quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 119 - Por Luiz Domingues

Da esquerda para a direita: Osvaldo Vicino, Wilton Rentero e eu (Luiz Domingues). Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Cristiano 528" de São Paulo, promovido em 17 de dezembro de 2023. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Fechadas os mapas das duas músicas ("Serena" e "Rock do Cometa"), durante o ensaio residencial anterior, resolvemos então promover um ensaio do quarteto instrumental, exatamente para avançar no apronto, agora a visar o arranjo elétrico, ou seja, para construir as linhas de guitarras, baixo e bateria.

Marcarmos então esse ensaio para o estúdio "Cristiano 528", localizado em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, espaço esse fundado pelo grande guitarrista, Luiz Sacoman, mas que já não era o proprietário, assim foi informado nessa ocasião. Tal estúdio foi sugerido pelo Laert, pois o Língua de Trapo estava habituado a ensaiar ali. 

Fiquei muito feliz por verificar a animação geral, sobretudo do Carlinhos Machado, ao participar desta feita como membro e tanto foi assim, que ele trouxe por escrito em partitura o arranjo de linha de bateria que idealizou para "Serena", a observar as diversas nuances rítmicas que essa música adquiriu. 

Carlinhos Machado no aguardo do trabalho se iniciar. Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Cristiano 528". 17 de dezembro de 2023. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima "Moah"

E sobre "Rock do Cometa", a se tratar de um Blues-Rock bem mais quadrado, a tarefa de se preparar um arranjo foi facilitada, a não ser por uma proposta do Wilton de criar um solo a conter mais compassos em uma determinada parte de um módulo, a exercer uma quebra do padrão usual. Gerou uma estranheza generalizada, eu devo registrar, mas nos prontificamos a tentar seguir esse padrão diferente, no sentido de nos acostumarmos com a mudança proposta.

O grande, Moacir Barbosa de Lima, popular "Moah", esteve presente a nos fotografar e filmar, e assim, ficamos contente por revê-lo e também por nos proporcionar mais uma cobertura visual de nossos esforços.

Versão de "Rock do Cometa". Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Cristiano 528" de São Paulo. 17 de dezembro de 2023. Filmagem e cortesia: Wilton Rentero

Eis o link para ver no YouTube:

https://youtu.be/Dq7IW-gA6BE?si=sTccN_uJDVzKsN4h

Versão de "Serena". Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Cristiano 528" de São Paulo. 17 de dezembro de 2023. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:

https://youtu.be/8W4lKK_HOqE?si=7GSscIynQYMYf7qd

Esse apronto do quarteto instrumental foi comemorado, pois materializamos mais duas músicas. Claro, muitos ajustes ainda precisavam ocorrer. Os backing vocals de "Serena", por exemplo, ou melhor, a linha melódica vocal feita coletivamente conforme sugerida pelo Laert, apuro nos solos, maior firmeza nas diversas mudanças de partes mediante sutileza dinâmica importante a ser bem executada, dinâmica geral e outros detalhes, mas independente desse "pente fino" que viria em breve, o apronto foi muito positivo.

Outra versão de "Serena". Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Cristiano 528" de São Paulo. 17 de dezembro de 2023. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para ver no YouTube:

https://youtu.be/u6jTZ_zPW70?si=G_6lqT10gGUfCvR-

Depois desse apronto inicial, decidimos respeitar as festas de final de ano e também por conta da agenda pessoal de cada um que previa viagens pessoais típicas dessa época do ano, marcamos um novo ensaio residencial para o início de janeiro, com o objetivo de fecharmos mais três músicas e a seguir, marcarmos mais ensaios elétricos com o quarteto para firmar tais músicas e depois,  marcarmos ensaio geral do quinteto para prepararmos o show a ser realizado em fevereiro de 2024, no Instituto Cultural Bolívia Rock, o ICBR.

E claro, com tal preparação de emergência, tal pressa haveria de servir também para alimentar uma boa preparação para entrarmos novamente no estúdio Prismathias para gravar mais um lote de canções. Portanto, essa engrenagem de trabalho adotada no final de 2023, pareceu sinalizar uma aceleração do processo e mais do que isso, com assertividade. A entrada do Carlinhos Machado na formação também nos propiciou uma energia muito boa, pois ele veio somar com muita animação e boas ideias para contribuir. 

Da esquerda para a direita: Osvaldo Vicino, Wilton Rentero e eu (Luiz Domingues). Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Cristiano 528" de São Paulo, promovido em 17 de dezembro de 2023. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Além desse avanço do processo de trabalho e da perspectiva de um show para o início de 2024, tivemos ainda uma boa nova no crepúsculo de 2023.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário