quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 170 - Por Luiz Domingues

E chegou o dia de participarmos então de mais uma Feira da Vila Pompeia. De fato, a nossa banda já mantinha nessa altura dos acontecimentos, um número muito expressivo de participações nessa que é uma das mais famosas Feiras de bairro da cidade de São Paulo. 

Bem antes da minha entrada na formação, Os Kurandeiros já tinham participado de inúmeras edições e depois que eu ingressei na banda, outras tantas seguiram e inclusive com muitas participações análogas em feiras de menor porte, derivadas, feitas em outras épocas do ano no mesmo bairro e nos bairros vizinhos inclusive, e também organizados pela mesma produtora ligada à associação de moradores do bairro.

Todavia, esta 34ª edição teve um apelo todo especial, por conta da fase difícil que enfrentamos nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia decorrente do alastramento do dito "Coranavírus" ou "Covid-19" que nos assolara. Na verdade, em maio de 2022, apesar do esmorecimento assinalado pela vacinação em massa, a verdade foi que a pandemia não estava erradicada inteiramente de uma forma segura, mas se tornara nítida a vontade imensa da parte das pessoas de poder voltar a ativar a vida social e cultural e assim, tal expectativa se mostrou muito proeminente.

É verdade que no anos de 2021, houveram versões reduzidas desse tipo de festividade ao ar livre, mas a grande Feira de maio, aquela que tradicionalmente movimentava regularmente centenas de expositores e atividades musicais com mais de cinco palcos montados em diversos pontos, simultaneamente, e que na média atraía todo ano, cerca de cento e cinquenta mil pessoas para o evento, não ocorrera em 2020 e 2021, portanto, as pessoas estavam sequiosas por ela.

Por uma feliz coincidência, eu (Luiz Domingues) e Carlinhos Machado havíamos sido convidados para tocarmos na banda do nosso amigo em comum, Lincoln Baraccat, o simpático grupo, "Uncle & Friends", com apresentação marcada para o mesmo evento, portanto, foi um alívio sabermos que o diretor do palco, o guitarrista superb, Luiz Carlini, havia programado tal banda no cronograma, exatamente antes da apresentação d'Os Kurandeiros, ou seja, eu e Carlinhos nos apresentamos com tal banda e ficamos prontos para seguir com Os Kurandeiros, com os nossos respectivos "set ups" preparados para tal ação posterior.

Dessa forma, foi um conforto e tanto para nós dois em específico. Além do mais, a condução do Carlini na direção do palco Rock da Rua Caraíbas, revelara-se exemplar. Sabiamente, ele programara menos bandas para atuarem e assim foi possível proporcionar que cada artista pudesse tocar o seu "set list" completo, com tempo para arrumar o seu "set up" e sem nenhum atropelo para desmontar e abrir espaço para os próximos ocupantes do palco.

E conforme havíamos notado na apresentação do "Uncle & Friends", o som no palco estava muito bom e a pressão exercida no PA para o público, estava forte e com mixagem bastante satisfatória.

Kim Kehl & Os Kurandeiros na 34ª Feira da Vila Pompeia de São Paulo. 15 de maio de 2022. Click, acervo e cortesia: Lara Pap

Subimos ao palco enfim, e que desta feita fora montado quase na esquina com a Rua Padre Chico, isto é, para quem conhece o bairro da Vila Pompeia, a ter do lado direito uma padaria de grande porte e do lado esquerdo, o muro ricamente grafitado do colégio estadual "Miss Browne".

Já estava quase inteiramente escuro o céu, no avançar das 18 horas e nós tocamos com uma receptividade enorme das pessoas que vibraram do começo ao final da nossa apresentação.

Kim Kehl & Os Kurandeiros na 34ª Feira da Vila Pompeia de São Paulo. 15 de maio de 2022. Click, acervo e cortesia: Lara Pap 

Apresentamos o nosso show regular, a respeitar o setlist completo com muita tranquilidade e mais do que isso, com grande empolgação popular a nos dar a devida energia, aquela sinergia mágica que todo artista quando a recebe nessa intensidade, tende a melhorar e muito a sua performance. Em suma, show de Rock como nos velhos tempos, movido a uma incrível sintonia.

Kim Kehl & Os Kurandeiros na 34ª Feira da Vila Pompeia de São Paulo. 15 de maio de 2022. Click, acervo e cortesia: Lara Pap

Nesses termos, foi muito prazeroso termos participado dessa 34ª edição da Feira da Vila Pompeia, em 15 de maio de 2022, em que tudo deu certo, da camaradagem à produção caprichada, a se destacar também o bom trato que tivemos do pessoal técnico de apoio, além do som bem organizado e sobretudo pela reação do público, super efusiva e claro, igualmente pela oportunidade de revermos tantos amigos nos bastidores do evento, uma praxe também em meio à essas feiras de bairro, e principalmente na Vila Pompeia que mantinha uma tradição gigantesca de comprometimento com o Rock, fenômeno observado desde os anos 1960, como consta nos anais do Rock brasileiro.

Trecho da música "O Filho do Vodu" executada pelos Kurandeiros no decorrer da 34ª Feira de Artes da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Lara Pap

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=R-O-psuYyBY

Trecho da música "Viagem Muito Louca". Os Kurandeiros ao vivo na Feira da Pompeia. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Lara Pap

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Z1wvEok4M_U

Trecho da música: "Cidade Fantasma" com Os Kurandeiros ao vivo na Feira da Vila Pompeia. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: José Eduardo Rendeiro.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=BoKxXtlpIeA

"Cocada Preta" - Os Kurandeiros ao vivo na Feira da Vila Pompeia. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: José Eduardo Rendeiro.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=9_9eTuKBhAI

Na semana subsequente, tivemos uma nova apresentação marcada e desta feita para o ambiente de um bom teatro, com boa infraestrutura para nos apresentarmos.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário