domingo, 13 de julho de 2025

Noite de autógrafos do Livro "Língua de Trapo" (a autobiografia de Luiz Domingues - volume II) - Instituto Cultural Bolívia Rock (ICBR) de São Paulo - 1º de março de 2025

Mais uma vez eu me vi em meio a um espetáculo musical de uma banda minha e simultaneamente a promover noite de autógrafos de um livro de minha autoria. E a repetir o ambiente de um local onde eu já havia promovido um evento nos mesmos moldes, anteriormente, no ano de 2023.

Desta feita, o show do qual participei foi com o Boca do Céu e a banda que esteve conosco, foi a Confraria Fusa, liderada por amigos de longa data, além do fato do meu amigo Carlinhos Machado, ser membro dos dois grupos.

Fora desse aspecto musical, por si só muito prazeroso, houve também um outro ponto em comum, a residir no fato de que o guitarrista da Confraria Fusa era também escritor e a estar a lançar um novo livro de sua autoria, portanto, foi uma oportunidade excelente para ambos.

Mais um ponto em comum, eu (Luiz) era colaborador do site "Palavras & Sons" de Paulo Sá, há bastante tempo, portanto, a nossa amizade extrapolava as fronteiras da música a se confundir também com a literatura e outros aspectos culturais pelos quais nutrimos apreço, caso do cinema, por exemplo.

Paulo Sá estava a lançar o seu último livro, "O Plástico Retangular Amarelo", um romance policial ao estilo "noir" e eu a lançar o volume II da minha autobiografia, o livro "Língua de Trapo".

É claro, aproveitei para também autografar o meu livro anterior, o volume I da minha autobiografia, "Boca do Céu" e certamente que levei comigo os livros anteriores para compor a mesa e culminou que vendi alguns exemplares e a grafar dedicatórias, por conseguinte, dessas peças, igualmente.  

              Livro "O Plástico Retangular Amarelo" de Paulo Sá

O dia escolhido para tal finalidade não foi dos mais felizes, no entanto, para conciliar os shows e o lançamento dos livros, foi o melhor acerto possível aceitar a data do sábado de carnaval, dia 1º de março de 2025.

E assim, mesmo com uma frequência bem aquém do que esperávamos, considerei a noite de autógrafos muito positiva.

Eu (Luiz Domingues) e o meu amigo, Paulo Sá, os dois autores prontos para receber os seus leitores. Click, acervo e cortesia: Ana Cristina Domingues
A autografar um exemplar do meu livro anterior, "Boca do Céu". Acervo e cortesia: Cátia Cristina/ICBR. Click: Weber Japoneis 

Recebemos os leitores com direito a boas conversas e o fenômeno de um autor motivar seus leitores a comprar exemplares do outro autor, se fez presente, portanto, foi uma prática automática, não combinada mediante nenhuma estratégia previamente combinada entre nós como ação de marketing, mas simplesmente aconteceu de forma espontânea.

Leitora de Paulo Sá, Mary adquiriu um exemplar do meu livro, Boca do Céu. Acervo e cortesia: Cátia Cristina/ICBR. Click: Weber Japoneis

Gostamos tanto da experiência de compartilhar os respectivos lançamento de nossos livros que eu e Paulo Sá começamos a planejar a partir daí em diante, outras ações nesse sentido.

Wagner Cremonese que havia prestigiado o lançamento do livro "Boca do Céu em setembro de 2024, fez questão de ir buscar o seu exemplar do volume II, o livro "Língua de Trapo". Acervo e cortesia: Cátia Cristina/ICBR. Click: Weber Japoneis
O grande fotógrafo Marcos Kishi, é meu amigo há muitos anos. Fã incondicional do Língua de Trapo, me viu a atuar na formação dessa banda nos idos de 1984. E assim, fiquei muito feliz por grafar uma dedicatória no seu exemplar do livro: "Língua de Trapo". Acervo e cortesia: Cátia Cristina. Click: Weber Japoneis

Muitas histórias contidas no livro foram repercutidas nessa noite, de uma maneira bem informal a despertar a curiosidade, boas lembranças e risadas das passagens engraçadas inerentes à minha vivência pessoal por ter sido componente dessa banda. 

O simpático casal, Flavia Oliveira (com o livro "Língua de Trapo em mãos) e Adilson Oliveira (com o exemplar do livro "Boca do Céu"), prestigiaram a minha noite de autógrafos com enorme entusiasmo e simpatia. Acervo e cortesia: Cátia Cristina/ICBR. Click: Weber Japoneis

As capas dos meus livros autobiográficos lançados nessa noite. O Volume II (Língua de  Trapo), foi o principal protagonista dessa noite, porém, o volume I também recebeu a boa atenção dos leitores.

E é claro que assuntos gerais sobre a minha carreira surgiram nessa noite, quando por exemplo, o ativista cultural e colecionador, Raphael Rodrigues, do excelente site "Nas Vertentes", levou consigo uma cópia do LP "Canto Livre" do cantor de MPB, Leandro, trabalho esse que contém uma fixa que eu gravei como músico convidado, no longínquo ano de 1980. Com essa surpresa que provocou-me, ele já antecipou um dos capítulos do volume III da minha autobiografia, que curiosamente já estava no prelo nessa mesma época, o livro "Trabalhos avulsos".

Raphael Rodrigues do site "Nas Vertentes" a surpreender-me com uma cópia do álbum "Canto Livre", do cantor de MPB, Leandro, no qual gravei uma faixa em 1980. Acervo e cortesia: Cátia Cristina/ICBR. Click: Weber Japoneis

E com muito prazer, eu lhe grafei uma dedicatória no seu exemplar do livro "Língua de Trapo". Acervo e cortesia: Cátia Cristina/ICBR. Click: Weber Japoneis

Shows bacanas, prazeroso contato com leitores mediante ótimas conversas travadas a respeito da minha carreira musical, objeto dos meus livros autobiográficos, tudo foi agradável, apesar da data inglória que impossibilitou a presença de mais pessoas, portanto, avaliei que mesmo assim, foi extremamente positivo o evento.

Meus queridos amigos e companheiros de bandas, Carlinhos Machado (Os Kurandeiros e Boca do Céu) e Osvaldo Vicino (Boca do Céu), prestigiaram a noite de autógrafos, minha e de Paulo Sá. 
Acervo e cortesia: Cátia Cristina. Clicks: Weber Japoneis

Com o livro autobiográfico no seu volume III em plena construção, a perspectiva de uma nova noite de autógrafos ficou praticamente certa para acontecer em breve. 

Com o meu querido amigo e colega de instrumento, Paulo Krüeger, que adquiriu os dois primeiros volumes da minha autobiografia. Caervo e cortesia: Cátia Cristina/ICBR. Click: Weber Japoneis

E assim foi em 1º de março de 2025, nas dependências do Instituto Cultural Bolívia Rock de São Paulo, a noite de autógrafos do livro "Língua de Trapo" (a autobiografia de Luiz Domingues - volume II). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário