em 1969. Laert Sarrumor deu o recado,  com o som de "Rock do Cometa" como apoio no "BG".

Testemunhal e execução parcial da música "Rock do Cometa" do Boca do Céu no programa "Rádio Matraca" da USP FM de São Paulo (93.7). Edição de 15 de fevereiro de 2025

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/7uoFW59Eovs

Eu mesmo usei os meus três canais de YouTube com quatro vídeos que criei, cada qual com uma abordagem ligeiramente diferente, para dar ênfase à ideia de que o evento era multifacetado. E ainda ocorreu um vídeo com chamada da banda por completo para reforçar a divulgação do evento.
 
Chamada para a noite de autógrafos do livro "Língua de Trapo" (a autobiografia de Luiz Domingues - Volume II), no ICBR de São Paulo. 1º de março de 2025. Disponibilizado no Blog Luiz Domingues 1 em 15 de fevereiro de 2025

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/aO9EENc44mk

Chamada para a noite de autógrafos dos livros anteriores de Luiz Domingues no ICBR de São Paulo, durante o lançamento do livro mais recente, "Língua de Trapo". 1º de março de 2025. Disponibilizado no Blog Luiz Domingues 1 em 25 de fevereiro de 2025

Eis o link para ver no YouTube:
https://youtu.be/VJIFGOWUVxo 
 
Chamada para a 3ª noite de autógrafos do livro "Boca do Céu" de Luiz Domingues no ICBR de São Paulo, durante o lançamento do livro mais recente, "Língua de Trapo". 1º de março de 2025. Disponibilizado no Blog Luiz Domingues 1 em 15 de fevereiro de 2025

Eis o link para ver no YouTube:
 
Chamada para o show Carna-Rock 2 no ICBR de São Paulo. 1º de março de 2025. Disponibilizado no YouTube em 18 de fevereiro de 2025. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Fimagem: Mara (estúdio Lumen de São Paulo).

Eis o link para ver no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=yoYRc714bnc
 
Chamada de Luiz Domingues para o show do Boca do Céu no ICBR de São Paulo. 1º de março de 2025. Disponibilizado no canal Luiz Domingues 2 em 18 de fevereiro de 2025.

Eis o link para assistir no YouTube:  
https://youtu.be/RKKoXrWZqPc

E dessa forma, passamos os meses de janeiro e fevereiro de 2025 imbuídos dessa tarefa de divulgar ao máximo o evento, e claro, promovermos ensaios.
Wilton Rentero, Carlinhos Machado e eu (Luiz Domingues), nas imediações do estúdio Lumen na Vila Mariana, São Paulo em 9 de fevereiro de 2025. Ensaio do Boca do Céu realizado apenas em formato Power-Trio. Click (selfie), acervo e cortesia: Wilton Rentero

Desfalcados de Osvaldo Vicino e Laert Sarrumor, fizemos um primeiro ensaio para espantar a ferrugem acumulada desde o show que realizamos em Santos ao final de setembro de 2024. Em trio, foi uma movimentação boa que eu, Carlinhos Machado e Wilton Rentero tivemos nessa tarde para voltarmos à boa forma anterior e que deu preparação a um segundo ensaio e desta feita com o quinteto todo reunido, em 16 de fevereiro de 2025.
Osvaldo Vicino, Laert Sarrumor, Wilton Rentero, eu (Luiz Domingues) e Carlinhos Machado.Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen na Vila Mariana, São Paulo em 16 de fevereiro de 2025. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Click: Mara (estúdio Lumen)
 
Assim se confirmou a planificação quando voltamos ao estúdio Lumen e realizamos um bom ensaio preparatório do show e novidade boa, começamos a preparar o mapa definitivo e já a elucubrar o arranjo final (a visar gravação), da música: "Centro de Loucos", a próxima que haveríamos de gravar. Fizemos alguns vídeos já a sinalizar mudanças na configuração do mapa que havíamos criado nos idos de 2021-2022.

"Centro de Loucos" - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Wilton Rentero

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/2QVQ3TDaOYM

"Centro de Loucos" (vídeo 2) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Wilton Rentero
 
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/UHNLsuuFA-k

"Centro de Loucos" (vídeo 3) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Wilton Rentero
 
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/U8C8h5DiEV4

"Centro de Loucos" (vídeo 4) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/LJFr2THpWMg

"Centro de Loucos" (vídeo 5) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/LQDHCOoWZ2k

"Centro de Loucos" (vídeo 6) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/Pb5z2FsdhrQ

Continua...

domingo, 18 de maio de 2025

Autobiografia na música - Patrulha do Espaço - Capítulo 363 - Por Luiz Domingues

Formação Chronophágica da Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 7 de junho de 2024. Click, acervo e cortesia: Alexandre Quadros

Como fatalmente acontece e é sempre uma maravilha, a banda em si ou seus admiradores através de manifestações de carinho ou mesmo os jornalistas profissionais estão sempre a fomentar citações sobre o seu passado e presente, e por que não, até a especular sobre o seu futuro e assim, em meio ainda à repercussão de seu recente relançamento do CD ".ComPacto", doravante rebatizado como "Compacto+/Maioridade" ou simplesmente "Compacto", a Patrulha do Espaço e em especificamente a nossa formação veio a ganhar novidades.

Em 21 de novembro de 2024, por exemplo, o programa "Linha do Horizonte", comandado pelo músico, professor e ativista cultural, Adilson Oliveira, através da Webradio São Paulo Rock, fez uma abordagem sobre a faceta progressiva da nossa formação "chronophágica". Conduzido com extrema simpatia e conhecimento de causa, foi muito didática a fala do Adilson Oliveira a enaltecer a nossa porção em torno do Rock Progressivo setentista e claro, com direito a execução de músicas tais como: "Sendo o Tudo e o Nada" e "Terra de Minerais", duas entre tantas representantes desse gênero dentro do nosso repertório. 

Ainda nos últimos dias de 2024, recebi através do jornalista Tony Monteiro, uma solicitação de entrevista, quando falei bastante sobre a formação chronophágica da nossa banda e a matéria, segundo ele me relatou na ocasião, seria editada em janeiro e lançada ainda no primeiro semestre de 2025, nas páginas da revista Roadie Crew.

Programa Rock Brasuca/USP FM com o radialista, jornalista, músico, ativista cultural e YouTuber, Régis Tadeu. 11 e 15 de janeiro de 2025.

Eis o link para escutar no arquivo da Rádio USP FM:
https://jornal.usp.br/podcast/rock-brazuca-especial-patrulha-do-espaco/

E uma outra boa surpresa tivemos quando no dia 11 de janeiro de 2025, foi ao ar um especial do programa "Rock Brasuca" comandado pelo jornalista Régis Tadeu, a executar na íntegra o álbum "Compacto". Com repetição no dia 15 do mesmo mês, o programa repercutiu bastante nas suas execuções pela rádio USP FM de São Paulo nas datas citadas e a posteriori ficou permanentemente alojado no arquivo da emissora.

E assim, o CD/LP "Compacto" ainda haveria de render repercussão midiática a abrir novas luzes para a nossa formação.

Continua...

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Autobiografia na música - A Chave do Sol - Capítulo 456 - Por Luiz Domingues

Pois é, o ano de 2025 se iniciou e mais uma vez as manifestações espontâneas de carinho, seja da parte de fãs quanto de jornalistas a destacar o trabalho da nossa extinta banda se fez presente.

Essas ocorrências sempre me enchiam de orgulho por denotar que mesmo extinta há quase quarenta anos nessa época, a nossa banda ainda repercutia e emocionava muitas pessoas.

Por exemplo, no grupo "Rock Brasileiro sem Fronteiras" da rede social Facebook, uma publicação ocorreu no dia 21 de janeiro de 2025, através do seu administrador, Levi Leal, a fazer uma explanação sobre o LP "The Key" que lançamos em 1987, e com direito a uma foto do disco em si a rodar na sua pick-up e assim denotar que o escutava naquele instante.

Já em 1º de fevereiro de 2025, fui avisado pelo podcaster e ativista cultural, Tiel Neto, que o jornalista Gastão Moreira através do seu programa de YouTube: "KazaGastão", havia feito um especial dividido em duas partes a citar diversas bandas dos anos 1980. Mesmo que a sua atenção tenha sido mais em torno de artistas que militaram na seara do Punk e Pós-Punk daquela década, ele citou com ênfase e muito carinho o trabalho d'A Chave do Sol (citou também o Língua de Trapo, outra banda pela qual fui componente). É claro que eu fiquei muito contente por tal abordagem tão honrosa.

Citação sobre A Chave do Sol no programa "KazaGastão", do jornalista Gastão Moreira. 31 de janeiro de 2025. Pauta: O Lado B do Rock BR (anos 80) Mais 60 Hits Perdidos (Parte 2). Minutagem: 15:57 até 16:31.

Eis o link para assistir no YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=SH18jDZ07mU

Já no dia 18 de fevereiro de 2025, o jornalista Tony Monteiro anunciou a participação da nossa banda no seu programa "Rock'n' Brasil" pela MKK webradio, a se tratar de uma grande alegria e honra para nós! 

Entre 22 e 28 de março de 2025, o programa "Momento Só Brasuca"/edição 333 pela Webradio Crazy Rock, executou a canção "Sun City" da nossa velha, extinta e saudosa banda. Pois é, a luz do sol teimava em não apagar, tantos anos depois.

Entre 19 e 25 de abril, a Webradio Crazy Rock novamente abriu o espaço do seu programa "Só Brasuca" para executar a música "Sweet Caroline", peça extraída do LP "The Key", que lançáramos em 1987. 

Todavia, uma grande surpresa eu teria ao final de abril, quando o podcaster e ativista cultural, Tiel Neto, avisou-me que havia achado um vídeo a conter uma exibição rara, da qual eu nunca havia visto anteriormente, aliás, da nossa participação no programa "BB Video-Roll", atração da TV Bandeirantes do Rio de Janeiro, da qual participáramos e filmado em 11 de novembro de 1984. 

Como foi citado nesta mesma autobiografia há muitos capítulos atrás, a nossa banda jamais teve acesso a uma fita caseira VHS que fosse a conter as imagens dessa nossa aparição e assim, eu comemorei muito que uma alma caridosa tenha gravado a nossa performance através de um videocassete caseiro, guardado heroicamente essa fita VHS, que ela tenha sobrevivido a tantos anos de armazenamento, seja lá sob quais condições que tenha sido e neste momento de 2025, tenha publicado tal peça, enfim, no YouTube. 

Tratou-se de uma canal do YouTube chamado como "Raffgang" e eu deduzi que o rapaz se chamava Rafael. Mas sem confirmação alguma sobre isso e tampouco se foi ele eventualmente que gravou em 1984 e preservou tal material bruto, a única manifestação que eu posso fazer é que lhe agradeço muito pela publicação.

Trata-se de uma filmagem com baixa qualidade de imagem e áudio, a nos mostra a tocar a música "Átila" com uma volúpia incrível. E devo registrar que a edição da TV errou nos caracteres, pois colocou o nome "18 Horas" para designá-la indevidamente (música essa que também tocamos na ocasião, devo acrescentar).

Alvíssaras, para quem não contava com nada em termos de imagens dessa aparição que fizemos no referido programa, esse achado foi sensacional e muito me animou ao final de abril de 2025.

"Atila", ao vivo no programa "BB Video-Roll", da TV Bandeirantes do Rio de Janeiro, filmado na danceteria "Mistura Fina" na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 11 de novembro de 1984.  

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=d3wjkategoY

Mediante tal reforço para o acervo, este ano de 2025 já se mostrara como altamente produtivo para a nossa querida, porém extinta banda. Dessa maneira, a demonstrar um fôlego póstumo extraordinário, dadas as circunstâncias e exatamente quatro anos após o passamento de nosso guitarrista e membro fundador, o saudoso Rubens Gióia, foi um grande acontecimento. 

Continua...

sábado, 10 de maio de 2025

Autobiografia na música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 220 - Por Luiz Domingues

2025 foi o ano trinta e três da existência da banda na cena artística do Rock & Blues do Brasil e a demarcar pessoalmente, no meu caso em específico, o ano quatorze da minha participação como componente, que haveria de se concretizar a partir do mês de agosto quando do primeiro show que eu cumpri em 2011, ou se recuar um pouco nessa percepção demarcatória, em julho do citado ano, se for considerado o momento no qual eu recebi o telefonema de Kim Kehl a me formular o convite de sua parte para que eu viesse a ser um novo membro da banda. 

Ora, que marca interessante para se comemorar por si só, mas eu vou além, e acrescento que se tornara inevitável pensar na abrangência geral da minha carreira e portanto, a usar justamente este espaço de minha autobiografia na música, se fez significativa a marca de que essa foi certamente a maior longevidade que alcancei como membro de uma banda em específico. 

Foi motivo de orgulho tal reflexão e de muito agradecimento aos companheiros, Kim Kehl, Carlinhos Machado, Phill Rendeiro, Renata "Tata" Martinelli e aos que estiverem conosco e não estavam mais nesse ponto de 2025, ou seja, Nelson Ferraresso e André Knobl, além de nossa escudeira nesses anos todos, um verdadeiro anjo da guarda d'Os Kurandeiros, na persona de Lara Pap, nossa produtora, pessoa de uma energia inesgotável, que sempre resolveu todos os nossos problemas estruturais e com um detalhe fundamental, a nos injetar constantemente doses de alto astral e bom humor, ao nos contagiar de esperança e leveza sem igual. 

Pelo lado prático, há o mérito dessa banda haver me assegurado um cabedal enorme de boas lembranças, pouquíssimas delas, aliás, a se considerar ruins (e neste caso, por fatores externos, nunca por questões internas), a se celebrar também que o ambiente sempre foi excelente, com a completa ausência de brigas pessoais nos bastidores e pelo contrário, a se registrar o clima ótimo e de extrema camaradagem que sempre existiu entre todos os membros, com fraternal cooperação mútua e sim, conquistas artísticas expressas através de muitos discos lançados, exposição midiática e um farto material a conter milhares de fotos, centenas de vídeos, portfólio, material de divulgação gigantesco e muitas execuções radiofônicas e na TV, senão a tradicional, algo que ficara escasso para bandas de Rock há décadas, mas pulverizadas pela presença de canais alternativos na internet.

Sendo assim, feliz por tal marca, celebrei o começo do ano de 2025 com algumas manifestações singelas, mas importantes para a banda, como por exemplo a publicação de um "gift" no dia 1º de janeiro a repercutir a vitória que havíamos obtido na enquete realizada entre os ouvintes da emissora Webradio Orra Meu, faito ocorrido há alguns dias antes, quando o nosso álbum, "Pronto Pra Festa!" fora eleito o melhor disco de 2024.

Resultado da enquete sobre o melhor álbum de 2024 pela emissora Webradio Orra Meu, a conferir o primeiro lugar aos Kurandeiros pelo disco "Pronto pra Festa!". 1º de janeiro de 2025

Eis o link para ver no YouTube:
https://www.youtube.com/shorts/WYyrxWKUvn8

Outra manifestação ocorreu nesses primeiros dias de 2025, quando foi confirmada a participação da banda no portal de agenciamento de espetáculos: "Show Band". Tal iniciativa teve, guardadas as devidas proporções, o mesmo papel que antigas publicações tais como a revista de agenciamento e contatos "Show Business" teve no mercado nas décadas anteriores, ou seja, a se constituir de um grande catálogo de agenciamento de artistas ali expostos a visar contratação para shows. Em 9 de janeiro de 2025, a nossa entrada nesse portal se concretizou.

Poucos dias depois, a nossa banda mais uma vez teve uma exposição radiofônica com direito a muitas reprises e versão televisiva, através do programa: "Eu Recomendo, com Luiz Domingues" pela Webradio Orra Meu. É claro que pelo fato de eu mesmo, Luiz Domingues, ser produtor e apresentador do programa, é lógico que sempre tive liberdade para escalar a minha própria banda na grade de atrações, no entanto, é fato cabal de que nunca abusei de tal prerrogativa e dessa forma, a celebrar o fato que na enquete popular ocorrida há poucos dias antes, a nossa banda havia alcançado a primazia de ter alcançado o posto de melhor disco de 2024, eu aproveitei o ensejo e incluí a nossa versão da música: "A Noite Inteira" na edição 43 do programa que comandava e narrei a história dessa gravação, inclusive e exaltar a persona da nossa vocalista, Renata "Tata" Martinelli, que nesta gravação ao vivo oriunda do CD "Pronto pra Festa!", brilha intensamente.

Não demorou muito e fomos agraciados com mais uma boa exposição radiofônica e nessa mesma emissora, quando fomos notificados que a entrevista concedida pelo nosso guitarrista, Kim Kehl, ao radialista Cesar Freitas, através de seu programa "Rock Beer", ganharia mais uma execução radiofônica. Ocorreu no dia 9 de fevereiro de 2025. 

E assim foi, com muitas execuções pela rádio e também na versão para a TV que a nossa banda comandou novamente a festa pela noite afora entre janeiro e fevereiro de 2025 nas ondas dessa emissora.

Edição 43 do programa "Eu Recomendo, com Luiz Domingues", pela Webradio Orra Meu.

Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=B2uALlyQJYM

Continua...

terça-feira, 6 de maio de 2025

Autobiografia na música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 219 - Por Luiz Domingues

O ano de 2024 chegou ao fim com a grande nova de que finalmente lançamos o disco ao vivo que veio a ser preparado desde 2021. Em tempos difíceis pós-pandemia, a demora para concretizar o lançamento não foi surpreendente, é óbvio, contudo, na prática se mostrou sofrido o processo.

Dessa forma, posso afirmar que mesmo que demorado, foi uma vitória para a nossa banda ter finalmente colocado o álbum nas plataformas streaming e YouTube e mesmo que soubéssemos que ainda teríamos um tempo para ter em mãos a versão da mídia física tradicional, ou seja, o clássico CD munido de capa e encarte, mesmo assim, nós já ficamos contentes com o feito

Recebemos por conta desse lançamento, execuções radiofônicas, alguns apontamentos em sites, blogs e programas de internet, o que foi bom e muitas manifestações de apoio nas redes sociais, algo melhor ainda.

Os Kurandeiros no Teatro Jardim Sul Experience de São Paulo. 20 de setembro de 2025. Click, acervo e cortesia: Michel Camporeze Teér

E sim, também comemoramos o fato de termos tido a oportunidade de realizar um belo show de lançamento realizado em um teatro de ótima estrutura e que nos garantiu fotos, filmagem e mais prestígio advindo das reações dos fãs através das redes sociais. 

Não tivemos uma agenda muito avançada desse ponto até o final do ano, mas aproveitamos bem a repercussão midiática alcançada através do lançamento do CD ao vivo, "Pronto pra Festa!" e assim, aproveitamos mais uma vez o advento do novo disco.

Eu já falei anteriormente sobre o disco em si e o quanto ele ficou espetacular sob o ponto de vista musical e na concepção da engenharia de áudio, portanto, o leitor já está ciente de que essa excelência também foi motivo de regozijo entre os componentes, eu incluso, naturalmente e com todos os louros desse resultado creditados ao nosso guitarrista, Phill Rendeiro que trabalhou na mixagem e masterização do álbum.  

Em outro aspecto, desde o início do mês de dezembro de 2024, fomos notificados pela direção da Webradio Orra Meu de que a nossa banda entrara em uma lista de nomeados a disputar o título de melhor álbum lançado em 2024, graças ao lançamento do CD "Pronto pra Festa!". Uma enquete preparada pela emissora nos colocou ao lado de muitas bandas, a maioria delas modernas e ligadas a uma cena mais pesada a professar as escolas situadas entre o Hard-Rock e o Heavy-Metal, embora tenha sido também nosso concorrente um artista bem mais próximo da nossa sonoridade, a se tratar do último disco do "Nasi & Os Irmãos do Blues" e aliás, a se tratar de um bom disco de blues, devo salientar.

Mediante votação estabelecida entre os seus ouvintes, o resultado final foi marcado para ser anunciado no dia 30 de dezembro às 22 horas, através do programa "Hall da Fama", um especial de revéillon preparado pela rádio.

Tal campanha movimentou a nossa banda e também os nossos "concorrentes", naturalmente. E dessa maneira, foi divertido acompanhar durante os dias de dezembro, os resultados parciais da enquete e diante disso, os nossos esforços para divulgar e angariar apoio entre os fãs e amigos da banda foi uma movimentação muito boa que estabelecemos e que nos ajudou a dar sobrevida à própria campanha de divulgação do nosso álbum, ou seja, foi um reforço e tanto.

Vídeo promocional a anunciar a participação d'Os Kurandeiros na enquete promovida pela Webradio Orra Meu ao nomear o CD "Pronto pra Festa!" como concorrente a melhor álbum do ano. Edição: Emmanuel Barreto 

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/NUk1_D5adP0 

Segunda peça promocional a anunciar a participação d'Os Kurandeiros à enquete promovida pela Webradio Orra Meu ao nomear o CD "Pronto pra Festa!" como concorrente a melhor álbum do ano e desta feita a utilizar a música "A Noite Inteira" como peça de "BG". Edição: Emmanuel Barreto. Pós-edição: Luiz Domingues

Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=9CngU9oMe2A

Terceira peça promocional a anunciar a participação d'Os Kurandeiros à enquete promovida pela Webradio Orra Meu ao nomear o CD "Pronto pra Festa!" como concorrente a melhor álbum do ano e a utilizar a música "A Noite Inteira" como peça de "BG". Edição: Emmanuel Barreto. Pós-edição: Luiz Domingues 

Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=eyeOY_3jgz0

O prêmio em si não foi dos mais vultosos, a se tratar da execução de uma música do nosso disco ao vivo (escolhemos a versão ao vivo de "A Noite Inteira", acaso vencêssemos para nos representar). Mas valeu pelo jogo lúdico que foi proposto e sobretudo pelo esforço de divulgação em torno da disputa que tivemos, a nos promover.

Começamos em terceiro lugar na enquete, mas rapidamente alcançamos o segundo lugar. Ainda antes da metade do mês de dezembro, assumimos a primeira posição e dali disparamos a estabelecer uma vantagem muito grande e sem demérito algum aos demais artistas pelo aspecto artístico de cada trabalho "concorrente", inclusive a contar entre eles como eu até já mencionei, com um veterano do Rock e Blues no Brasil, na figura de Nasi, vocalista do "Ira!" a bordo do seu outro grupo: "Nasi & os Irmãos do Blues", banda aliás, na qual o nosso guitarrista, Kim Kehl, foi componente nos anos noventa.

No dia 30 de dezembro, o resultado oficial foi declarado a apontar para a nossa "vitória" e assim ganhamos a execução de gala mediante nossa música a representar o novo disco ao vivo que lançamos, o que nos alegrou bastante e foi devidamente alimentado ao som da versão ao vivo da música: "A Noite Inteira".

Acima, a tela da capa do site da emissora Webradio Orra Meu em 30 de dezembro, já a apontar para a vitória inevitável que havíamos  alcançado, com remotas chances de reversão do resultado durante as últimas horas antes do anúncio definitivo

Nesse ínterim, a nossa banda já estava escalada para tocar em outra emissora, no caso a Webradio Crazy Rock, através do seu programa "Só Brasuca", através da sua edição 414. 

Dessa forma, eu mesmo fiz essa escolha como colaborador do programa e na conversa de apresentação do programa ao lado do coapresentador e idealizador da atração, o professor Julio Cesar Souza, eis que pude narrar a história em específico dessa canção escalada ("Estratosfera"), no sentido de que ela tem um significado especial na minha percepção, haja vista que foi a primeira música que gravei como componente da banda, portanto, há uma lembrança ótima em torno dessa peça e que resulta em afeição que eu nutria pelo tema. "Estratosfera" foi ao ar entre 28 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.

Para fechar este relato, acrescento que o ano de 2024 representou para a nossa banda o marco do lançamento de um ótimo disco ao vivo, muita interação nas redes sociais, exposição midiática bem razoável e mesmo que a agenda não tenha sido das melhores e longe disso, aliás, eis que foram poucos, mas memoráveis os shows que tivemos.  

Embalados pela divertida enquete que nos assegurou o prêmio simbólico de melhor álbum do ano por uma webradio, esperamos entrar o ano de 2025 com a esperança de termos um novo tempo com muito mais alegrias!

Continua...