domingo, 1 de outubro de 2023

Autobiografia na música - Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada - Capítulo 42 - Por Luiz Domingues

Bem na mesma predisposição de que nos dias então mais atuais de 2022 e 2023, eu tive a felicidade de resgatar materiais raros de diversas bandas das quais eu fui componente, tais oportunidades haveriam de surgir também para outros trabalhos que teoricamente não haveria mais nada para ser resgatado, dada a escassez de material possível ainda a ser encontrado.

Esse é o caso do meu trabalho com Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada, cujo legado com álbum oficial não existe, tampouco uma demo-tape que seja, mas ao menos essa fase da minha carreira a defender a criação de Ciro Pessoa deixou vídeos ao vivo, fotos e portfólio que consegui reunir, a abranger os anos nos quais eu fui componente desse grupo.

E com felicidade, eis que consegui resgatar um material raro, que carece de qualidade de áudio, sim, no entanto, dada a constatação do seu caráter raro, se tornou um pequeno tesouro para eu anexar ao meu museu virtual de carreira e certamente veio a reforçar também o legado de Ciro Pessoa.

Ciro Pessoa nos bastidores do show que fizemos no Sesc Piracicaba em abril de 2014. Click, acervo e cortesia: Kim Kehl

E se falo em legado da parte do Ciro, é com pesar que atualizo para a minha autobiografia o fato que quando eu encerrei o meu relato sobre esse trabalho, apenas elaborei o texto final a agradecer aos companheiros e colaboradores, no entanto, algum tempo depois, o pior aconteceu, quando em 5 de maio de 2020, fragilizado por estar a lutar conta o câncer e consequentemente a contar com baixa imunidade nessa fase, tal quadro clínico o tornou um alvo fácil para a agressiva ação da Covid-19, bem no início da onda de contaminação assustadora.

Em meio ao confinamento, foi com estupefação que eu tomei conhecimento da partida de Ciro, através do jornalismo televisivo. No mesmo instante eu mandei recado aos companheiros que estiveram comigo nesse trabalho e todos estavam muito chocados, naturalmente. 

Por causa das restrições extremas da pandemia, as cerimônias de velório, sepultamento ou cremação estavam restritas a poucos familiares mais próximos e cerimônias essas organizadas mediante um tempo mínimo de duração e mesmo assim, com distanciamento em relação ao ente querido alojado no caixão. Portanto, eu gostaria de ter prestigiado o amigo que partiu em seu último momento físico entre nós, mas isso não foi possível.

Eu (Luiz Domingues) a atuar com Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada, no Teatro Parlapatões de São Paulo em junho de 2014. Click, acervo e cortesia: Birão Ramim

Emiti um recado de condolência para a Isabela Johansen, que apesar de ter se divorciado do Ciro antes mesmo da nossa formação ser extinta e ela houvera sido vocalista da banda, igualmente, certamente que mantinha e manterá um elo eterno com o Ciro através de Antonia Pessoa, a filha que tiveram.

Enfim, mesmo que eu não tivesse tido mais convivência com o Ciro desde 2016, é claro que senti bastante a notícia do seu passamento, e ainda mais da maneira que foi, ceifado pela grande pandemia mundial. 

Por volta de maio de 2023, eu achei um e-mail do Kim Kehl direcionado para todos do grupo, com três arquivos de áudios a conter trechos de um ensaio acústico que havíamos realizado por volta de setembro de 2015, a compor músicas novas e daí, resolvi de imediato utilizar tais áudios para compor três promos e imediatamente os postei em meu canal número três do YouTube.

Faço a seguir uma explanação sobre o material em si.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário