De imediato, Osvaldo Vicino se preparou para gravar. A ideia inicial foi gravar a base de guitarra de "E o que resta é a canção". Sob um timbre bem característico da Fender Stratocaster, a base número 1 foi feita com bastante agilidade e qualidade. O casamento da guitarra com o baixo aveludado e a bateria super encorpada, ficou excelente e nos animou demais.
Osvaldo Vicino a gravar a guitarra base 1. 3ª sessão. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 10 de dezembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Carlinhos Machado
Eis que resolvemos investir nas bases nessa 3ª sessão, deixando as demais intervenções de solos e contrasolos para uma sessão específica. Portanto, a ideia foi dar continuidade nessa dinâmica e assim, o Wilton Rentero se preparou e gravou a seguir a segunda guitarra base, esta, com o som encorpado da Epiphone SG e mediante uma concepção diferente de atuação, ou seja, a se tratar de uma base arpejada, para exatamente se diferenciar e se colocar como um adendo e não como um dobro da guitarra feita pelo Osvaldo Vicino.
Wilton Rentero a gravar a guitarra base 2. 3ª sessão. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 10 de dezembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Carlinhos Machado
Com mais uma guitarra gravada, já deu para separar uma da outra no "pan" e sentir os timbres e levadas diferenciadas de ambas, o que nos agradou muito. Somado ao baixo e bateria firmes ao extremo, a música assegurou uma base espetacular e desta feita, já nos antecipou a impressão que mesmo sem vozes e acabamentos extras, já ficara espetacular. Ficamos surpreendidos positivamente com a feição Soft-Pop que ela adquirira mediante tal roupagem.
E como ainda sobrou um tempo razoável e o Wil havia levado o "charango", resolvemos aproveitar para ele gravar tal detalhe que em tese, seria gravado na sessão posterior, junto ao violão de 12 cordas também planejado para atuar.
Neste caso, a ideia inicial partira de minha pessoa, na medida em que desde os primeiros ensaios de 2021, quando começamos a estruturar tal música, logo no início da canção, após a conclusão do primeiro verso cantado, eu havia me acostumado a assoviar uma singela melodia como contraponto à voz. Essa ideia agradou a todos e foi incorporado ao arranjo definitivo. Em princípio, queríamos gravar o assovio humano mesmo, mas com o avançar da produção, achamos por bem cumprir tal intervenção mediante um instrumento.
Muitas ideias surgiram nesse sentido. Flauta ou gaita, guitarra ou violão, teclados, violino, enfim, foram pensadas várias alternativas, até que ao pensar no som do Beto Guedes, eu imaginei tal frase a ser realizada por um bandolim, bem naquela predisposição de usar a palhetada rápida no padrão de notas semi-fusas, bem ao estilo de música folk italiana.
Wilton Rentero a gravar o som do charango. 3ª sessão. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 10 de dezembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Carlinhos Machado
Sugeri isso ao Wil que tinha um bandolim em casa e costumava tocar chorinho com desenvoltura. Mas ele fez a contraproposta de fazer o mesmo no "charango", um típico instrumento andino/latino-americano, muito usado em música Folk latino-americana em geral, mas com predominância das tradições indígenas equatorianas, bolivianas e peruanas.
Ele de fato tentou fazer o fraseado proposto para o bandolim no charango, mas simplesmente não deu certo, por uma questão de mobilidade do instrumento que mantém uma distância maior entre uma corda e outra.
Então ele improvisou uma concepção diferente, mas a respeitar a frase inicial criada pelo assovio e ficou ótima. Lembro-me até do Danilo Gomes Santos a exclamar quando de uma das tomadas do charango concluídas, que estava linda a intervenção.
Alguns dias depois o Wilton entrou em contato comigo e me disse estar arrependido, pois deveria ter gravado com o bandolim como inicialmente fora ventilado. Muito provavelmente ele tenha pensado corretamente ao se arrepender da escolha adotada, mas o fato foi que o charango ficou muito bonito a imprimir um timbre exótico e sob um estilo não exatamente condizente com o que se espera desse específico instrumento, no entanto, tal mudança de planos valeu a pena na minha opinião.
Wilton Rentero a gravar o som do charango. 3ª sessão. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 10 de dezembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Carlinhos Machado
E assim transcorreu a 3ª sessão de gravação das músicas "E o que resta é a canção" e "Instante de Ser". No caso, nesta 3ª sessão, apenas o baixo de "Instante de Ser" fora gravado, pois as guitarras base foram concluídas para concluir tal etapa de: "E o que resta é a canção". Como se aproximava a época de festas de final de ano e o estúdio fecharia por alguns dias, combinamos de retomar os trabalhos logo após o natal.
"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/shorts/LHp9E3OmAk0
"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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https://youtube.com/shorts/RiWU_w9DdEs?feature=share
"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Carlinhos Machado
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https://youtube.com/shorts/snFgCOVP7q8?feature=share
"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Carlinhos Machado
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https://youtu.be/SRTFmwsAAb4
"E o que resta é a canção" - 3ª sessão - Estúdio Prismathias - São Paulo - 10 de dezembro de 2024 - Filmagem, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino
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https://youtube.com/shorts/qkZxqAjyLYI?si=-0UU4sZDHGDJYMQ
Continua...
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