sábado, 6 de fevereiro de 2021

Resiliência - Por Telma Jábali Barretto

Capacidade dos materiais de resistir, sem romper, quando submetidos a maiores solicitações... e tal termo que era algo conhecido em laboratórios de física, com o tempo, alcançou as conceituações nas relações humanas. Mesmo aqueles que não se dizem consumistas, fomos acostumados a tudo aquilo que quero onde posso adquirir?!...e, prontamente, muitos caminhos para que, também, prontamente sejamos atendidos e... ai, ai, ai ... se não chega na velocidade da ansiedade com a prontidão que nossa vontade seja satisfeita. Atualmente, tudo que mais rápido nos responda e sirva,admiramos e acolhemos porque sacia mecanismos mal- acostumados e, talvez, ‘mimados’ pelas conquistas que a tecnologia propiciou e jaya!!! ótimo mesmo e motivo para festejo!!! mas...deixamos de exercitar muitos e necessários músculos e mecanismos de nosso pacote de competências e habilidades. 

Felizmente, no contexto do “tudo é necessário”(aforismo fundamental e milenar da escola de autorrealização que participamos) há sempre uma contrapartida para que esse equilíbrio aconteça. Para toda urgência, sempre percebemos um movimento igual e contrário, espontâneo e natural, surgindo na direção desse equilíbrio primordial, eixo e fiel da balança da Vida Cósmica que, ela mesma, em Sua Maestria, ensina. Para cada fast food surgem ‘miles’ de ensinamentos gratuitos do passo a passo de comidinhas bem básicas forjadas no tempo e paciência nossa e daqueles que contamos que, também, a tiveram com sol/chuva e tanto mais para trazerem o alimento à nossa mesa (nós que podemos tê-la quando tantos não a tem?!...) e, mais, a infinita rede daqueles que a fizeram chegar a nós.

Tantas dessas mágicas soluções apreciadas por nós são parte de uma malha gigante e maravilhosa que, agraciados por elas, nem sempre percebemos e mesmo agradecemos ou...respeitamos e reverenciamos! Ainda não disponibilizam paciência, perseverança, boa vontade, confiança e até fé via cartão de crédito na internet, e igual... são muitos, centenas e milhares de caminhos oferecidos para que tudo isso seja conquistado. Da mesma forma, existem profissionais que, no cumprimento de seus papéis, para aliviarem a dor daqueles necessitados de tais doses por via artificial, até possam oferecer, com os devidos cuidados das contraindicações, anunciados ou não, levando alívio para tais saídas rápidas que, idem, a Vida em Sua Grandiosa Magnitude e Beleza trará proporcionando ajustes imediatos, mas, convidando, perseverante que é, àquelas que não têm preço quando acessadas no pleno exercício da vontade, deliberação, empenho e contando com a magia do tempo, grande Mestre quem nos concede abertura para irmos além nós mesmos, sendo senhores da própria jornada, única para cada um de nós, desafiando dia a dia a mais um passinho, pondo em prática facetas adormecidas da alma, mais conscientes, sendo, vencendo novas e maiores solicitações rumo ao infinito!!! E vamos lá, seguindo... despertando eternamente!!!

Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora a a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, a colunista nos fala sobre a questão da resiliência, uma ferramenta essencial para enfrentarmos as agruras da vida.

4 comentários: