Chegou a hora para analisar o CD "Pronto pra Festa!", o disco que começamos a planejar em 2021, mas que somente em 2024, se tornou uma realidade, embora lançado inicialmente somente de forma virtual.
Em capítulos anteriores eu dissertei bem sobre como esse áudio foi gravado ao vivo em 23 de outubro de 2021. Sob a preparação do áudio que transcorreu entre 2022 e 2023, posso revelar sem nenhum pudor que esse disco ao vivo recebeu sim alguns complementos de "overdubbing", no entanto, tais acréscimos foram opcionais no sentido de enriquecer o áudio muito mais do que estabelecer correções musicais de uma má execução ao vivo. Isso porque a execução in natura ficou ótima. Os pequenos lapsos cometidos por um ou outro instrumentista ou vocalista, foram irrelevantes ao ponto de que somente o próprio músico sabe que falhou pontualmente e mesmo assim, foram falhas de pequeníssima monta, ou seja, nem nos incomodaria a grosso modo, ao ponto de gerar pedido de se fazer o overdubbing para corrigir.
Para ser específico, no meu caso, eu deixei de tocar uma nota como acento em "Noite de Sábado" e isso foi sanado quando uma sessão de overdubbing caseira foi feita no QG do Kim Kehl bem no começo de 2022, mediante captura feita em um lap top pelo nosso guitarrista e técnico de áudio, Phil Rendeiro.
E já que se abriu a possibilidade do overdubbing, algumas guitarras adicionais foram colocadas, assim como violões e algumas vozes de apoio, mas nada disso tira o brilho da excelente performance que tivemos ao vivo e pelo contrário, tais adendos vieram para somar, exatamente a se cumprir o que foi idealizado.
O disco foi lançado nas plataformas "streaming" em 19 de julho e nessa época ficou implícita a determinação de um lançamento de CD tradicional físico para mais tarde. Então, foi com uma capa exclusiva para as plataformas, que o disco foi lançado virtualmente. Até então, a ideia foi utilizar uma outra arte de capa para a versão do CD físico.
Sobre o teor das músicas, como se trata de um conjunto de canções que são oriundas de outros álbuns de estúdio em sua maioria, acredito que não cabe análise de minha parte, primeiro que a se tratar de músicas mais antigas de uma fase na qual eu não era componente, eu penso ser impertinente eu cometer tal estudo. E sobre as canções que eu gravei já como membro da banda, tais reflexões já foram escritas nesta autobiografia, no momento cronológico adequado através de capítulos anteriores.
Posta essa explicação, vou comentar sobre as faixas, mas a ter como foco, o áudio em si e a performance da banda nessa execução ao vivo.
1) Abertura "Kolossal" - Áudio oficial do CD "Pronto pra Festa!" - 2024
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=da_MVqfeHQs
Gosto muito da impetuosidade que esse tema de abertura dos shows tem. E ele foi concebido exatamente para ser impactante como abertura dos shows e ao mesmo tempo para dar vazão, mediante uma bela harmonia ao solo super melódico executado pelo Kim Kehl.
Gosto muito dessa performance pela excelência coletiva, mas preciso destacar que todos os instrumentos tem destaque nesse caso. As viradas da bateria são muito boas, a atuação da guitarra do base do Phil Rendeiro soa "ardida", ou seja, é muito legal a escolha do timbre.
As intervenções teclados tem as pontuais frases de piano jogadas nos pontos estratégicos e o órgão Hammond tem uma presença que lembra bem o Hard-Rock setentista a soar como o Deep Purple e Uriah Heep em certas nuances.
Phil Rendeiro e eu (Luiz Domingues) durante o show realizado pelos Kurandeiros no festival "Dellaz Fest" no Teatro Red Star de São Paulo em 23 de outubro de 2021. Click, acervo e cortesia: Cesar Gavin
O baixo está bem pesado, apesar de eu ter usado o Fender Jazz Bass nesse show e não o Fender Precision que teria mais a ver com essa faixa em específico e eu gostei do resultado. E a guitarra solo do Kim está ótima pelo timbre e performance. Dá para sentir toda a eletricidade do show ao vivo até pela raspada de palheta sobre as cordas e isso é vital para um bom disco ao vivo.
Em suma, o cartão de visitas do álbum já demonstrou que esse trabalho está muito bem gravado para o padrão de disco ao vivo e sobretudo, com a banda a soar muitíssimo bem.
2) A "Noite inteira" - Áudio oficial do CD "Pronto pra Festa!" - 2024
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=VPPJD8S8fY4
É impressionante a energia que essa música ganhou ao vivo. Isso por si só já recomenda a audição com ênfase.
A voz da Renata "Tata" Martinelli está espetacular a coroar a sua performance que foi brilhante. Lembrou-me a atuação de cantoras como Ruby Starr e Lynn Carey nos anos setenta, pela voz rasgada de cantoras de Rock que se jogavam na performance o máximo vigor e alma Rocker acima de tudo.
Carlinhos Machado durante o show realizado pelos Kurandeiros no festival "Dellaz Fest" no Teatro Red Star de São Paulo em 23 de outubro de 2021. Click, acervo e cortesia: Cesar Gavin
Gosto muito dos backing vocals, e ainda mais com a boa ideia que que o Phil Rendeiro teve para realçá-los, quando separou no "pan" a voz do Carlinhos Machado e os demais vocais feitos pelos demais, eu incluso, ficaram no outro lado do stereo e a voz solo da Renata "Tata" Martinelli no centro, em destaque. Ficou perfeita essa concepção de mixagem.
As duas guitarras estão ótimas, com timbres espetaculares. Gibson Les Paul e Fender Stratocaster a atuar juntas, com cada uma a ter o seu timbre característico, ficou um contraste riquíssimo. Nesta faixa, o meu Fender Jazz Bass soou dentro das suas características naturais, porém, há uma "ranhura" muito interessante ao final das notas, como uma sutil ressonância e eu gostei muito desse resultado para o baixo.
E finalmente, a performance do Nelson Ferraresso a atuar com o piano, é espetacular. As frases que ele concebeu, ficaram muito "honk tonk", a dar uma pitada Rock'n' Roll incrível para a música e sim, empolgar o ouvinte.
Continua...
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