quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Crônicas da Autobiografia - Garotos Emo a Vandalizarem - Por Luiz Domingues

Aconteceu no tempo da Patrulha do Espaço, em algum momento do segundo semestre de 2003

Desde que entrei para a formação da Patrulha do Espaço, em 1999, eu assumi uma função na produção da mesma, como responsável pela divulgação de shows. 
 
Coordenei, portanto, toda a parte de colocação de cartazes e distribuição de “filipetas” (flyers), a anunciar as nossas apresentações e nesse sentido a comandar uma equipe de colaboradores, e no caso das filipetas, contávamos com a sorte, invariavelmente de contarmos com espetáculos protagonizados por artistas do nosso espectro artístico, para aproveitarmos a movimentação antes dos nossos shows e na contramão, eu incentivei equipes que trabalhavam a favor de outros artistas, a aproveitarem a movimentação de nosso público, em nossas apresentações.  
 
Mas nem sempre a sorte foi favorável aos nossos anseios e assim, muitas vezes em que não tivemos nada perto de nós, ou seja, com alguma similaridade comprovada na seara cultural/artística, por diversas ocasiões nós forçamos campanhas de divulgação no autêntico campo minado das adversidades estéticas, no afã de aproveitar a oportunidade ao menos para estabelecer um contato fugaz com um público que nem sabia de nossa existência, em tese. 
 
Isso aconteceu em algumas campanhas de divulgação e especificamente em uma delas, algo exótico ocorreu e mesmo que não tenha tido nada a ver conosco diretamente, chamou-nos a atenção.
Foi o seguinte: nós resolvemos distribuir filipetas em um evento ao ar livre a ser realizado na Praça Charles Miller, e para quem não conhece São Paulo, tal local trata-se de um imenso Boulevard que fica em frente ao portão principal do estádio do Pacaembu. 
 
Ali aconteceria um show patrocinado por uma emissora de rádio que dedicava-se exclusivamente ao fomento da cena do “Emocore”, uma ridícula cena formada por garotinhos muito mal formados musicalmente e sobretudo mal instruídos sobre a história do Rock e que dessa forma cultuavam uma espécie de New-Punk-Rock dos anos 2000, com forte tendência Pop, sob uma atroz ruindade técnica inerente e tudo devidamente manipulado sob a meticulosa engenharia dessa emissora em conluio com empresários que fabricavam bandas nesses moldes sob a pior intenção possível. 
 
Ou seja, nem devíamos ter ido gastar o nosso material gráfico ali com tais garotos imberbes que gostavam dessas bandas de plástico, mas o nosso dilema instantâneo foi gastar ali o material ou amargar fazer dele, sobra para usar como papel de rascunho, pois não houve nada mais interessante antes da data do nosso próximo show.
Cheguei acompanhado do meu amigo, o baterista, Junior Muelas, que na época tocava com a banda “Hare” e grupo este que houvera aberto vários shows da Patrulha do Espaço em cidades interioranas paulistas, desde 2001 e também o roadie da nossa banda, Samuel Wagner, que sempre esteve presente nessas ações de divulgação, por ter sido o meu fiel escudeiro nessas missões, além de mais alguns rapazes para efetuar o trabalho. 
 
Então, eu combinei com todos que infiltrassem-se em meio à plateia, a distribuir uma rota para cada um agir pelos flancos dentro da multidão e na volta, o combinado foi que encontrar-nos-íamos na famosa e enorme banca de jornais, que aliás era o ponto de encontro mais tradicional entre amigos, nas partidas de futebol no Pacaembu, no pós-jogo, no caso de amigos que torciam para equipes rivais entre si e não poderiam entrarem juntos a ostentar camisetas antagônicas ou mesmo no caso de perderem-se uns dos outros. Eu sabia desse popular ponto de encontro desde os anos setenta, quando comecei a frequentar aquele estádio para assistir jogos de futebol.
Foi então que eu e Junior Muelas, que estávamos perto da referida banca de jornais e ponto de encontro, vimos uma cena dantesca.
 
O famoso jornalista que cobria a área de Rádio e TV, Nelson Rubens, que era (é) famoso por protagonizar uma coluna de fofocas a abordar principalmente o universo habitado por atores e atrizes de novelas, cantores populares e subcelebridades em geral que habitam as emissoras de TV aberta, surgiu a caminhar em meio à multidão de garotinhos "emo" e até então, ao ser abordado discretamente, mostrara-se tranquilo a se dirigir em direção ao seu automóvel, estacionado ali perto. 

Quando ele chegou perto do carro, teve que pedir licença para muitos jovens que estavam encostados em seu veículo, alguns até em clara postura de abuso, sentados sob o seu capô. Nesse mesmo instante, inevitavelmente algum galhofeiro gritou o famoso bordão que Nelson Rubens usava (usa) exaustivamente em suas reportagens televisivas: -“eu aumento, mas não invento”...

Como um fósforo aceso perto de uma bomba de gasolina, aquilo gerou a chama imediata, ou seja, todos à sua volta passaram a compor um coro, com essa frase e tal como uma palavra de ordem, a histeria ganhou força entre outros que nem estavam perto, a aumentar o contingente. 
 
Até aí, tudo bem, Nelson ria e ficara nítido em seu semblante que regozijava-se com tal demonstração espontânea de sua popularidade, mas sob uma fração de segundos, alguém teve o ímpeto de empurrar o carro e dessa forma, contaminados pela energia bestial que move as multidões bovinas, outros seguiram a mesma ideia e assim começou um movimento físico intenso, a balançar o carro perigosamente. 
 
O coro engrossara e nesta altura, o jornalista que estava já sentado dentro do veículo, mudara completamente a sua postura e gritava para que parassem com isso e já não demonstrava estar a achar a brincadeira saudável e claro que nessa proporção, não o fora mais e estava nas vias de fato do vandalismo e da agressão gratuita.  
 
Foi quando alguns policiais aproximaram-se e nem precisou intervirem com truculência, pois a garotada dispersou imediatamente e Nelson pode enfim engatar o seu carro e partir em segurança. 
 
É impressionante como a euforia desmedida gera violência sem sentido, e através de uma fração de segundos e não por acaso, vemos cenas deprimentes em festas, que deveriam se pautar pela manifestação coletiva de alegria pela sua motivação primordial, mas que culminam em ocorrências policiais.

14 comentários:

  1. Imagino vc Rocker no meio dos EMOS kkk...legal e divertida crônica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Kim Lima !

      Pois é, éramos pouco Rockers genuínos ali em meio a uma multidão seguramente de vinte a trinta mil molequinhos emo...

      Legal que gostou da crônica, sempre um prazer ter sua presença aqui com participação através de comentário.

      Abraço !!

      Excluir
  2. Imagino a cena, muita euforia e nenhum controle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, José !

      Pois é, a proporção que tal ato impensado da parte dos galhofeiros de plantão, ganhou, foi assustadora. Começou com uma brincadeira que parecia inofensiva, mas sempre tem alguém a interpretar euforia com truculência, infelizmente e assim contaminar a massa. Se não fosse a chegada dos policiais, receio que teriam virado o carro de rodas para o ar e isso se alguém não tivesse tido a ideia de incendiá-lo e particularmente, acho que não seria nada difícil para ocorrer.

      Super grato pela visita ao Blog e participação com comentário !

      Grande abraço !

      Excluir
  3. Ô fase! Naquela época, eu estava iniciando a minha fase adulta. Ou seja, passei a adolescência nos anos 90. Eu curtia as músicas dos anos 80. Boa parte com qualidade duvidosa, mas me iniciou ao Rock. Tenho certeza que eu odiaria Kid Abelha se surgissem hoje.

    Eu gostava das bandas dos anos 90 pois a grande parte eu praticamente "vi nascer", tal como Raimundos, Planet Hemp, J. Quest (antes de mudarem o nome para JOTA Quest e fazer aquele pop fraquinho. Eu gostava do primeiro disco por ter elementos funk e resgatava sons de Hyldon, Betinho e seu Conjunto, numa época em que as revistas incentivavam odiar "dinossauros do Rock"), etc.

    Já entre 99/2000, surgiam bandas fraquíssimas nas rádios onde o cheiro do jabá dava para sentir saindo do rádio. Surgiam bandas como Junk (odeio os Hanson..não vem que não teemmm), Mary's Band (happy birthday, fuck you), etc. Já sentia alguma coisa errada. E as bandas dos anos 80 pareciam que estavam perdendo a direção, só se mantendo com discos acústicos, até o formato ficar saturado.

    Já a partir de 2001, a coisa piorou. Enquanto a mídia um super hype para The Strokes (dizendo que o espírito undergroun novayorquino do Velvet Underground estava de volta - difícil hein), Linkin Park e bandas de metal pula-pula, com integrantes ostentando bonés, correntes no pescoço e na carteira, calça abaixada a ponto de mostrar a cueca, tatuagens, etc., aqui a "cena" ia de mal a pior: Herbert Vianna fica paraplégico após acidente de avião, Rodolfo deixando os Raimundos, Marcelo Fromer fora atropelado e morreu, Frejat desperdiçando sua voz em músicas bobinhas e deixando o Barão parado, Cássia Eller vindo a falecer, etc. E as bandas ruins, surgindo...os rumores escrotos de que "o Rock vai morrer/morreu/está morrendo" (eles não se decidem até hoje) começou a ganhar força nessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Raphael !

      Maravilha que postou o mesmo rico comentário que postara na rede social Facebook, quando do anúncio desta crônica. Agradeço-lhe por isso.

      Bem, em relação à primeira parte de seu comentário, perfeita a análise. Sua percepção do momento cultural entre as décadas de oitenta e noventa, sob sua ótica, mesmo sendo um adolescente e iniciante na cultura da música pop em geral, impressiona pela precisão de dados e sobretudo por enxergar os meandros da produção e difusão cultural, que logicamente atendiam interesses comerciais bem delimitados e por conseguinte, sujeito a interferência ostensiva da ação do marketing e bem agressivo, por sinal.Sigo a minha resposta a acompanhar a divisão que estabeleceu, abaixo.

      Excluir
  4. Eu já estava ficando de saco cheio, quando surgem do nada esses emos: moleques com franjas gigantes, lápis no olho e banalizando a palavra amor começaram a surgir aos montes. Hoje em dia nunca vi ex-emo. A vergonha deve ser enorme hahahahaha
    O pessoal do Rock amava odiá-los, e isso os deu notoriedade a ponto de durar mais do que um verão. Acredito que tenha começado aí esse marketing de divulgar música ruim que continua forte cada vez mais (só o fato de a pessoa postar que fulano ou sicrana cantam mal, que as letras são ruins, isso acaba dando ibope pra esses "artistas". O simples fato de ignorar é mais fácil. Nunca ninguém vai me ver dizendo que os artistas da lata de Coca-Cola são ruins. Todos sabem. Se eu dou nome, a pessoa fica mais em evidência, estimulando curiosos a conhecer "a merda da vez" e aumentando o número de visualizações no Youtube). Ah, se o público do Rock simplesmente ignorasse...

    As bandas desse movimento emo eram sofríveis. Embora fossem EMOtivas, não havia emoção. Técnica, qualidade, autonomia, etc. inexistiam. Tive uma chance de estar em um festival que tinha, dentre várias atrações (uma delas, Iggy & the Stoogws) o Good Charlotte, uma das principais bandas desse movimento na época. Horrível horrível horrível.

    Essa molecada que quis causar com o Nelson Rubens nada mais era do que garotos mimados demais que achavam que os pais os odiavam, e que simplesmente ignoravam a história do Rock. E que certamente tomavam porrada de punks e de skinheads na Galeria do Rock.

    Em meio a esse cenário musical, eu entrei de cabeça na rádio Kiss FM e pude cada vez mais me deleitar com clássicos e conhecer muita coisa que janais tocaria (e certamente jamais tocou) nas rádios jabazentas: Status Quo, Bad Company, Wishbone Ash, Ten Years After, etc. As outras rádios iam entrando cada vez mais na cova em que eles mesmos cavaram. Dessa vez, não tinham gravadoras dando dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuação da resposta...

      Exatamente, essa cena Emocore era tão insípida e pré-fabricada, que a sua metáfora sobre o que ocorria aos garotinhos que seguiam esse modismo nas dependências da Galeria do Rock de São Paulo, além de ser verdade, espelha bem o caráter insípido do modismo vergonhoso inventado na prancheta de algum marketeiro inescrupuloso e espalhado por seus lacaios, os malditos, "formadores de opinião".

      Sobre a sua estratégia em não fomentar ainda mais a cena ruim ao falar mal dela, sem dúvida que é o antídoto mais eficaz para derrotá-la. Ao citar essa campanha da Coca-Cola em 2018,foi perfeito em sua colocação, concordo com o seu raciocínio.

      Sobre o papel da emissora de rádio, Kiss FM na difusão cultural Rock de São Paulo, você tem razão, mas cabe uma reflexão a parte, que não comentarei aqui para não fugir do espírito de sua reflexão, contudo, oportunamente terei prazer em repercutir contigo, lembre-me disso, futuramente.

      Excluir
  5. Se de um lado o surgimento da Kiss FM foi excelente para mim, por outro lado eu simplesmente ignorava qualquer outra rádio. Pegava asco cada vez mais. Ainda mais quando (diziam que foi a 89) entraram com uma liminar e deixou a Kiss uns 3 dias fora do ar. Cada vez mais sentindo que ia pro espaço, a 89 criou uma vinheta, dizendo que tocava o clássico (Jailbreak do AC/DC ao fundo) e que revelava atuais (não lembro qual era a banda - se Jet, Franz Ferdinand ou outra), mas não deu em nada e passou a tocar músicas de Jovem Pan e Mix FM (estou em dúvida qual das duas rádios eram patrocinadoras do evento mencionado na sua coluna hehehe, mas decerto que era uma das duas kkkk). Hoje dizem que tem 33 anos de Rock, mas isso não nos engana.

    Nessa época cada vez mais surgiam "os novos fulanos" e a maioria sucumbia nessa pressão. E não me chamavam atenção. As vezes a banda era até "legalzinha", mas meu ceticismo impedia de dar um chance. Nessas, eu simplesmente ignorei 1853, Viúva Negra, Baranga, Tomada e tantas bandas legais que surgiram nessa época. Joguei tudo no mesmo caldeirão e deixei passar. Depois de anos, e com a Kiss já ficando esquisita, comecei a correr atrás desse tempo perdido e conhecer as bandas do nosso underground (com os Kurandeiros me conquistando de vez), seja atuais seja os de outrora, das bandas mencionadas nesse parágrafo.

    Desculpe pelos textos gigantescos. Sua coluna me fez refletir numa parte a qual foi muito importante e curiosa para a minha (in)formação musical. Grande abraço, querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuação da resposta...

      Então, essa sua determinação em correr para recuperar o tempo perdido e ao mergulhar de cabeça nas suas pesquisas, e descobrir o mundo do verdadeiro do Rock, infelizmente não é uma regra, mas a exceção. Se todo garoto que começa a ligar-se em música / Rock / cultura, através do bombardeio midiático e rompe com tudo e vai estudar a matéria, ocorresse, nós estaríamos hoje a viver um outro padrão de consciência cultural. Mas infelizmente, muito pelo contrário, vivemos tempos difíceis a digladiarmos diariamente com os tentáculos poderosos dos artífices da anticultura e aí, na proporção, estamos a lutar com estilingues contra ogivas nucleares. No entanto, não podemos esmorecer, mesmo que muito inferiorizados, pois esse lixo todo há de ruir. Não há como sustentar-se por muito tempo, mesmo tendo todo o apoio dos poderosos que dele extraem seus lucros fabulosos e certamente atendem interesses escusos, os mais diversos.

      Fantástico saber que minha crônica despertou-lhe essa verdadeira tese que escreveu, repleta por argumentação sensata e bem embasada. Estou muito feliz por você ter publicado aqui esse comentário tão rico a despertar uma discussão prazerosa e altamente reflexiva. Fica o convite para participar sempre que sentir-se motivado e não furte-se ao direito de postar um texto longo, pois tudo o que escreveu, foi pertinente.

      Grande abraço !!

      Excluir
  6. Fico imaginando o que fariam com o João Gordo se fosse ele ao invés do Nelson Rubens rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre !

      Pois é, com a massa não se brinca e por pouco o citado jornalista não protagonizou uma tragédia ali na Praça. Agora, quanto ao que você imaginou, e a conhecer o temperamento da pessoa por você citada, certamente que o rumo teria sido outro.

      Valeu por ler e participar com comentário !!

      Grande abraço !!

      Excluir
  7. Muito bom Luiz, são momentos que marcam nossa vida de forma até engraçada , onde será que andam esses Emos hoje em dia? Será que estão em outra modinha que a TV impõe para o público em geral? As vezes tenho a impressão que o rock aqui no Brasil está minguando, são poucos os pais que levam seus filhos nos eventos com bandas de rock ou que apresentam um instrumento e músicas que realmente fizeram a história do rock no Brasil, mas fica está reflexão qual será o futuro do rock neste país! Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Prik !

      Exatamente, essa moda foi tão insípida, tão oca, que seus partícipes hoje em dia, devem omitir tal participação e entusiasmo que nutriram nos anos dois mil, de suas próprias biografias pessoais. Mais ou menos como as fãs do Menudo hoje em dia, a ter sua vergonha por terem seguido aqueles chicanos fakes e bregas. Sobre o futuro do Rock, sinto dizer que quanto mais afastamo-nos das raízes, mais ele vai ficando perdido e portanto, sem perspectivas em relação ao futuro...

      Grato pela leitura e participação rica com opinião contundente !

      Grande abraço !!

      Excluir