quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 160 - Por Luiz Domingues

A próxima atividade midiática da banda foi promover o lançamento da música: "Noite de Sábado" para anunciar a chegada do CD "Cidade Fantasma", através das ondas da Webradio Crazy Rock, por iniciativa de um de seus mandatários, o radialista Julio Cesar Souza. Tal iniciativa foi realizada em meio ao programa, "Só Brasuca", com sete edições, de 20 a 26 de novembro de 2021.

A seguir, nós fomos nos apresentar em mais um festival ao ar livre, desta feita promovido em um cruzamento de ruas do bairro das Perdizes, na zona oeste de São Paulo. Já havíamos nos apresentado muitas vezes em bairros vizinhos, tais como Vila Pompeia, Vila Romana e Lapa, além da Vila Leopoldina, este bairro da zona oeste, não tão perto assim, entretanto, no super tradicional bairro das Perdizes, ao menos na formação da qual eu fiz/faço parte, nunca ocorrera e foi uma oportunidade interessante.

Carlinhos Machado em ação e a posar para a lente da câmera. Kim Kehl & Os Kurandeiros na 2ª Feira de Artes e Cultura das Perdizes em São Paulo. 28 de novembro de 2021. Click, acervo e cortesia: Léo Cabrera

Com a formação de sexteto, a banda foi se apresentar com o som bem encorpado e certamente que isso amenizou a precariedade do equipamento oferecido pela feira, que infelizmente não esteve à altura do evento e prejudicou demais todos os artistas que ali se apresentaram ao longo da tarde e parte da noite, incluso a nossa banda. Independente disso, demos o recado, ao tocarmos ipsis litteris o repertório que havíamos apresentado na "live" que fizéramos um mês antes, durante a realização do Dellaz Fest e foi um prazer tocar, apesar do equipamento ruim, para um público que demonstrou estar ávido pela volta dos shows ao vivo e era muito compreensível esse sentimento após dois anos de pandemia e inúmeras restrições.

"Cocada Preta" (Kim Kehl), ao vivo na 2ª Feira de Artes e Cultura das Perdizes em São Paulo. 28 de novembro de 2021. Filmagem e cortesia: José Eduardo Rendeiro

Eis o Link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=yvRhU4F-R2o

Logo a seguir, a banda liberou para a degustação total dos apreciadores do trabalho, o promo da música: "Noite de Sábado" disponibilizado através da plataforma do YouTube. Dessa forma, aproveitamos o fato de que essa canção em específico já havia sido usada como "música de trabalho", exatamente dentro do esforço de divulgação em pleno andamento, inclusive com dois lançamentos oficiais através de Webradios.

Dessa maneira, com uma produção bem simples, mediante uma ilustração usada de um banco de dados da internet, eis que a imagem fantasia de um desenho a representar uma bela garota sentada sobre uma moto serviu ao propósito, mesmo sendo um clichê e tanto, eu reconheço, usar tal mote, no entanto, ele se encaixara perfeitamente com o mote da canção.

Eis acima o "promo" da música "Noite de Sábado" que representou o CD "Cidade Fantasma" nessa fase inicial de divulgação do trabalho.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=8UpQmsXIU8g

E acima, eis um compacto da apresentação de Kim Kehl & Os Kurandeiros na 2ª Feira de Artes e Cultura das Perdizes em São Paulo. 28 de novembro de 2021. Filmagem e cortesia: Léo Cabrera

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=cLW1LxJ5nX8

Em 2 de dezembro de 2021, eu participei de uma entrevista para o programa: "Compartilhando Trampo de Amigo", apresentado pelo músico e ativista cultural, Ozi Garofalo. Essa foi uma entrevista mais focada na minha persona para falar sobre a minha carreira em geral, livros lançados e aspectos gerais do campo da cultura, porém, é claro que a pauta do momento para a nossa banda foi o lançamento do CD Cidade Fantasma e evidentemente que o apresentador me deixou à vontade para falar sobre o advento desse novo disco d'Os Kurandeiros

Em 7 de dezembro de 2021, o músico, catedrático e ativista cultural, Fernando Tavares, fez a divulgação de lançamento do nosso CD Cidade Fantasma através do seu programa radiofônico, "MKK Bass Sessions", através das ondas da Webradio MKK e claro que ficamos felizes por termos mais exposição em uma emissora a mais e assim comemoramos. 

Já no avançar do mês, ficamos a saber que perspectivas boas estavam a surgir para os meses de janeiro e fevereiro do ano vindouro, o que nos deu um alento de que a pandemia que nos assolara fortemente nos anos de 2020 e 2021, poderia enfim ser erradicada. Ora, é claro que eu tive a consciência de que não haveria de ser uma tarefa assim tão fácil. Variantes do coronavírus se espalhavam sob uma velocidade estonteante. 

Contudo, pensei eu nessa época que apesar dos esforços em prol do negacionismo a se mostrarem propositais no sentido de desorientar da pior maneira possível os incautos e assim a atrapalhar o processo de contenção da doença, o efeito das vacinas então já disponibilizadas e com uma boa parcela da população ainda a não cometer a insana medida de relaxar nos cuidados básicos, haveria de surtir um bom efeito, não o definitivo como queríamos, mas pelo menos a redundar em um esforço que fosse o suficiente para não deixar se agravar ainda mais a situação.

Na antevéspera de Natal, soubemos de mais uma ação midiática positiva em nosso favor, quando foi anunciada a nossa indicação para a seção de lançamentos do site "Dica do Rock", a destacar o CD Cidade Fantasma. Que ótimo, ficamos honrados, naturalmente.

Eis o link para acessar tal matéria:

https://dicadorock.wordpress.com/2021/12/23/drops45dica-do-rock-23-12-21/

A música "A Noite Inteira" também fez parte do programa "Rock do Povo", em sua edição de 25 de dezembro, com repetição nos dias 26, 30 e 31.

Eis o link da emissora:

https://rockinlove.com.br/

E como última ação do ano de 2021, eis que Os Kurandeiros foram convidados a participar de uma programação especial de "Reveillon" promovido pela Webradio Orra Meu. Marcado para os dias 30 e 31 de dezembro de 2021. Kim Kehl foi designado para representar a nossa banda, e na ocasião, foi executada a música: "Noite de Sábado" para repercutir o novo álbum que lançáramos, certamente.

Curiosamente, eu (Luiz Domingues) também fui convidado para participar do mesmo programa, todavia, sob um pedido da emissora, para representar A Chave do Sol, a minha querida banda no decorrer dos anos oitenta.

E assim, fechamos o ano de 2021 e cabe uma pequena análise final como balanço das nossas atividades e desenvolvimento de trajetória geral da nossa banda nesse ano difícil para o planeta Terra.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário