sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 56 - Por Luiz Domingues

Recebemos então o convite do salão "Fofinho Rock Bar" (talvez o mais antigo salão destinado ao Rock em São Paulo, em contínua atividade, a remontar a sua inauguração ao remoto ano de 1971), para um projeto fixo, e do qual Os Kurandeiros já tinham experiência pregressa. Explico: o fato, é que a proposta ventilada pelo estabelecimento seria a de que fôssemos atração fixa da casa, para numa serie de shows em princípio com periodicidade mensal, e a cada edição, que nós convidássemos uma outra banda para fazer uma participação especial.

Os Kurandeiros em ação no Fofinho Rock Bar, de São Paulo, na primeira edição do Projeto "Sunday Rock", dia 16 de outubro de 2016. Clicks, acervo e cortesia de Alê Machado
 
Ora, havíamos criado a Magnólia Blues Band como banda derivada d'Os Kurandeiros, no ano de 2014, com a mesma prerrogativa, em moldes ligeiramente diferentes, pois a ideia ali foi a de realizar shows semanais na casa de espetáculos, Magnólia Villa Bar, e a convidar artistas individualmente a tocar conosco a cada semana e em princípio oriundos do universo do Blues. 

Já no início de 2016, Os Kurandeiros também protagonizaram projeto semelhante e desta feita ainda mais parecido de fato, sendo banda fixa do "Templo Club" (experiência já relatada em capítulos anteriores), e também teve a incumbência de convidar artistas a participarem conosco, em um projeto denominado: "Sunday Blues". 

Pois nesse novo momento, o Fofinho sinalizara com um projeto idêntico, mas com uma diferença básica: sendo uma banda convidada a cada edição, para perfazer dois shows.

Mais fotos d'Os Kurandeiros no Fofinho Rock Bar, de São Paulo,  em 16 de outubro de 2016. Clicks de Jani Santana Morales 

Não foi exatamente uma novidade para nós, e pelo contrário, sabíamos o caminho das pedras nesse tipo de projeto, portanto, aceitamos, mas sem elaborar um grande ilusão sobre tal, pois matinê dominical nos tempos então atuais com bandas de Rock clássico, não seria certamente fácil de manter-se com o sucesso desejado etc. e tal.

Todavia, fomos de peito aberto enfrentar o desafio e na primeira edição convidamos a boa banda, "Cobra Criada", que mantinha uma história no circuito paulistano, tendo sido banda de abertura do "Golpe de Estado" por muitos anos e por ter em suas fileiras músicos conhecidos nossos e de bom nível técnico, além da amizade conosco, caso do baterista, Binho "Batera" (também integrante do "Vento Motivo"), e com histórico de apresentações sazonais na condição de baterista "sub", d'Os Kurandeiros, quando ajudou-nos em algumas ocasiões em que o nosso baterista, Carlinhos Machado, teve problemas pessoais e não pode estar presente.

Os Kurandeiros em ação no Fofinho Rock Bar, de São Paulo, na primeira edição do Projeto "Sunday Rock", dia 16 de outubro de 2016. Clicks, acervo e cortesia de Alê Machado, com ele em pessoa sentado conosco, na mesa (última foto), sendo o segundo da esquerda para a direita, a usar uma camiseta amarela com estampa a retratar a persona de Jimi Hendrix

Sobre o Fofinho, eu já havia apresentado-me ali algumas vezes. Nos anos oitenta com A Chave do Sol e no ano de 1999, com a Patrulha do Espaço, sendo esse show histórico, por ter marcado a estreia da nossa formação "Chronophágica". 

Mas desta vez, não usaríamos o palco principal, situado no salão, mas um mini palco "lounge" no patamar térreo da casa. Tudo bem,  Os Kurandeiros estavam acostumados a tocar em palcos mais comedidos e de fato, não seria problema, inicialmente para nós. 

Mas se por um lado a predisposição da casa em não abrir mão de sua matinê de música mecânica no andar superior foi previsível, ao se considerar a sua forma habitual de trabalhar, por outro, o que não contamos agora foi com o fato de que além de não haver vedação entre os dois salões, em nenhum momento a casa abriria mão de manter a sua longa sessão dominical em atividade contínua e geralmente dominada por um repertório calcado no Heavy Metal internacional. 

Portanto, ao se levar em consideração que o PA desse salão superior era de porte grande, com enorme pressão sonora, a perspectiva de tocarmos embaixo, com um outro PA (nós a tocarmos o nosso set normal e acima, o som mecânico a executar Heavy Metal, concomitantemente), foi algo no mínimo bizarro. 

Pior que isso, a concorrência sonora ia além do incômodo sonoro atordoante, mas atrapalharia decisivamente a nossa performance, mesmo ao se observar que no nosso palco, a casa disponibilizaria um PA bastante fidedigno para trabalharmos. 

Os Kurandeiros em ação no Fofinho Rock Bar, de São Paulo, na primeira edição do Projeto "Sunday Rock", dia 16 de outubro de 2016. Clicks, acervo e cortesia de Alê Machado

Porém, houve uma outra agravante... na frente do estabelecimento, em comunicação com a rua, no caso a Avenida Celso Garcia, eles mantinham em anexo, um botequim próprio, também alimentado por um PA com potência forte e ali, um DJ comandava uma sessão de Classic Rock e MPB setentista. 

Se por um lado o repertório ali executado era agradabilíssimo, como se estivéssemos a escolher discos de nossas respectivas coleções particulares, apesar disso, naquele volume ensurdecedor e também na determinação de não parar das 16 às 23 horas, o panorama para as nossas apresentações se mostrou estranho ao extremo, com a nossa performance a concorrer com outros dois PA's simultâneos e ensurdecedores. Valeria a pena, arriscar algo tão insalubre? 

Bem, por sermos tratados com bastante simpatia pelos mandatários da casa e estes a se mostrarem animados com o projeto, e sobretudo por não enxergarem problemas nas condições que eu elenquei anteriormente, estufamos o peito e fomos praticar a primeira edição.

"A Noite Inteira ao vivo no Fofinho Rock Bar" - 16 de outubro de 2016

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=DKkem6azthY
"O Filho do Vodu", ao vivo no Fofinho Rock Bar, em 16 de outubro de 2016

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=o2PY4WduqBY
"Faz Frio" ao vivo no Fofinho Rock Bar", em 16 de outubro de 2016

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=6a4XXDLf_K0

"Os Brutos Também Amam" no Fofinho Rock Bar, em 16 de outubro de 2016

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=HVrNtehpuCU

Mas antes de nós, o "Cobra Criada" fez o seu show, a mesclar algumas canções autorais com diversos covers do Rock nacional e internacional, com boas interpretações. Ao vê-los tocar, gostamos muito da performance, mas a guerra de PA's ali dentro do estabelecimento, realmente prejudicara muito a boa condução do espetáculo, é óbvio, fora o fato de não haver nenhuma torre de iluminação, mínima que fosse, a fazer com que a banda tocasse sob luz de serviço e claro que foi um mais um fator a atrapalhar a performance. 

Foi quando chegou nossa vez e nessa primeira oportunidade, a nossa apresentação evitou releituras de clássicos e calcou-se no show autoral. Apesar de todas as dificuldades já esperadas e que confirmaram-se assim que iniciamos, fizemos o nosso show com o melhor que pudemos oferecer ali e foi surpreendente, pois mesmo sendo massacrados por verdadeiras serras elétricas travestidas de guitarras e pelos vocais esganiçados das bandas de Heavy-Metal, vindas do patamar de cima, e atrapalhados pelo Robert Plant e Zé Ramalho, entre outros, que cantaram bem alto no patamar abaixo virado para a Avenida Celso Garcia, muitas pessoas apareceram para nos assistir, dançar & cantar, e mesmo por que, se na parte de cima o público "headbanger" não interessava-se em descer para nos ver e ouvir, a clientela que preferia ficar a escutar Rock e MPB setentista, abaixo, certamente haveria de identificar-se com a nossa postura e proposta sonora. Foi assim na primeira edição, ainda que não agraciada com uma enorme multidão, mas apesar dos pesares, foi animador.

Os Kurandeiros a posarem informalmente no Fofinho Rock Bar, de São Paulo, na primeira edição do Projeto "Sunday Rock", dia 16 de outubro de 2016. Da esquerda para a direita: Carlinhos Machado, Luiz Domingues & Kim Kehl. Click, acervo e cortesia de Jani Santana Morales

Um verdadeiro show em regime de "guerrilha", como diz-se no jargão dos músicos a designar apresentações feitas sob condições inóspitas, mas ao se tratar d'Os Kurandeiros que é uma banda que não tem vaidades e/ou estrelismos, acho que nem sentimos muito a aspereza da guerra nas trincheiras... para incomodar-nos para valer, saraivada de tiros, granadas & gás mostarda não basta... ocorreu em 16 de outubro de 2016, e é difícil mensurar o público presente corretamente, pois as atrações eram diferentes ali. 

Digamos que ali no salão onde tocamos e sem considerar os hippies do botequim externo e os metaleiros do patamar acima, creio que cerca de trinta e cinco pessoas aglomeraram-se a nossa frente, em momentos de pico do nosso show. Em termos de continuidade do Projeto "Sunday Rock", dessa forma, ao pularmos o mês de novembro, uma nova data foi marcada para dezembro, e da qual eu falo na cronologia adequada.  

Fruto do bom relacionamento que mantínhamos com a equipe dirigente da emissora, "Stay Rock Brazil", uma importante Webradio do meio Rocker, uma outra boa oportunidade para divulgar o nosso recém lançado álbum ocorreu em uma festa organizada por eles e melhor ainda que receber tal convite para figurar nessa celebração, foi o fato de que fora marcada para uma casa de espetáculos onde nós mantínhamos uma familiaridade bem grande e simpatia, sobretudo, a se tratar do Santa Sede Rock Bar. 

E assim, com a casa a apresentar um ótimo público, fizemos uma apresentação com muita energia, a gerar até uma euforia além da esperada e claro que isso animou-nos bastante.

Os Kurandeiros na festa da Webradio, Stay Rock Brazil. Santa Sede Rock Bar, 30 de outubro de 2016. Fotos de Cristina Piratininga Jatobá 

Nesse mini festival da emissora, tocaram outras bandas e ali o ambiente foi 100% familiar para nós, com bandas amigas e da qual apreciávamos seus respectivos trabalhos. Casos do "Vento Motivo" e "8080", das quais inclusive já tive o prazer de elaborar resenhas de seus respectivos discos, em meu Blog nº 1. 
Mais fotos d'Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar, a comemorar o 8º aniversário da webradio, Stay Rock Brazil. 30 de outubro de 2016. Clicks de João Pirovic

E também a agradável apresentação do "Delinquentes de Saturno", um simpático combo derivado do "Apokalypsis", igualmente liderado pelo veterano Rocker aquariano, Zé Brasil e neste caso a apresentar um surpreendente repertório com forte dose de experimentalismo "Prog", que me fez lembrar muito a escola do "Krautrock" setentista. Isso reforçou-se em muito pela presença do baixista superb, Gabriel Costa, a atuar com tal banda, e este extraordinário músico que é meu amigo desde 2001, quando o conheci durante as minhas andanças com a Patrulha do Espaço em turnês por cidades interioranas paulistas. 

Mais fotos d'Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar, a comemorar o 8º aniversário da webradio, Stay Rock Brazil. 30 de outubro de 2016. Clicks de Leandro Almeida

E também uma banda com orientação mais Hard-Rock oitentista, seara que não agrada-me normalmente, mas devo reconhecer, gostei do trabalho dos rapazes e o fato de serem extremamente gentis e solícitos, naturalmente cativou-me, a tratar-se do "Mr. Huddy". 

Enfim, foi uma noitada muito agradável pela festa em si, pela presença de bandas boas, todas amigas e pela simpatia habitual da casa, além do pessoal da emissora, muito cortês com Os Kurandeiros, sempre. Aconteceu no dia 30 de outubro de 2016.

Mais fotos d'Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar, a comemorar o 8º aniversário da webradio, Stay Rock Brazil. 30 de outubro de 2016. Na primeira foto, Kim Kehl entre membros da webradio e componentes da banda: "Vento Motivo". Abaixo, a produtora musical Gigi Jardim a colocar os "Ya-yas" para fora, perto de Luiz Domingues. Na terceira foto, o grande músico e escritor, Walter Possibom, com Luiz Domingues. E na última, Kim Kehl e Walter Possibom. Clicks de Leandro Almeida e Tânia Regina
 
Próxima parada: Santa Sede Rock Bar e desta feita a ser tratado como de fato, como o show de lançamento do novo álbum d'Os Kurandeiros.
Luiz Domingues em ação! Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar, comemorando o 8º aniversário da webradio, Stay Rock Brazil. 30 de outubro de 2016. Click de Leandro Almeida

Continua...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário