sábado, 9 de maio de 2020

Discernimento - Por Telma Jábali Barretto


Dizia um ditado antigo, muito usado pelos também mais idosos desde então: “separar o joio do trigo”, que de forma mais simples que essa palavra grandona teria um sentido bem similar... Exercício bem difícil e cada vez mais necessário, possivelmente, trabalho sério a lapidação compulsória aguarda-nos a partir dessa bem-vindíssima explosão de comunicação, já vindo em curso há tempos, mais evidente agora... Como não saber escolher, decidir ao menos para autocondução diante de tudo que nos chega pelos sentidos básicos de informações que poderão ou não... ser estimuladas para melhoria, crescimento e desenvolvimento humano. Que espécie de critério alimentamos, com quanto de isenção de ânimos, guiados por que forma de instintos, faros: os viscerais de sobrevivência ou... já conseguimos acessar patamares além destes, sutilizando percepções, carregando chamados mais equânimes, olhando para a Vida além vida... 

Quais fomes precisam ser aplacadas dentro de cada um de nós!? ... Sabemos e entendemos que essa mais objetiva que faz perecer corpos físicos levando-os a inanição e até a morte (e dolorido saber que existam!!!...). Talvez tenham sua raiz profunda, ancestral, sabe-se lá?!... adormecida debaixo do mesmo instinto animal movido pela agressão e defesa, essa que, mesmo entre animais ditos irracionais, obedecem uma certa evolução entre aqueles que defendam a própria, simplesmente, aqueles que já pensam na prole e linhagem próxima e... aqueles que avançam pensando mais que estas, já incluindo contextos mais amplos, dando margem a irem mais que pessoal, individual ou nutridor não somente da história que somos parte integrantes (DNA, conceito aceitos ou percepções diferentes...), mas enxergando e já computando o outro, alteridade! 

Começa a surgir, então, sentimento abrangendo fraternidade, rompendo o ciclo de competitividade, primeiros lampejos de cooperativismo trazendo abertura para perceber a teia de conexões da unidade que somos parte! Quanto conforto podemos ter com algo usufruído sós, com próximos queridos, satisfazendo... quanto produtor da fluidez entre meu/seu......entrar/sair, nutrir/ser nutrido que é corrente natural da Vida, talvez pouca observada...mas, que Inexorável, vem e vai, seguindo seu perene fluxo de oferecer e recolher, nada discriminando ou elegendo, permanecendo justa, eterna e solene em Sua Plenitude abundante, não premiando ou punindo, trazendo permanente harmonia àqueles que se servem de seu banquete, tendo aprendido a perceber Sua Exuberância sempre disposta, inspirando a todos a seguir, oferecendo seus links, endereços, caminhos e atalhos através daqueles aprendizes atentos para quem Suas Leis já vieram sendo desvendadas, reconhecidas e respeitadas para, assim, experimentarem dessa Unidade Fonte! 

Que nossos sentidos sejam purificados... clareando o pensar criando o atuar que possibilite viver mais consciente, iluminado por Verdades Maiores e possamos florescer, cada num de nós contribuindo, oferecendo, cooperando nessa ciranda mágica do viver... Fraterno e sempre ... ... ... Na mas tê!





Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora para a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, a colunista Telma nos fala sobre a questão do discernimento, que vem a ser aquele ponto além, onde uma pessoa busca a visão mais aguçada de qualquer questão.



2 comentários:

  1. Boa tarde TELMA, muito pertinente esse texto, para o momento de escolhas que temos que fazer continuamente, mas nesse principalmente. Que consigamos escolher e evoluir como seres humanos capazes de discernir.

    ResponderExcluir
  2. Exercício contínuo...que, agora, estamos atentos a quanto importam! Que essa atenção apurada permaneça conosco...deixando sua marca de assimilação!
    Gratidão pela leitura e comentário! Abraço aí...

    ResponderExcluir