segunda-feira, 15 de julho de 2024

Autobiografia na música - Patrulha do Espaço - Capítulo 360 - Por Luiz Domingues

A formação chronophágica completa no enquadramento. Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho de São Paulo. 7 de junho de 2024. Click, acervo e cortesia: Dalam Junior

Na reta final do espetáculo, deixamos para tocar os dois temas progressivos desse álbum. Nos ensaios, tais canções nos deram mais trabalho, apesar do bom preparo individual que cada um trouxe de casa em termos de preparação prévia, fruto desse esforço ocorrido na semana anterior, no entanto, sabíamos que para tocarmos corretamente, ajustes precisariam ser feitos no campo coletivo para que ambas soassem com a máxima perfeição. 

No caso de "Sendas Astrais", a nossa dificuldade maior residira em decorar o mapa, pois tal peça também foi arranjada mediante marcações não convencionais. Erramos nesse quesito nos ensaios, todavia a executamos com um bom nível no show. 

É fato, erramos uma marcação no espetáculo, mas eu não vou apontar abertamente aqui, aonde foi que falhamos exatamente. Deixo o enigma para o leitor/ouvinte descobrir ao comparar com a gravação oficial do disco. Só revelo uma pista: erramos em algum ponto após a conclusão do primeiro solo.

Da esquerda para a direita, nas duas fotos: eu (Luiz Domingues), Rolando Castello Junior, Marcello Schevano e Rodrigo Hid aos teclados. Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho de São Paulo. 7 de junho de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Osvaldo Vicino

Mas no cômputo geral, foi uma performance muito boa para uma música que tocamos pouco no início dos anos 2000, e que eu me lembre, foram poucas exibições que efetuamos dessa canção e nesse caso, restritas ao ano de 2001, e apenas mais uma vez no show de lançamento do álbum em 2003.

"Sendas astrais" - Sesc Belenzinho-SP - 7 de junho de 2024 - Captura de áudio, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/ZQ0UO6w-SqQ

A seguir, enfim tocamos "Terra de Minerais", após um longo hiato de vinte anos, desde que a nossa formação encerrou as suas atividades. Tal canção em específico, antes mesmo de ter sido gravada e lançada em disco, já fazia parte do repertório e fazia um sucesso enorme em todos os shows.

Foto 1: Marcello Schevano. Foto 2: Eu (Luiz Domingues) em ação. Foto 3: Rodrigo Hid aos teclados. Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho de São Paulo. 7 de junho de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Wilton Rentero

Tema progressivo, a seguir a velha cartilha do Prog-Rock setentista, trata-se de um tema cheio de partes, convenções complexas, vocais onomatopaicos, desaceleração e aumento de andamento, lindos solos e linhas sofisticadas de cada instrumento. Lembro-me bem o prazer que eu tinha de tocá-la ao vivo e como o Marcello Schevano bem observou nos ensaios que fizemos, nós atingimos um grau de excelência musical no início dos anos dois mil que nos permitia tocar esse tema pleno de complexidade, de olhos fechados, literalmente, pela constante execução feita noite após noite ao longo das extensivas turnês que realizamos nessa época. 

Não seria igual desta feita pelas circunstâncias, mas pelo que constatamos nos ensaios, sairia dignamente. E assim ocorreu, ao nos deixar muito felizes e ao mesmo tempo nostálgicos, pois esse tema, entre tantos, nos dera muitas alegrias no auge de nossa formação.   

"Terra de Minerais" - Sesc Belenzinho-SP - 7 de junho de 2024 - Captura de áudio, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/TAVyuCnQNdE  

A recepção calorosa do publico se misturou ao sentimento de dever cumprido e também à nostalgia de termos tocado este tema do qual gostávamos muito com enorme constância nos idos de 2001 a 2004. E também pela sensação de termos tocado o disco na íntegra, com muita desenvoltura, a presentear os nossos fãs com uma exibição única, rara e muito especial para todos.

Mas ainda haveria um número final para fecharmos o espetáculo, definitivamente. 

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário