sábado, 10 de junho de 2023

Presente - Por Telma Jábali Barretto

Presente, agora e ... oportunidade! Palavras, textos e ditados que, mesmo ditas sempre, corriqueiras do linguajar, muitas vezes, caem, ecoam e ainda que familiares e bastante comuns, são de verdade pouca ouvidas e valorizadas pela maioria de nós. Ouvimos e não escutamos, reconhecemos mas não ‘conhecemos’, não sabemos aquilo que de fato exprimem ou... deixamos numa espécie molho, conserva, estranho marasmo de já sendo ‘familiares’ e aquilo que mais convida, mais e muito mais atualmente, são as novidades ou o vir a ser, que mora no depois aguardado, num ‘futuro feliz’ que passamos impunes, a margem de cada agora. Existem e sim! falas de apologia ao viver num agora enaltecido que, muitas vezes vem recheado folclores, alusões também fugidias e pouco apoiadas. 

Claro que esse nosso entender pode ser contraposto e por vários caminhos mas e sim... de nossa perspectiva temos algum motivo para assim pensar, assim e igual, sabemos, imaginamos, para que os demais e suas argumentações. Muitas são as ansiedades, expectativas, anseios e empenhos que tiram sono, levam as terapias, medicação, pré ocupação e mais uma infinidade de fatos constatáveis, geradores de nossas convivências em meio a essas nossas e demais realidades que estamos mergulhados e cercados. 

Nosso também olhar teima em reconhecer nesse jogo que submersos vivemos que há algo interessante de analisar, perceber, sentir movendo essa maneira apreensiva de estarmos com o não desperdiçar oportunidades, acontecimentos que, quase sempre beiram a uma estranha urgência, um tipo de perdeu, passou, deixar escapar e não confiar que a mágica da vida permanece atenta, alerta e traz com incrível prontidão, num vai e vem de maré onde lição não aprendida, certamente, volta, volta, volta e volta... até que tenhamos dessa ou daquela forma absorvida a matéria por ela proposta, ainda que vista com outra e as mais inusitadas formas de fazer sua didática infalível conosco. 

Temos uma interessante arrogância de comando que, também e aí, gostamos de refletir, buscar interpretar e decodificar essas linguagens de aprendizado a que estamos submetidos, quer saibamos ou não...?!... que constatando que crescemos em pensar e analisar, buscar dirigir e conduzir nossa novela e como não perceber patamares novos de consciência, auto- com- ciência acessando e ainda tomando posse desse igual alcance vivemos margeando entre o quanto já podemos e... o quanto ainda nos falta conhecer, entender, vislumbrar nessa sempre surpreendente, criativa e convidativa magia do existir entre o micro e macrocosmo, o aprender, apreender e ser apreendido, entre ser aluno e mestre, ser submetido e submeter, entre a humildade e o poder, entre o ser finito e Eterno num perene vir a ser e... Agora, presente, PRESENTE!!! Seguimos e... em curso!


Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora para a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário