sexta-feira, 30 de junho de 2023

Autobiografia na música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 190 - Por Luiz Domingues

A banda em plena ação! Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Show perfeito em um local excelente, que nos proporcionou as melhores condições para uma banda de Rock executar bem o seu trabalho, noite de autógrafos de meus livros como uma atração paralela e uma enxurrada de amigos que foram nos prestigiar. Em suma, foi uma noite completa e que de certa forma nos compensou pelo ano de 2020, no qual ficamos completamente alijados de sequer nos encontrarmos, mesmo que tenhamos gravado um disco em 2021, e feito dali em diante, alguns shows ao ar livre e uma sessão de show ao vivo. E nem que a base da nossa banda houvesse feito alguns shows para suprir a agenda do cantor, Edy Star, nesse ínterim, ainda assim, esse show no Instituto Cultural Bolívia Rock, representou para nós algo que não tínhamos em sua integralidade, desde 2019, ou seja, uma apresentação em ambiente fechado, com público presente. 

Momentos do show d'Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Click, acervo e cortesia: Dalam Junior

Tivemos momentos inspirados, como por exemplo a dinâmica muito boa para executar o tema: "Cidade Fantasma", uma peça ao estilo do Jazz'n'Blues com delicada tessitura no seu arranjo e portanto, difícil para ser tocado com delicadeza em meio a um show de Rock de alta voltagem e também por se levar em conta que estávamos com a formação máxima no palco, e como sexteto, a banda soa muito encorpada, tornando a tarefa de se estabelecer dinâmica, algo mais difícil em tese.  

A banda em panorâmica pela perspectiva do mezanino. Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Click, acervo e cortesia: Áureo Alessandri

Outro momento memorável foi com a execução de "Viagem Muito Louca", quando o Kim citou a inspiração que teve para compô-la ao homenagear o amigo, Ciro Pessoa, que partiu deste planeta em 2020, vitimado pela pandemia. Entre nós que emprestamos um pedaço d'Os Kurandeiros para compor a sua banda de apoio, "Nu Descendo a Escada" nos idos de 2011 a 2016, certamente gerou reflexão e emoção.

Mais alguns momentos registrados do show. Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Click, acervo e cortesia: Isidoro Hofacker Junior

"São Paulo (vai sobreviver)" é uma música que também fez alusão à questão do sofrimento gerado pela pandemia. De fato, é um canto de esperança em prol da vida e musicalmente como eu já expliquei muitas vezes ao logo de capítulos anteriores, sai um pouco do espectro do Rock'n' Roll e do Blues mais clássico, a se mostrar Pop na sua formulação como composição e também pelo arranjo, portanto, mesmo não sendo exatamente difícil para ser apresentada ao vivo, requer certo cuidado da banda para não soar "quadrada" e pelo contrário, emitir balanço. E assim ela soou para o público, nessa medida correta que a canção propõe em sua concepção natural.

Os Kurandeiros  capturados em fotos desse grande show. Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Um momento que eu também gostei bastante foi quando houve um momento de improviso alongado no mapa da canção: "Faz Frio", para que o nosso tecladista, Nelson Ferraresso fizesse um solo de piano elétrico. Nesse instante, sob o timbre de um piano Fender Rhodes, o solo que ele fez foi bem inspirado e mais uma vez sob uma dinâmica exemplar da parte dos demais músicos, eu incluso, ou seja, ficou muito bonito com tal realce. 

Mais registros do show. Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Click, acervo e cortesia:  ICBR/Catia Bolívia. Click: Alexandre Chagas

Após executarmos todo o set list, que foi longo em sua constituição, ainda tivemos a felicidade de contar com o apoio do público a pedir mais de nossa parte, de uma forma muito entusiasmada e assim, o "bis" foi prolongado igualmente, e aí, sem que os colegas soubessem do ocorrido comigo, particularmente, eu me senti muito cansado. 

Tal sensação bastante fora do meu padrão habitual até então, na verdade já houvera ocorrido um mês antes quando eu fizera uma apresentação com o Caio Durazzo Trio, a substituir o seu baixista da formação. No capítulo correspondente a esse relato (catalogado em meio aos meus "trabalhos avulsos"), eu me sentira muito debilitado da primeira para a segunda entrada desse espetáculo. E agora, em um show d'Os Kurandeiros, aguentei bem o show completo e longo por sinal, mas nas últimas músicas do "bis", senti o impacto, com um pouco de fraqueza generalizada. Enfim, quando cheguei ao camarim, demorei um pouco mais que o habitual para guardar o meu set e me colocar à disposição dos amigos e fãs que nos procuraram e ainda com a agravante que eu voltaria à mesa da minha noite de autógrafos para arrematar mais dedicatórias aos leitores que eu não conseguira atender anteriormente.

Eu, Luiz Domingues, em destaque. Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Click, acervo e cortesia: ICBR/Catia Bolívia. Click: Alexandre Chagas

Eu estava prestes a completar 63 anos de idade nessa ocasião, o que não era uma idade extremamente avançada, convenhamos. Mick Jagger, Paul McCartney e Roger Daltrey, entre outros Rockers, estavam em plena idade octogenária na mesma época, e a cumprir extensas turnês internacionais, a rodar o planeta, literalmente, e em muito melhor forma física do que eu. E apesar de eu ter tido o trunfo de nunca ter fumado, jamais ter consumido álcool e não ter hábitos "desregrados", incluso por haver mantido durante a vida inteira até esse ponto, uma alimentação saudável, talvez por outro lado, a vida sedentária, estimulada atrás de uma tela de computador por horas a fio, por conta do meu lado como "escritor", tenha contribuído para que o organismo tenha se desgastado mais do que músicos que eram vinte (ou mais que isso), anos mais velhos do que eu. 

Além do mais, fazia anos que eu não tinha uma rotina de shows em constância e isso faz falta, o organismo se acostuma com essa repetição sistemática de um show em cada cidade a cada noite, intercalado com poucas horas de sono e até pelo sono mal resolvido dentro de uma "van" ou ônibus a balançar na estrada e nem mesmo o uso de uma avião mais confortável, substitui a necessidade de se dormir bem em um colchão adequado. Para resumir, foi o segundo sinal de alerta que eu tive em 2023 e uma certeza: a se contornar ou não a situação, o fato é que mesmo que outros colegas tivessem um organismo melhor preparado para suportar a demanda, a idade estava a avançar para mim. Ou como dizia aquela bela canção dos Rolling Stones: "o tempo não espera por ninguém".

Eu, Luiz Domingues, em ação! Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Click, acervo e cortesia: ICBR/Catia Bolívia. Click: Alexandre Chagas

Passado esse momento de pequeno mal-estar e ainda bem, nesse instante eu pude ficar cinco minutos sozinho, pois os demais colegas já estavam a atender os fãs e amigos, eu enfim me recompus, guardei os meus apetrechos e voltei para o mezanino da casa, para dar prosseguimento à minha noite de autógrafos. Atendi mais alguns leitores e amigos e assim a noitada espetacular ocorrida no Instituto Cultural Bolívia Rock, foi encerrada com enorme satisfação de minha parte e de meus colegas. Fomos recebidos com muita hospitalidade pela proprietária da casa, a Catia Cristina "Bolívia" e seus apoiadores, portanto, ficamos muito felizes por tudo o que ocorreu naquela noite.

Mais registros do show. Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Click, acervo e cortesia:  Marcos Viana "Pinguim"

"Noite de Sábado" (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: desconhecido

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=J7QLPn6Gv6I

"A Galera quer Rock" (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Lara Pap

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=sfUPm4irMbA

"Maria Maluca" (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Lara Pap

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=lY4Ru3-4siU

"São Paulo (vai sobreviver)" - (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Ana Cristina Domingues. 

Eis o link para ver no YouTube: 

https://www.youtube.com/watch?v=Ryc-Zw_ULoA 

"Noite de Sábado" (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Lara Pap

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fLcn5RUnyaQ

"Cocada Preta" (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Ana Cristina Domingues

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ORScoLXOUrE

"Cidade Fantasma" (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Ana Cristina Domingues

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=JFCjWnf6btA

"Maria Maluca" (trecho) (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Osvaldo Vicino

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fMbGThp3c0U

"A Noite Inteira" (trecho) (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=XNogealti2k

"Noite de sábado" (trecho) (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Osvaldo Vicino

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=A0fYoHp4ruQ

"Cocada Preta" (trecho) (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Exgz1zmUGUw

"Noite de sábado" (trecho) (Kim Kehl) - Os Kurandeiros no ICBR de São Paulo. 6 de maio de 2023. Filmagem: Lara Pap

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=DUZp_fEt2mI

Falta falar um pouco sobre os bastidores, haja vista que sobre a noite de autógrafos de meus livros, eu tenho um relato a parte para comentar com os meus leitores.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário