Carlinhos Machado comanda a "selfie", com Osvaldo Vicino e Laert Sarrumor, ao fundo. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen de São Paulo. 7 de abril de 2024. Click, (selfie), acervo e cortesia: Carlinhos Machado.
Em 6 de abril nos reunimos no estúdio Lumen para um ensaio preparatório. A meta foi afinar o arranjo individual de cada um a visar entrarmos em estúdio já no dia seguinte para gravarmos a música: "Astrais Altíssimos" e assim, o time completo fez tal trabalho de apronto, para que no dia seguinte, começássemos a gravar a bateria da música.
Quem diria, que quarenta e oito depois, essa banda teria uma agenda com atividades diárias programadas? Pois é, como teria dito o agente secreto, James Bond: "nunca diga não", a contrariar o radialista, Miguel Vaccaro Neto nessa afirmativa.
Carlinhos Machado a ilustrar o nosso álbum da produção do resgate, mediante a bateria preparada para a gravação com os microfones devidamente ajustados. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 1ª sessão de gravação da música "Astrais Altíssimos". 8 de abril de 2024. Click (selfie), acervo e cortesia: Carlinhos Machado
A sensação boa de que havíamos finalmente acelerado o processo de gravação do resgate como um todo nos deu muita alegria nesses dias. De fato, estávamos a entrar novamente em estúdio sob um pequeno hiato de poucos dias após a última sessão que encerrara a sessão anterior, e esta que definira a voz solo referente a música anterior e já nos colocamos a preparar a produção da próxima.
A nova etapa que iniciamos foi para se gravar a música: "Astrais Altíssimos", ou seja, que maravilha para nós estarmos a empreender tal missão, pois esta fora uma das primeiras músicas que criamos no longínquo ano de 1976, na verdade a se tratar de uma composição que o Laert nos trouxe pronta, fruto da sua imaginação fértil e que tratamos apenas de harmonizar e arranjar, porém, mediante os nossos parcos recursos técnicos daquela ocasião, devo salientar.
Danilo Gomes Santos a prover os últimos ajustes nos microfones. Estávamos prestes a iniciar a gravação de "Astrais Altíssimos". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 1ª sessão de gravação. 8 de abril de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Para o arranjo, estava previsto um início a simular ao máximo o Pop-Rock cinquentista com acento "Rn'B" e com um certo toque "Rockabilly" e na parte B, da canção, a execução do Rock'n' Roll clássico de inspiração cinquentista, porém com a feição dos anos setenta, ou seja, a sonoridade bem próxima de bandas britânicas tais como o "Slade" e o "Status Quo", primordialmente.
Bem, a gravação da bateria transcorreu de uma forma muita rápida, eficaz e com ótima performance do Carlinhos Machado, que muito acostumado a tocar tal sonoridade com Os Kurandeiros e outras bandas pelas quais atuou e atuava nessa época, criou uma linha de bateria muito boa.
Além do timbre excelente que obteve graças ao apoio do técnico de áudio, Danilo Gomes Santos, eis que a sua criação de linha foi muito boa. Por exemplo, em um momento da música onde se observa uma queda brusca da dinâmica, a sua criação de uma batida tribal no surdo da bateria, ficou tão sutil e precisa que arrebatou elogios de todos, principalmente do Danilo Gomes Santos, que se impressionou com tal criação. Evidentemente que eu me incluo nesse rol dos que apreciaram a criação do colega e amigo.
Com a banda completa a preparar a guia e gravação da bateria de "Astrais Altíssimos". No comando da "selfie", Carlinhos Machado. Atrás dele, Wilton Rentero, Osvaldo Vicino e Laert Sarrumor, além de Danilo Gomes Santos sentado em frente à mesa de mixagem. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 1ª sessão. 8 de abril de 2024. Click (selfie), acervo e cortesia: Carlinhos Machado
Com a feliz rapidez observada na primeira tarefa dessa produção, sobrara tempo na sessão e eu me prontifiquei a gravar o baixo de pronto, logo a seguir.
Bastidores da gravação da música "Astrais Altíssimos" - 1ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo. 8 de abril de 2024. Filmagem e cortesia: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/lTuIX8Bmtac
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário