sábado, 24 de fevereiro de 2024

Autobiografia na música - Patrulha do Espaço - Capítulo 352 - Por Luiz Domingues

Exatamente como eu sempre saliento quando encerro um capítulo inédito sobre a Patrulha do Espaço, em decorrência de um fato novo que surge, esta, entre todas as minhas ex-bandas de carreira, é uma das, senão a maior propagadora de novidades adicionais, tamanho é o seu poder de resgatar de uma forma muito natural, material raro produzido por suas muitas formações e a nossa, a dita "chronophágica" não foge a essa boa regra.

Se em 2023 eu repercuti o lançamento do luxuoso álbum ao vivo gravado nos idos de 2018, como a última ocorrência a ver com a minha formação, eu sabia de antemão que a priori, havia muito mais material coletado com gravações de shows cumpridos entre 2018 e 2019, para ser aproveitado e nesses termos, eu não descartaria o lançamento de mais um disco ao vivo, ou no mínimo, que essa produção que foi extensa e mediante ótima qualidade de áudio, suscitasse muitas músicas lançadas sob o caráter "ao vivo" com possibilidade de serem inseridas em coletâneas ou como faixas bônus de eventuais discos de estúdio gravados pela atual formação da banda. 

No entanto, eis que por volta de setembro de 2023, fui procurado pelos meus amigos, Rolando Castello Junior e Marcello Schevano, que me consultaram sobre a possibilidade de eu lhes fornecer material em geral, fotos sobretudo, dos bastidores da gravação do CD ".ComPacto" cujas sessões de gravação ocorreram em 2001.

Infelizmente, o material sobre essa produção é extremamente escasso e o pouco que temos é exatamente o que está publicado no meu Blog 3, ou seja, com tal veículo a se tratar do museu virtual da minha carreira musical. Bem, a despeito desse parco material possível, é claro que os atendi prontamente. 

Em princípio, eles não esclareceram nada a respeito de sua busca específica por tal material, no entanto, nem foi necessário, pois ficou claro para mim, que havia a intenção de preparar uma remixagem e remasterização da obra, e possivelmente mediante uma embalagem luxuosa, para relançá-lo possivelmente em 2024.

Passado mais um tempo, eis que o Marcello conversou comigo e enviou-me uma vídeo curto a demonstrar que estava a trabalhar exatamente nessa tarefa, a bordo do seu estúdio de alto padrão, o Orra Meu.

Eis o vídeo citado acima, onde se vê a simpática e competente persona de Gustavo Barcellos, técnico muito gabaritado e que atuava há anos nos estúdios Orra Meu, a trabalhar no processo de remixagem e re-masterização do álbum ".ComPacto" da Patrulha do Espaço. Segundo semestre de 2023. Filmagem e cortesia: Marcello Schevano

Abaixo, está o link para assistir no YouTube, diretamente:

https://www.youtube.com/shorts/tB_QDZfBh-0

A me explicar melhor, ele contou-me que havia recuperado as fitas originais e sim, conforme eu narrei há muitos capítulos anteriores, esse foi o último álbum que a Patrulha do Espaço gravou da maneira tradicional antiga, ou seja, mediante padrão analógico. 

E assim, embora esse disco em específico tenha sido gravado sob circunstâncias dramáticas na época, a perspectiva de passar por uma boa tentativa de melhora, já me deixou animado. Claro, eu sabia que não dava para fazer nenhum milagre, pois a captura foi obtida com muitas dificuldades técnicas em 2001, no entanto, mediante a tecnologia avançada de vinte depois e ante um estúdio sofisticado como era o Orra Meu, além do amparo dos técnicos que ali atuavam, incluso o próprio Marcello, eu fiquei certo de que uma melhora substancial poderia ocorrer.

O certo mesmo seria entrar com a banda no estúdio, ali no Orra Meu e regravar tudo, mas ante o fato da nossa formação não existir mais desde 2004, a possibilidade de se agendar esforços nesse sentido seria bem difícil, entretanto, no mínimo, um banho de tecnologia atualizada ao sabor de 2023/2024, haveria de corrigir a timidez da potência sonora com a qual esse disco foi gravado e mixado entre em 2001 e 2002, para ter sido lançado em 2003.

Enfim, mexer nos timbres dos instrumentos propriamente ditos, da captura feita em 2001, não seria possível, mas imprimir compressão, passar por re-equalização e por outros paramétricos modernos possíveis na realidade de 2023, tais medidas haveriam de melhorar muito o padrão geral do disco.

Em suma, tomei como alvissareira a perspectiva, certamente.

Em janeiro de 2024, vi uma publicação do Rolando pelas redes sociais e soube que a produção já estava avançada, pois até capa nova e bem estilizada o disco já possuía e assim, uma pré-divulgação fora disparada. 

No âmbito privado, o Rolando conversou comigo e formulou-me o convite para que eu viesse a participar de um show oficial para esse relançamento, possivelmente a ser ocorrido em junho de 2024, com a formação chronophágica reunida novamente para tal ocasião. Claro que aceitei de bom grado o convite e assim, se abriu a perspectiva para mais um show da nossa formação e assim a esticar a minha história com essa banda, além do bom acontecimento do relançamento desse álbum.

Continua...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário