quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Autobiografia na música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 195 - Por Luiz Domingues

A banda sob panorâmica no palco. Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 do Parque Belém. 9 de julho de 2023. Click, acervo e cortesia: Raquel Calabrez

Cumprido todo o procedimento do "soundcheck", nos recolhemos ao camarim e ali a nossa produtora, Lara Pap, organizou uma surpresa ao Kim Kehl, quando lhe proporcionou uma mini festa de aniversário antecipado, pois não era exatamente o seu dia do natalício, porém, estava bem próxima a data em questão. Clima de descontração e amizade com a qual compartilhamos com os colegas do "Perro Ácido" que foram convidados a comparecer ao nosso camarim e desfrutar do ótimo bolo de chocolate que celebrou da data antecipada para o Kim Kehl.

Eis que a produtora do teatro chegou ao camarim e nos convocou para ingressarmos ao palco. Diante da minha vivência adquirida até esse ponto, a contabilizar longos quarenta e sete anos na música, eu sinceramente não achei ser possível estar presente no teatro um grande contingente, haja vista o horário totalmente insalubre. Convenhamos, show de Rock em um teatro, marcado para um domingo, às 14 horas, foi realmente algo muito fora do comum, a não ser no ambiente de festivais com diversas atrações em tom de maratona. 

Na sequência de fotos: Eu (Luiz Domingues) e Kim Kehl (foto 1). Kim Kehl e Renata "Tata" Martinelli (foto 2). Carlinhos Machado e Renata "Tata" Martinelli (foto 3), Phill Rendeiro e Nelson Ferraresso (foto 4). Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém de São Paulo. 9 de julho de 2023. Clicks (1,2,3 e 5), acervo e cortesia: Raquel Calabrez. Click (foto 4), acervo e cortesia: Dalam Junior

Entretanto, a contrariar a minha visão realista nesse sentido, o fato é que me surpreendi positivamente e mesmo mediante um horário inadequado, com chuva (ainda que bem leve), frio e perspectiva de futebol ao vivo pela TV, houve um significativo público presente ao teatro. Não lotou, mas eu diria que mais da metade das poltronas foram preenchidas e assim, tivemos um calor humano muito bom para tornar o nosso show, animado. 

Sobre o repertório, seguimos a lista que usamos no show anterior que havíamos feito em maio no Instituto Cultural Bolívia Rock, mas efetuamos alguns cortes pontuais, pois desta feita teríamos que compartilhar espaço com a banda "Perro Ácido".

Uma panorâmica da banda no palco. Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém de São Paulo. 9 de julho de 2023. Click, acervo e cortesia: Dalam Junior

Em um ponto estratégico, o Kim falou sobre o patrono desse projeto "Fábrica Rock", André "Pomba" Cagni e o quanto ele foi ativo na produção cultural brasileira e a sua morte trágica nos afetara e trouxe prejuízo para a cena. E a aproveitar o ensejo, falou também sobre o nosso amigo, Ciro Pessoa, que partira em 2020, e inspirara a canção "Viagem Muito Louca" que tocamos em seguida, dedicada aos dois amigos que haviam partido.

Kim Kehl e Renata "Tata" Martinelli em ação. Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém de São Paulo. 9 de julho de 2023. Click, acervo e cortesia: Raquel Calabrez

Já em "Cidade Fantasma", mais uma vez fomos felizes ao estabelecermos um ótimo padrão de dinâmica que só valorizou a intenção Jazz'n' Blues da canção. E a Renata "Tata" Martinelli incrementou ainda mais a atenção ao ser bem performática nessa canção e isso angariou muitos aplausos calorosos e assovios, a denotar que a sua performance gerou frisson.

Na linha de frente: Kim Kehl, o convidado especial, Pedro Zupo, Renata "Tata" Martinelli e Phill Rendeiro. Na retaguar da: eu (Luiz Domingues) e Carlinhos Machado na bateria. Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém de São Paulo. 9 de julho de 2023. Click, acervo e cortesia: Raquel Calabrez

O baterista do "Perro Ácido", Pedro Zupo, que também é cantor, subiu ao palco para cantar a música, "Sou Duro", conosco, como um convidado especial e foi muito boa a sua atuação.

 Com energia, encerramos o nosso show e abrimos o espaço para a apresntação do "Perro Ácido", cujo som bem ao estilo do Hard-Rock oitentista na estética, mas com nítida influência setentista em muitos riffs, me agradou bastante, que os vi em ação pela coxia do teatro. 

A nossa banda a agradecer o bom público presente no teatro. Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém de São Paulo. 9 de julho de 2023. Click, acervo e cortesia: Raquel Calabrez

E assim saímos de lá do teatro com mais que do a sensação do dever cumprido, porém, com o sentimento de satisfação por termos feito uma ótima apresentação em perfeita sincronia energética com a plateia, e também por termos estabelecido um ótimo ambiente com a produção do teatro e igualmente com a banda que dividiu a tarde conosco.

Nos bastidores, tivemos muitas alegrias igualmente, ao atendermos fãs e muitos amigos que foram nos assistir, ou seja, essa apresentação superou em muito as minhas expectativas.

Eu, Luiz Domingues, a tocar em um teatro e a protagonizar um show de Rock bem perto da rua em que morei nos idos de 1971, época da qual ouvia sons incríveis oriundos através do outro lado do muro do meu quintal. Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém de São Paulo. 9 de julho de 2023. Click, acervo e cortesia: Dalam Junior

De volta ao meu carro, ali na rua em que morei no ano de 1971 (eu já havia morado no bairro entre 1960 e 1965, em uma outra casa de uma rua bem próxima dali), mais uma vez pensei na coincidência de ter tocado bem perto de uma residência na qual vivera em tempos remotos, ainda longe de vir a me tornar um músico, mas neste caso em específico, eu já estava a me ligar na música. Quem diria ali em 1971, ao escutar o vazamento de som do meu vizinho com sons incríveis em um volume muito alto, eu faria parte desse mundo, e estaria a protagonizar  um show de Rock, cinquenta e dois anos depois? Pois é, não posso me queixar da vida que tive até aquele ponto, pois ainda que sem o mesmo glamour de meus ídolos, trilhei o mesmo caminho que eles me impeliram a seguir como um autêntico "chamado" e fui feliz por isso. E ali naquele fugaz instante de 2023, os ecos do que eu ouvi em 1971, vindos da casa do vizinho, vieram à tona na minha mente, enquanto dava partida na ignição do meu carro: 

"Eu vou sabotar/top top huh...hoy como vá/mi ritmo/bueno p'a gozar/mulata.. communication breakdown it's always the same... let's me stand next to your fire... podes crer, amizade!"

"São Paulo" (vai sobreviver) (Kim Kehl) - Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém - São Paulo - 9 de julho de 2023. Filmagem: Dalam Junior

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=oXFAjyQULgQ

"Noite de Sábado" (Kim Kehl) - Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0  Parque Bélém - São Paulo - 9 de julho de 2023. Filmagem: Dalam Junior

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=mjeSofysZrE

"A Galera quer Rock" (Kim Kehl) - Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém - São Paulo - 9 de julho de 2023. Filmagem: Lara Pap

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=q_vq32wHCzE

Show na íntegra - Os Kurandeiros na Fábrica de Cultura 4.0 Parque Belém - São Paulo - 9 de julho de 2023. Filmagem: Lara Pap

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=PPqPjCNdjjs

Na última conversa antes de nos despedirmos uns dos outros, o assunto sobre o álbum ao vivo veio à tona. Pelo que foi dito ali, seria o próximo passo a ser dado.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário