quinta-feira, 13 de junho de 2024

Autobiografia na música - Patrulha do Espaço - Capítulo 355 - Por Luiz Domingues

Da esquerda para a direita, em pé: eu (Luiz Domingues), Marcello Schevano e Rolando Castello Junior. Sentado: Rodrigo Hid. Ensaio da Patrulha do Espaço em sua formação "chronophágica" no estúdio Orra Meu de São Paulo. 5 de junho de 2024. Click, acervo e cortesia: Marta Benévolo

No dia 4 de junho de 2024, a nossa formação chronophágica se reuniu nas dependências do estúdio Orra Meu e realizou o primeiro de dois ensaios a visar a preparação para o show marcado para o dia 7 do mesmo mês.

O combinado foi tocarmos as seis músicas do CD ".ComPacto", lançado em 2003, doravante rebatizado como: "Compacto+/Maioridade" na versão remixada e remasterizada, embalado por uma luxuosa concepção gráfica, rica em texto e fotos, além de conter faixas bônus, conforme eu já havia detalhado anteriormente. Fica a ressalva que a sétima faixa original desse trabalho, a se tratar de um tema instrumental só com a presença da bateria, mediante um curto mas belo solo ("Tooginger"), ficou de fora do show, por escolha do Rolando Castello Junior, mas pairou no ar a impressão de que no decorrer do show ele a tocaria de improviso.

Bem, foi um prazer reencontrar os companheiros, assim como o pessoal do estúdio e o meu velho amigo, Ricardo Schevano, que gentilmente me cedeu um de seus lindos baixos vintage para que eu ensaiasse com todo o conforto, sem me preocupar em ter que levar um baixo meu. Dessa forma, tive o prazer de tocar com o seu Rickenbacker preto, modelo 4001, de 1973, e o timbrei com toda a sua pompa e circunstância a obter um som de primeiríssima qualidade para ensaiar com muito prazer.

Passamos todas as músicas, e nos surpreendemos, pois não tocávamos essas músicas há mais de vinte anos e algumas delas, nem foram muito executadas na época em que a banda esteve reunida e muito, mas muito mesmo, afiada. Claro, todos fizemos a "lição de casa", ao preparar previamente cada um a sua parte, e isso colaborou para que a performance fosse acima da média esperada com tanta ferrugem acumulada. E logicamente que algumas arestas ficaram para ser aparadas no ensaio posterior, pois foram muitos detalhes a ser observados, principalmente nos temas mais progressivos, "Terra de Minerais" e "Sendas Astrais", ambas, peças longas e a seguir a cartilha do Prog-Rock clássico, ou seja, com muitas partes, convenções, mudanças de andamento, fórmulas de compasso diferentes e execução sofisticada de cada instrumentista em seus respectivos arranjos individuais.

Todavia, para um primeiro ensaio, foi muito bom o desempenho, nos tranquilizando em relação ao segundo ensaio que tínhamos marcado. Não fotografamos e filmamos o primeiro ensaio, mas a querida amiga Marta Benévolo, vocalista da formação atual e aliás, há muitos anos da nossa banda, registrou o ensaio do dia seguinte, uma terça-feira, dia 5 de junho e de fato, apuramos mais o desempenho.

No sentido horário: Rolando Castello Junior na bateria, Marcello Schevano nos teclados (com Ricardo Schevano na sala técnica ao fundo a operar a mesa do PA, Rodrigo Hid na guitarra e eu (Luiz Domingues, no baixo. Ensaio da Patrulha do Espaço no estúdio Orra Meu de São Paulo. 4 de junho de 2024. Click, acervo e cortesia: Marta Benévolo

No dia seguinte, 4 de junho, melhoramos bastante a performance coletiva em torno das músicas: "Terra de Minerais" e "Sendas Astrais". "Louco um pouco zen", um Acid-Rock de andamento acelerado, deu um pouco de trabalho por conta de seu mapa cheio de marcações não usuais, mas creio que nos deu segurança para tocarmos ao vivo.

"Nem tudo é razão", música que tocamos pouco na nossa fase em grande forma, soou muito bem, a denotar que todos se prepararam bem individualmente na pré-preparação. Até arriscamos fazer os backing vocals cheio de nuances, bem ao estilo de bandas sessentistas que nos inspiraram nessa concepção de arranjo.

E canções como: "São Paulo City" e "Homem Carbono" saíram com bastante facilidade, pois nós a tocamos muito na nossa fase como banda unida e nas reuniões sazonais que tivemos em 2014, 2016 e na turnê de 2018-2019, tivemos a oportunidade de tocá-las.

1) "Louco um pouco Zen" - Ensaio - Estúdio Orra Meu - 4 de maio de 2024. Filmagem e  cortesia: Marta Benévolo

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/mpSf8ESpWIE

2) "Louco um pouco Zen" (vídeo 2) - Ensaio - Estúdio Orra Meu - 4 de maio de 2024. Filmagem e cortesia: Marta Benévolo

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/01HheBtqZX4

3) "Louco um pouco Zen" (vídeo 3) - Ensaio - Estúdio Orra Meu - 4 de maio de 2024. Filmagem e cortesia: Marta Benévolo

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/OvWTv13j7c8

4) "Louco um pouco Zen" (vídeo 4) - Ensaio - Estúdio Orra Meu - 4 de maio de 2024. Filmagem e cortesia: Marta Benévolo

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/Evtx3L_2o1E

5) "Louco um pouco Zen" (vídeo 5) - Ensaio - Estúdio Orra Meu - 4 de maio de 2024. Filmagem e cortesia: Marta Benévolo

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/NCGHiMtZy6A

6) "Terra de Minerais " - Ensaio - Estúdio Orra Meu - 4 de maio de 2024. Filmagem e cortesia: Marta Benévolo

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/FoMCdc3YNWw

Nas duas primeiras fotos, Rodrigo Hid e eu, Luiz Domingues em ação. Na terceira foto, Rolando Castello Junior e Marcello Schevano (só por detalhe). Patrulha do Espaço no estúdio Orra Meu de São Paulo. 4 de maio de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Marta Benévolo

Bem, como o Marcello observou bem, o ideal seria promovermos mais um ou dois ensaios e certamente que a velha forma exuberante da nossa formação voltaria, no entanto, mesmo com apenas dois ensaios, acho que cumprimos o básico e nos colocamos em ordem para fazer uma apresentação digna e assim honrar a nossa formação, também o disco que lançamos em 2003, com tanto sacrifício e agora em 2024, o relançamos com maior qualidade.

Mais uma foto da banda a atuar no ensaio. Patrulha do Espaço no estúdio Orra Meu de São Paulo. 4 de maio de 2024. Click, acervo e cortesia: Marta Benévolo

Bem, diante disso, o próximo passo foi irmos ao Sesc Belenzinho do dia 7 de junho de 2024. Mais uma oportunidade para celebrarmos a  formação chronophágica e sobretudo, a honrar o segundo álbum de estúdio que gravamos no início dos anos 2000.

Da esquerda para a direita em pé: eu (Luiz Domingues), Marcello Schevano e Rolando Castello Junior. Sentado: Rodrigo Hid. Ensaio da Patrulha do Espaço em sua formação chronophágica no estúdio Orra Meu de São Paulo. 4 de junho de 2024. Click, acervo e cortesia: Marta Benévolo

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário