sábado, 8 de junho de 2024

Autobiografia na música - Patrulha do Espaço - Capítulo 354 - Por Luiz Domingues

Se a parte gráfica eu já havia constatado que ficarau um luxo mediante tal versão repaginada do CD ".ComPacto", doravante rebatizado como: "Compacto+/Maioridade", no quesito do áudio, eu escutei o disco dentro das minhas possibilidades caseiras prosaicas e certamente que levei em conta que os meus parâmetros possíveis eram muito modestos para poder ter uma audição à altura e consequente formação de opinião. Dentro dessa percepção pouco avantajada, cheguei à conclusão de que o esforço empreendido por Gustavo Barcellos e Marcello Schevano, se deu no sentido de inibir frequências graves e assim, melhorar a percepção auditiva dos médios e agudos, para se realçar os instrumentos harmônicos e as vozes, sobretudo.

Bem, eu não era técnico e ainda não sou, porém, sem de forma alguma querer me aventurar a tecer conjecturas de um assunto do qual pouco ou nada entendo, tenho em mente que ante um áudio tão prejudicado em sua origem, realmente não dava para operar nada muito diferente do que foi feito nesse esforço pós-moderno que eles exerceram.

Em suma, o pouco de som do baixo que havia na gravação original de 2001 (mas lançado em 2003), ficou nesta versão remixada e remasterizada, ainda mais obscurecido, ou seja, foi sacrificado em prol da melhoria de outros aspectos dessa gravação.

Falei isso ao Marcello, en passant, quando eles ainda trabalhavam nessa remixagem, e ele me perguntara discretamente o que eu estava a achar sobre tal esforço mediante um breve vídeo que me enviara do trabalho então em andamento e eu opinei sobre essa minha impressão, mas ele não confirmou, tampouco refutou a minha percepção superficial. Tudo bem, não fiquei chateado, pois sei o quanto essa gravação foi sofrida em 2001. 

Em meados de maio de 2024, eu pude fazer uma audição do CD em um estúdio profissional bem equipado, talvez não com o grau de sofisticação sonora do estúdio Orra Meu, mas com um padrão muito bom para uma audição e mesmo com os falantes woofer e subwoofer ali existentes e mediante o apoio de equalizadores de última geração, não mudou a minha impressão inicial caseira sobre a ausência quase que total da presença do baixo nas faixas, a confirmar que a linha de atuação nessa remixagem foi no sentido de se eliminar o excesso de frequências graves e assim, o baixo foi sacrificado.

De fato a gravação ganhou uma amplitude de frequências médias e agudas a garantir um ganho para as vozes, guitarras e teclados e um pouco mais de definição para a bateria, porém, para tal resultado, pagou-se um preço.

Bem, entendo perfeitamente as condições ruins com as quais lidamos em 2001 na captura primordial dessa gravação e os esforços que foram feitos para minimizar esse baixo rendimento técnico ao longo de 2002, mediante uma mixagem também bastante equivocada, para se lançar o disco em 2003 com tais deficiências muito claras para nós. E entendo o esforço de 2023/2024 para relançar o álbum com uma melhor condição sonora possível e por isso não reclamo, apesar de no meu caso em específico, não ter sido a melhor solução, muito pelo contrário.

Eis abaixo as faixas do disco para a audição do leitor:

1) "São Paulo City" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/T6r5Tw12oDE

2) "Louco um pouco zen" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid-Luiz Domingues-Rolando Castello Junior) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/Wj9-dyEEQEk 

3) "Sendas Astrais" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid-Luiz Domingues) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/qESyXGpdHDU

4) "Homem Carbono" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid-Luiz Domingues-Rolando Castello Junior) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/7Xhkem8jm0o

5) "Nem tudo é razão" (Rodrigo Hid) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/rYaU4io7vv8

6) "Terra de Minerais" (Marcello Schevano) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/zbGFr1pwNI0

7) "Tooginger" (Rolando Castello Junior) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/lrwbmf7DFsw 

8) "Sendo o tudo e o nada" (Faixa bônus) - (Marcello Schevano) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/Klp1f57mv9M

9) "Sendas Astrais" (versão alternativa) (Marcello Schevano-Rodrigo Hid-Luiz Domingues) - Faixa extraída do CD comemorativo "Compacto+/Maioridade", versão revista e aumentada do CD ".Compacto" - 2003-2024

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/wjjn1rf9VZ4

Em maio, eu recebi os primeiros comunicados sobre o show que faríamos no Sesc Belenzinho em junho. Pelo que a Marta Benévolo me falou inicialmente e depois confirmado pelo Marcello e também pelo Rolando, a atual formação da Patrulha começaria o show com uma compilação de músicas clássicas e algumas mais modernas e na parte final do show, a nossa formação chronophágica entraria em cena para tocar as músicas do CD ".ComPacto", ou melhor, a sua versão repaginada como "Compacto+/Maioridade" na sua íntegra.

Em junho, dois ensaios selariam essa nova oportunidade da nossa formação se reunir e tocar essas músicas que não tocávamos desde 2003 e algumas delas, que tocávamos antes mesmo de serem gravadas, em 2000 e 2001. Por esse aspecto, eu gostei muito dessa oportunidade de celebração.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário