Um fã/amigo, chamado: Rico Mendes, alertou-me sobre a presença de uma página a versar sobre a nossa banda, postada no portal internacional de colecionadores de discos: "Discogs". Segundo ele e eu pude constar ao me inscrever nessa rede e entrar na página apontada, de fato havia uma descrição com falhas sobre a nossa banda a cometer erros crassos de informações, inclusive ao constar uma confusão com o baixista/luthier "Tiguez" como se ele houvesse sido um possível componente d'A Chave do Sol, por conta da similaridade de seu apelido com o mesmo que eu usei naquela época, portanto, na base desse texto eu promovi algumas modificações importantes para coibir tais falhas históricas perpetradas pela má avaliação dos fatos.
No entanto, não consegui registrar os bootlegs para encorpar a discografia da banda, visto que ainda sem os dados que o Luiz Calanca não providenciara para a regularização dos álbuns Bootlegs para constarem em plataformas digitais e como tais dados burocráticos em termos de registros, se mostraram imprescindíveis para a inserção no portal Discogs, tal adequação ficou adiada sine die.
A página sobre A Chave do Sol no portal "Discogs":
https://www.discogs.com/pt_BR/artist/1586568-A-Chave-Do-Sol
Alertado pelo poeta, Julio Revoredo, eu fiquei a saber que um vídeo produzido e dirigido pelo jornalista, André Barcinski, trouxe um mini documentário sobre a vida e obra do DJ/produtor musical: Mister Sam.
Ora, para quem leu a minha autobiografia e notadamente os capítulos sobre a minha história com A Chave do Sol a envolver os acontecimentos ocorridos entre 1984 e 1986, sabe bem que a nossa banda teve muitas aparições no programa "Realce" da TV Gazeta de São Paulo e no caso, apresentado e coproduzido pelo Mister Sam. Mais do que isso, ele, Mister Sam, manteve uma boa relação com a nossa banda e nos bastidores, chegou a nos apoiar, inclusive com indicações para shows que fizemos em casas noturnas.
Neste caso em específico, trata-se de uma série de documentários a dar vazão a um projeto chamado: A História Secreta do Pop Brasileiro e neste caso, se trata do episódio: "O Mundo Segundo Mister Sam" e que não nos cita diretamente, pois o foco foi centrado na persona de Mister Sam, entretanto, digno de nota, a nossa banda aparece por alguns segundos no documentário, exatamente em um das nossas apresentações no programa "Realce", aliás, a se tratar da nossa primeira participação, em julho de 1984.
São poucos segundos, mas lá estamos nós presentes no documentário, a interagirmos com o Mister Sam. Nós aparecemos no momento 3.06' do vídeo e é bem rápida a inserção.
Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=xPEX1Jvppu0
Mais diretamente concernente à nossa banda, foi no dia 23 que eu recebi o comunicado do ativista cultural, Will Dissidente, de que ele havia preparado um "promo" com o áudio de uma faixa extraída do CD Bootleg: "Teatro Lira Paulistana 1985". E assim, eis que ele lançou no YouTube a versão de "Anjo Rebelde" ao vivo, e aliás, com direito a um bom improviso perpetrado pela banda na ocasião, a se tratar da última faixa desse álbum, quando a tocamos como um pedido de "bis" da parte da plateia.
Eis o Link para se assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=kC3B8fM5ruY
Bem, já no dia seguinte, um fã/amigo chamado, Claudio Soares nos disse que havia postado na rede social Instagram, uma resenha sobre A Chave do Sol e neste caso através do portal: "Metal Archives".
Bem, toda a ajuda é válida e no caso da nossa banda, esse estigma de nós termos pertencido ao espectro do Heavy-Metal na década de oitenta gerou tal percepção generalizada desde então e neste caso, é evidente que isso não corresponde à verdade, mas a opinião gerada anteriormente ficara mesmo muito difícil de ser quebrada.
Eis abaixo o link para ler tal resenha:
E no começo de abril, o guitarrista, Kim Kehl d'Os Kurandeiros e grande mentor do projeto dos Bootlegs, lançou uma peça publicitária para apoiar tal lançamento, através do YouTube. A usar trechos de algumas faixas contidas nos discos e mediante as belas fotos clicadas pelo seu irmão, Juja Kehl, essa peça decerto auxiliou muito na divulgação dos álbuns em si.
Veja abaixo a peça publicitária criada por Kim Kehl:
https://www.youtube.com/watch?v=tQldTeLcXLQ
Em 20 de abril de 2021, o abnegado Will Residente lançou em seu Blog, "Rock Dissidente", uma resenha específica a analisar o CD Bootleg "Teatro Lira Paulistana 1985" d'A Chave do Sol.
Leia a resenha no Blog "Rock Dissidente":
https://rockdissidente.blogspot.com/2021/04/achavedosol.html
E mais novidades midiáticas, ocorreram ao
final do mês de abril. Um mini especial com a nossa banda foi executado
no programa: "O Contrário de Nada"/versão "80 Toneladas", através da
webradio Plano B, com produção e locução de Raphael Dee, em 24 de abril,
quando citou com entusiasmo o lançamento dos bootlegs e executou a
canção "Profecia", proveniente do LP The Key.
Mini especial d'A Chave do Sol no programa "O Contrário de Nada é Nada"/versão "80 Toneladas" - Webradio Plano B. Produção de Raphael Dee. 24 de abril de 2021 - www.radioplanob.com.br
No mesmo dia, 24 de abril, a nossa banda também foi executada no programa: "A Hora do Dinossauro" da UFMG educativa de
Belo Horizonte, com produção e locução de Magela Medeiros, que também
foi extremamente gentil ao traçar um rápido histórico da nossa banda,
também citar os bootlegs recentemente lançados e também elogiar os meus
blogs e a minha atuação contemporânea com Os Kurandeiros. Duas canções
foram executadas: "Anjo Rebelde" e "Um Minuto Além".
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário