quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 115 - Por Luiz Domingues

Tivemos dias de grande euforia ao nos depararmos com os primeiros sinais de repercussão pública mediante o fato da música lançada oficialmente e isso foi potencializado e muito, mediante uma explosão de anúncios bons que recebemos de diversos veículos de difusão cultural, entre sites, Blogs e webradios, principalmente a lançar matérias impressas ou execuções da música "1969".

Matérias no Blog Planet Caravan e na versão on line da revista Roadie Crew, saíram simultaneamente, por exemplo.

Matéria sobre o Boca do Céu no Blog Planet Caravan do músico, ativista cultural e escritor, Walter Possibom! 

Eis o link para ler a matéria:

https://jjplanetcaravan.blogspot.com/?fbclid=IwAR37_TznJZrbFwODjCz1LO7iOP8aq8FIvWEN0k01uvKYPHq-04UPIrXIsAI

E uma surpresa boa nos ocorreu, vindo de um contato não esperado inicialmente, pois veio de um amigo do Wilton que houvera sido entrevistado em um site de cultura da cidade de Guarulhos e mediante tal sinalização, de pronto ganhamos uma matéria muito boa e a destacar que o Wilton Rentero, nosso guitarrista era morador da cidade de Guarulhos e foi professor da Universidade da cidade, portanto, mediante tal mote, a matéria teve grande destaque.

Matéria sobre o Boca do Céu na revista Roadie Crew, assinada pelo jornalista Tony Monteiro
 
Eis o link para acessar e ler:
Matéria sobre o Boca do Céu no site Guarulhos Cultural, assinada pela jornalista Carla Maio.

Eis o link para acessar e ler:
Logo foi anunciado pela Webradio Crazy Rock a inclusão da música "1969" no programa: "Só Brasuca". Fomos programados para tocar nos dias 22 a 27 de setembro de 2023. 
Eis que recebemos o aviso vindo da Webradio Mutante que a nossa canção tocaria nos dias 25 e 28 de setembro de 2023 através do programa, "Experimento"
E também fomos comunicados que uma outra emissora, a AS Brazil Rádio, executaria a nossa música de segunda a sexta na sua programação às 18 horas em ponto, entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro
Tivemos mais uma semana de execuções através do programa "Brasil Underground" da MKK Webradio, apresentado pelo comunicador com uma alcunha curiosa, o "Peida na Tanga" entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023
Eis que emissora Webradio Run Music anunciou uma ótima matéria no seu site a destacar o nosso lançamento, em 26 de setembro de 2023, uma cobertura que nos deixou muito feliz!

Matéria sobre o Boca do Céu no site da Webradio Run Rock Music!

Eis o link para acessar e ler: 
Em 27 de setembro, recebemos o comunicado que a nossa música tocaria na programação regular da Webradio Rock in Love, com direito a uma repetição.
No mesmo dia, a Webradio Jardim Psicodélico anunciou que a nossa música entrara na sua programação regular e esta emissora se notabilizara há anos como altamente comprometida com as diversas estéticas sessenta-setentistas, isto é, a se provar como muito adequada para o nosso espírito e propósito.
E no dia 30 de setembro, a nossa canção estreou na programação regular da Webradio Orra Meu.
A emissora AS Brazil Rádio, também publicou uma boa matéria no seu site, o que nos agradou bastante, logicamente.
Ocorreu também uma entrevista de Laert Sarrumor, nosso vocalista, para o comunicador César Freitas, com uma pequena intervenção de minha parte, Luiz Domingues no decorrer da conversa. 30 de setembro de 2023, pela  Webradio 97 Rock
Eis que em 1º de outubro de 2023, a emissora Webradio Rock in Love nos programou para estarmos na sua atração: "Rock do Povo" e com direito a uma repetição.
 
E no meio dessa avalanche midiática, tivemos o lançamento do nosso vídeoclipe, uma peça fundamental para alavancar ainda mais os nossos esforços em prol da divulgação da canção e da banda, por conseguinte. 
 
Sob a edição e direção do mestre Lincoln Baraccat, tivemos então esse belo clipe a conter uma sucessão de imagens da banda no passado vivido nos anos setenta e na atualidade desse resgate, mais a cobertura da banda no estúdio Prismathias em meio aos seus esforços de gravação, com direito à aparição dos convidados e apoiadores diretamente ligados nessa produção, mesclados com imagens de ícones contraculturais dos anos sessenta, tais como Joe Cocker, Janis Joplin e principalmente o cartunista Robert Crumb.
 
Estreou em 3 de outubro de 2023, no canal da banda e teve uma repercussão incrível, muito acima da média para o padrão de uma banda alojada no patamar "underground" da música profissional.
O clip da música "1969" do Boca do Céu, sob criação de Lincoln Baraccat. 
 
Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=dh4gmjL3KnA 
O grande jornalista, Tony Monteiro, nunca deixara de prestigiar a cena e no meu caso em específico, conforme eu já alertei tantas vezes ao longo da minha autobiografia, esse grande profissional divulgou praticamente todos os trabalhos que eu lancei durante a minha carreira toda. E mais uma vez ele abraçou a causa ao ter lançado uma matéria no site da revista Roadie Crew, conforme eu anunciei alguns parágrafos acima. Mas não ficou apenas nessa ação, pois também aconteceu através do seu programa semanal a bordo da MKK webradio, o "Rock'n' Brasil". E assim foi ao ar no dia 3 de outubro de 2023, com direito a uma reprise.
Está bem, eu sei que se tratou de um "conflito de interesse", mas certamente que eu programaria a execução da música "1969" e com direito a um bom comentário a bordo do meu programa na emissora Webradio Orra Meu e foi o que aconteceu no dia 10 de outubro, quando foi ao ar o programa: "Eu Recomendo, com Luiz Domingues" pela Webradio Orra Meu e com direito a quatro reprises e uma exibição televisiva via "Twitch"
A seguir essa boa onda midiática, o programa "Lado 2" produzido no Rio de Janeiro por Renato Costa e Marco Ribas e distribuído em quatro emissoras, nos programou para a sua edição de 11 de outubro, inicialmente.
Outra estreia anunciada e que nos agradou muito, ocorreu em 14 de outubro, quando a nossa música foi executada no programa "Bandeira Brasil" do comunicador Johnny F. através da Webradio Lágrima Psicodélica, esta a se tratar de uma emissora comprometida com a produção em torno das estéticas do Rock das décadas de sessenta e setenta, ou seja, tudo a ver com o espírito da nossa banda.
Eis a versão de YouTube do programa: "Eu Recomendo, com Luiz Domingues" pela Webradio Orra Meu, quando através da edição 28, eu pude falar sobre a nossa banda e tocar a nossa canção. 18 de outubro de 2023
 
Eis o link para acessar no YouTube:
 
Também no dia 18 de outubro, o programa "Lado 2" anunciou o lançamento da versão podcast do programa no qual participamos
 
Eis o link para acessar: 
Em 24 de outubro de 2023, estava programada a entrevista de Wilton Rentero, nosso guitarrista, para a jornalista, Rosângela Cafasso a representar o programa BTW Guarulhos do site cultural Guarulhos Cultural, mas por motivos técnicos, infelizmente não prosperou a contento, no entanto, ficou o convite de pé para ser remarcado oportunamente.
E já sob a minha responsabilidade na escolha dos artistas e músicas, a edição 355 do programa "Só Brasuca" da Webradio Crazy Rock trouxe novamente a música "1969" para ser executada e com direito a um breve relato de minha própria parte para falar da banda, sobre o seu resgate dos anos setenta e a música em si. Foi ao ar de 4 a 10 de novembro de 2023. Sei que novamente houve a questão do conflito de interesse a ser considerado, todavia, a direção da emissora não apenas acatou o meu pedido, como me incentivou com entusiasmo a fazer uso do espaço para tal finalidade. Portanto, fiquei amparado e aliviado pelo quesito da consciência.
 
E ainda tivemos uma baixa terrível, pois um grande jornalista que sempre me ajudou muito, com trabalhos anteriores (matérias sobre A Chave do Sol, Pitbulls on Crack, Patrulha do Espaço, Pedra e Os Kurandeiros, por exemplo), já estava com a matéria engatilhada para ser publicada, mediante o contato entusiasmado prévio que tivemos e potencializado pelo fato dele também ser muito amigo do Laert. Inclusive, esse profissional foi da turma do Laert na Faculdade de jornalismo Cásper Líbero e por conseguinte, testemunha ocular do nascimento do Língua de Trapo, nos corredores daquela instituição nos idos de 1979 e 1980, a se tratar do gentleman, Fabian Chacur. 
 
Ele recebeu o meu e-mail com todo o nosso material de divulgação, se entusiasmou demais com a história da banda e a coincidência de ter sido a minha primeira banda de carreira e também do Laert e me disse que tinha a encomenda de uma matéria sobre a cantora Pop italiana, Laura Pausini para publicar no seu prestigiado site, denominado: "Mondo Pop", muito respeitado dentro do universo do jornalismo cultural e que a seguir, publicaria a nossa. 
 
Mas o destino nos pregou um dissabor, pois eis que poucos dias depois, eu soube que assim que publicou e estava a reler a matéria sobre Laura Pausini, ele se sentiu mal e caiu fulminado por um infarto, sobre a mesa do seu computador de trabalho. A nossa matéria teria sido a próxima e eu tenho certeza que o rascunho já estava na sua máquina. Fiquei chocado, pois além de ter sido um ótimo jornalista musical, muito antenado com a movimentação cultural por dever de ofício e com uma cultura avassaladora sobre o assunto e o Rock em específico, Fabian foi uma das pessoas mais gentis que eu conheci e tanto foi assim, que essa se mostrou a opinião generalizada através de uma enxurrada de manifestações de pessoas ligadas ao jornalismo e à música, que se pronunciou com tristeza, estupefação e ao mesmo a expressar sua gratidão ao Fabian pela sua extrema gentileza e sapiência.

Bem, sobre o Fabian foi uma fatalidade triste não contar mais uma vez com a sua percepção tão apurada para analisar uma obra musical, mas eu também colecionei alguns dissabores ao ter abordado jornalistas amigos que outrora me apoiaram e que desta feita, ignoram-me retumbantemente. Tudo bem, nesta altura da vida, no alto de meus sessenta e três anos de idade, eu já estava para lá de vacinado para não sucumbir ante possíveis desaforos e dessa forma, é claro que não vou citar quem não teve nem a consideração de me  emitir uma desculpa esfarrapada para não me atender.

Na contrapartida, algumas pessoas sinalizaram que não poderiam ajudar mais do que gostariam, dadas as circunstâncias atuais de suas respectivas condições, porém, tiveram a boa vontade de se pronunciar com palavras de apoio muito bonitas através de suas redes sociais e isso nos auxiliou muito, dada a repercussão que isso gerou entre os seus seguidores, casos da radialista, Silvana Castro, do comunicador Cesar Gavin, e dos jornalistas, Carlos Mello (Castello) e Vladimir Ribeiro, além do meu companheiro d'Os Kurandeiros, Kim Kehl.
 
Bem, daí em diante, a expectativa ficou em torno de três novas frentes de trabalho: a preparação do documentário sobre os bastidores da gravação da música "1969", o clip II que acompanharia esse documentário e a continuidade do resgate, com a escolha de novas músicas para trabalharmos, a visar uma nova etapa de gravação e também com a eventual preparação de um show de choque.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário