quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Autobiografia na música - A Chave do Sol - Capítulo 454 - Por Luiz Domingues

O ano começou bem para a nossa extinta banda, no aspecto da repercussão midiática espontânea e também no campo das manifestações de fãs e admiradores do trabalho. Nessa área, eu não tenho dúvida de que entre tantas bandas pelas quais eu atuei ao longo da minha trajetória na música, todas arregimentaram admiradores e constantemente recebem pelas redes sociais as mais variadas e carinhosas manifestações de apoio.

No entanto, certas bandas tem maior apelo nesse sentido e assim, eu cito A Chave do Sol como uma das, senão a banda que mais recebe tais acaloradas demonstrações. Que alegria é olhar em uma rede social e verificar sempre haver alguma menção de apreço por um trabalho que em tese não existe mais há longos trinta e sete anos, a contabilizar o final das atividades da banda a este instante no qual eu escrevi este trecho, ou seja, a compreender o período, 1987-2024.

O decantado show "reunião" que eu venho a comentar há tantos capítulos anteriores, ainda estava em gestação técnica e mesmo que nenhuma sinalização proposital tenha precipitado rumores a respeito, o fato foi que a banda mesmo a estar completamente inerte, movimentava atenção e carinho de seus muitos admiradores.

Por exemplo, em janeiro de 2024, fomos novamente escalados pela webradio Crazy Rock para constarmos de dois de seus programas dedicados ao Rock nacional: o "Só Brasuca" e o "Momento Só Brasuca" e ambos produzidos por pessoas diferentes na estrutura da emissora e segundo apurei, foi fruto de pura coincidência e não algo programado para fazer parte de uma 'blitzkrieg" proposital.

Ocorreu na edição 366 do programa "Só Brasuca" da Webradio Crazy Rock, a execução da música "Lírio de um Pantanal" d'A Chave do Sol. Semana de 20 a 26 de janeiro de 2026

E no programa "Momento Só Brasuca", a música: "A Woman Like You" tocou na edição 273, na mesma semana do outro programa, ou seja, entre 20 e 26 de janeiro de 2024

Que bom, pois assim tivemos uma dose dupla logo nesse início de ano, a se configurar um mês triste para a banda no sentido de que fora em janeiro de 2021 que nós perdemos o nosso cofundador e por muitos aspectos, o grande mentor da nossa banda, no sentido de haver criado a sua identidade primordial. 

Outro fato que despertou a minha atenção foi que "viralizou" através da Rede social Facebook, o vídeo d'A Chave do Sol a tocar a música "Anjo Rebelde", por ocasião da nossa sexta participação no programa "A Fábrica do Som" da TV Cultura de São Paulo, em junho de 1984. 

Ora, até aí tudo bem, como eu já disse anteriormente, havia sempre um admirador a propor vídeos nossos como publicação em grupos temáticos ou a esmo, através de seus respectivos perfis dessa, e de outras redes sociais, entretanto, desta feita a multiplicação que esse vídeo gerou em fevereiro de 2024, foi surpreendente. 

E a repercussão foi sensacional. Foram muitos os comentários carinhosos expressos através de diversas publicações feitas por pessoas que eu nem conhecia a denotar a viralização. Senti-me impelido a responder a maioria deles e muitas dessas pessoas adicionaram-me como amigos, de imediato, a estreitar relação de amizade, o que foi muito bom. 

Claro, em tempos de gente odiosa que expressava comentários desagradáveis por uma questão de princípios degradados por uma ação de hipnose coletiva, a destruir o seu poder cognitivo, houve a incidência de dois comentários negativos em meio a mais de duzentos. Um deles, inclusive, eu achei respeitoso, no sentido de que o rapaz viu o vídeo e a denotar ter conhecido a nossa banda apenas naquele instante com quarenta anos de defasagem, e elogiou o nosso instrumental, mas criticou a vocalização (ah, o nosso grande dilema vivido durante a nossa trajetória, o leitor que acompanha este relato desde o seu início, sabe bem desse fator). Respondi ao rapaz de uma forma cordial a lhe explicar rapidamente a questão e a reconhecer que salvo em breves momentos, quando tivemos bons vocalistas, o nosso padrão vocal era de fato o nosso ponto fraco. Paciência.

Já o outro rapaz foi muito mal-educado ao se expressar com um palavrão, assim, sem contextualizar melhor a sua opinião sobre o nosso trabalho, e então, o meu silêncio foi a melhor resposta. 

Todavia, as dezenas de comentários elogiosos e muitos deles a conter exemplificações de lembranças pessoais a edulcorar a nossa banda como partícipe de suas respectivas vivências, muito me comoveu. E isso sem contar com a questão do sucesso que a publicação fez, a movimentar muitas republicações.

Um desses rapazes que se manifestou nessas publicações, chamado: Eduardo Benzatti, mostrou-me via foto, a sua coleção de "bottoms" e entre eles, ele exortou-me a reparar no bottom d'A Chave do Sol que nós produzimos no anos de 1984, presente na foto, em excelente estado de conservação, a parecer que ele o comprara hoje em dia.

Em 10 de fevereiro de 2024, eu estive presente no programa "Rádio Matraca", exibido pela USP FM de São Paulo, para me apresentar com uma outra banda minha revivida, o Boca do Céu, mas pude falar bastante sobre A Chave do Sol e nessa ocasião, a nossa música "Luz", foi executada.

Eis o link para o podcast permanente dessa entrevista:

https://jornal.usp.br/radio-usp/sinopses/radio-matraca/

Já em 11 de fevereiro de 2024, a emissora Webradio "Run Music Run" exibiu uma reprise do programa "Classic Albuns", produção independente do ativista cultural, Julio Verdi, a destacar o nosso álbum "The Key", lançado em 1987.

E para coroar esse bom começo de ano para uma banda extinta há tantos anos, eis que fomos novamente escalados para a execução no programa "Só Brasuca" em sua edição de número 370, através da canção "A Chave é o Show". Ocorreu na semana de 17 a 23 de fevereiro de 2024.

Mais novidades viriam a seguir.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário