quinta-feira, 26 de maio de 2016

Entrevista: Marcelino Rodriguez Lança Novo Livro - Por Luiz Domingues

Marcelino Rodriguez é colunista ocasional deste meu Blog 2, desde 2012, onde publica a sua coluna. Escritor de vasta obra, é incansável, mostrando-se extremamente profícuo.

Sempre a lançar novidades, o seu último livro que chega às prateleiras das livrarias é: "A Moça que Lia Romances Água com Açúcar", que segundo ele mesmo o define, trata-se de uma grande homenagem aos autores românticos.

Tive o prazer de lhe entrevistar, para que ele nos contasse com detalhes sobre essa sua nova obra, além de suas percepções sobre o panorama cultural brasileiro da atualidade, suas expectativas etc.

Aproveitem bem esse bate papo que tive com o grande escritor; poeta; agitador cultural e pensador, Marcelino Rodriguez: 
1) Blog Luiz Domingues 2 - Nesse novo trabalho, você já citou na imprensa que homenageia autores românticos. Poderia citar alguns nomes, e falar um pouco sobre a influência que recebeu deles na sua formação como escritor ?

Marcelino Rodriguez - Na verdade, Luiz, o livro é uma homenagem aos românticos em geral, que são, se pensarmos bem, as pessoas que tornam nossa vida na terra mais suave e com alguma graça. A gênese desse livro surgiu quando eu estava lembrando uma namorada que tive e que lia essas coisas água com açúcar. Dificilmente vemos pessoas como ela, atualmente. Lembrei dela um dia e acabei pegando um livro da Danielle Steel para ler, chamado Milagres, se não me engano.Isso tudo porque senti saudades desse perfil de pessoa doce, naquele momento. Daí surgiu o título. 

Com relação às influências românticas, tenho muito de autores como Nietzsche, Pablo Neruda, Wiliam Blake, Jorge Luis Borges  e muitos outros; na verdade, acredito que mais do que escolas literárias, o romantismo é uma questão de temperamento, como é meu caso. Cresci ouvindo Roberto Carlos, Evaldo Braga e toda aquela maravilha brega dos anos setenta e oitenta. Enfim, o livro é uma homenagem as pessoas amorosas e sentimentais, que deixam lembranças maravilhosas em nossas mentes e nos fazem rir e sonhar. 

2) Blog Luiz Domingues 2 -  O novo livro, "A Moça que Lia Água com Açúcar" é um livro de crônicas curtas como o anterior, ou tem outra característica ?

Marcelino Rodriguez - Tem a mesma característica. O mundo de hoje é um mundo que não dá para fazer literatura épica e longa demais. Nesses textos, procuro captar aquilo que é essencial e muitas vezes se perde no meio do barulho, como a lembrança que tive da moça e seus livros ingênuos e me inspirou uma crônica que deu o título e a ideia do livro. 

3) Blog Luiz Domingues 2 - A concepção da capa foi ideia sua ou teve a participação do ilustrador/arte-finalista? 

Marcelino Rodriguez - A primeira edição pela Amazon, que é a primeira edição, é ideia minha. Já a segunda edição que sai até o meio do ano é criação da editora, mas eu sempre dou sugestão em tudo. Eu já tive editora e também gosto de fazer esse trabalho. O trabalho todo com o livro é mágico, lúdico. Se não fossem os livros, acho que não gostaria de viver. Gente que não lê é muito chato, pra ser franco. 

4) Blog Luiz Domingues 2 - Sua tenacidade como artista impressiona, lançando obras de forma continua, sem preocupação alguma com a crise financeira do país e pior ainda, com a crise crônica, de âmbito educacional/cultural do povo brasileiro. Além do criador nato que é, tem o fator da missão de um cruzado contra a ignorância que opera este país, também?

Marcelino Rodriguez - Olha, a situação do Brasil é pré-histórica. A sacanagem que as escolas municipais fazem de não dar leitura decente às crianças é um crime hediondo contra a humanidade. O problema do Brasil é falta de leitura e cultura letrada. Dificilmente, você verá uma pessoa de cultura profunda, que inclui também conhecimento espiritual do mundo, não ser uma pessoa decente ou razoável, porque santo ninguém é. Eu escrevo porque uma série de circunstâncias da minha vida pessoal me leva a isso, a ter que escrever para sobreviver, por incrível que pareça. Tenho um número de amigos e leitores que me mantém não falando tão sozinho. Mas eu tenho que prestar contas a Deus um dia , certo? Então, se estou num país em que as pessoas são escravizadas mentalmente já no sistema educacional, tornando-se seres humanos ingênuos e ,no máximo, medianos, tenho obrigação de falar sobre isso. Eu tenho fé em Deus e no meu trabalho. Acredito na mecânica quântica e a crise é para quem acredita nela. A crise política atual é reflexo da mediocridade mental do brasileiro, incapaz de grandezas. 

5) Blog Luiz Domingues 2 -  Qual sua opinião sobre o "Jabá", que infelizmente deixou de ser uma exclusividade do mundo da música e contaminou outras áreas da cultura e ramos artísticos, certamente atormentando o mundo literário?

Marcelino Rodriguez - Amigo , em geral eu faço meu trabalho com apoio de alguns empresários e lojistas amigos e lanço as primeira edições. Eu não sou uma pessoa que me relaciono fácil em meios que iam tirar o melhor que tenho de mim, que é minha integridade.Sou um tanto alheio aos caminhos que em geral o mercado convencional segue e gosto disso. Também não sou vaidoso. Eu tenho um  lado espiritual e a paz é meu primeiro objetivo. Ser romântico implica também , acredito, não entrar em combates que não valem a pena. Uma vez uma empresária muito suspeita me perguntou qual era meu público alvo e respondi que nenhum, porque não queria atingir ninguém rs... Quem atira com revólver é que pensa atingir os outros. Eu apenas tenho um dom e procuro realizá-lo da maneira mais digna possível e , anota ai, o Brasil me atrapalha um bocado. Uma vez aluguei uma casa em Minas e o proprietário disse que a luz e a água estavam incluídas no meu aluguel. Quando ele viu eu entrar com o computador dentro de casa, disse que com o computador ligado ele ia cobrar por fora. O cara apagou minha luz. Tive que mudar. Lembra o que já disse,  sobre a pré-história? Esse mineiro me ensinou como funciona a mente de quem não tem instrução. E pode acreditar, são mentes nada interessantes. 

6) Blog do Luiz Domingues 2 - Tem planos de lançar o livro em formato audiobook; PDF ou outra plataforma além do livro impresso tradicional?

Marcelino Rodriguez - Sim, Já tenho alguns livros assim no YouTube. Na Amazon editora virtual,  já se acha alguns de meus livros em formato ebook. 

7) Blog Luiz Domingues 2 - Como a Internet tem lhe servido de ferramenta para espalhar a sua arte e se em contrário, já sente mecanismos de cerceamento por parte de alguma corporação/trust ou mesmo governamental?

Marcelino Rodriguez - Meu caro, eu acredito que todos nós temos que combater o bom combate com a vida . As forças da escuridão estão em toda parte tentando sempre sabotar aquilo que vem de Deus e é real. Mas no fim prevalece o que tem valor. Eu vivo com um pé nesse mundo e o outro no lado espiritual da vida. Penso em eternidade, não em tempo. Enfim, quando a corrupção chega em níveis insuportáveis, vem a natureza humana ou divina e põe as coisas no lugar. Eu me misturo muito pouco com "o mercado" convencional. Românticos de verdade rezam, penso eu.

8) Blog do Luiz Domingues 2 - Espaço aberto para falar dos seus planos imediatos em relação a este novo livro, incluso a dar dicas para que os leitores o adquiram.   

Marcelino Rodriguez - A primeira coisa a fazer, como sempre, é divulgar os textos nos muitos meios que temos hoje disponíveis. Eu sonho que a internet um dia nos de a verdadeira democracia e o verdadeiro mercado. Nesse mundo virtual, quem sabe, poderemos escolher os mundos e os amigos que queremos habitar. Desde já, obrigado pela amizade e oportunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário