quarta-feira, 31 de julho de 2024

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 138 - Por Luiz Domingues

Eis Wilton Rentero a gravar o som do "ukulele", para a guia, ou seja, o detalhe acústico de base para a música: "Desprogramação", um tema essencialmente versado pelo estilo Folk-Rock. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 6 de maio de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Marcamos um ensaio geral para o dia 5 de maio no estúdio Lumen, pois além da necessidade de preparar a música, "Desprogramação", para começar a ser gravada no dia seguinte, havia a perspectiva de mais um show para o Boca do Céu em vista, a nos ceder mais uma vez a oportunidade de abrir Os Kurandeiros. Tal show estava marcado para acontecer no interior da loja de discos "Woodstock" e assim usamos esse ensaio com a banda completa para as duas missões, ou seja, nos preparar para gravar "Desprogramação" no estúdio Prismathias a partir do dia seguinte, 6 de maio e organizar a banda para o apontamento do dia 18.

Acima o cartaz do show que estava marcado para acontecer no dia 18 de maio de 2024 na loja Woodstock, no centro de São Paulo e abaixo, uma foto de confraternização pós-ensaio no estúdio Lumen de São Paulo. 5 de maio de 2024. Arte do cartaz: Marcinha Oliveira. Foto: Acervo e cortesia: Osvaldo Vicino. Click: Mara

Chegamos ao estúdio Prismathias bem motivados. Se já tínhamos lançado a canção "1969" em 2023, e neste ano de 2024, gravado mais duas canções: "Rock do Cometa" e "Astrais Altíssimos", neste caso a faltar apenas alguns detalhes para mixar e masterizá-las, a ideia de estarmos a partir para a gravação de mais uma música, nos deu uma grande sensação de satisfação pela obviedade de constatarmos que o projeto do "resgate" estava a todo vapor.

Então, eis que nos reunimos no dia 6 de maio de 2024 nas dependências do estúdio Prismathias para a 1ª sessão de gravação da música: "Desprogramação", um Folk-Rock com toda a feição daquela movimentação contracultural maravilhosa da qual nos encantáramos no decorrer da primeira fase da banda ocorrida nos anos setenta, ou seja, a se pensar exclusivamente na minha percepção pessoal, gravar essa música equivaleu a entrar na tela do cine Bijou entre 1976 e 1978, época na qual o frequentei assiduamente e interagir dentro celuloide do filme: "Alice's Restaurant" do Arlo Guthrie. E a se pensar no Brasil, exclusivamente, seria como se a nossa música fosse do repertório de bandas como: "Flying Banana", "Bendengó" ou "Papa Poluição" e se houvesse um clipe, certamente teria sido com cenários e ilustrações assinados pelo Juarez Machado lá por 1974, 1975.

Carlinhos Machado a gravar a bateria da música "Desprogramação". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 6 de maio de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Com o nosso time incompleto, pois o Laert não pode participar da guia inicial, começamos a preparar a guia e consequente gravação da bateria de "Desprogramação". O Carlinhos criou uma linha super delicada a evocar as raízes do Jazz'n' Blues de New Orleans e isso tinha tudo a ver com o Folk-Rock que evocávamos nas suas tradições sessentistas, na medida em que tal vertente bebera na fonte do Blues e com pitadas de Jazz por esse viés da Louisiana, desde sempre.

Nesses termos, as sutilezas imprimidas na linha de condução da caixa e do chimbal, ficaram riquíssimas a nos animar muito. E também o timbre da bateria como todo na captura nos agradou de uma forma que tivemos a certeza de que as frequências graves dos tambores ficaram bem naquela predisposição de gravações setentistas que adorávamos e esse era o espírito exato do resgate, ou seja, gravar o nosso som exatamente como sonháramos gravar nos anos setenta, espelhando-nos nos discos de nossos ídolos.

Carlinhos logo no começo da sessão a preparar a bateria para a missão. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 6 de maio de 2024. Clicks e acervo: Luiz Domingues

Encerrada essa fase da bateria e ao verificarmos que sobrara um tempo, fomos de imediato produzir a gravação do baixo oficial da canção. Neste caso, eu optei por usar novamente o som do Fender Jazz Bass a imprimir aquele grave deveras aveludado, que julguei ser mais conveniente para essa canção.

Outro detalhe importante, foi que nos ensaios, geralmente a acumular a função de cantar e assim suprir a ausência do Laert muitas vezes dada a constatação de que ele não morava mais em São Paulo e consequentemente a sua presença não poderia ser constante, eu imprimira uma linha de baixo bem mais simples do que tencionava gravar. A usar a marcação clássica para Folk-Rock ou Country-Rock, isto é, a se tratar do uso de marcação no tempo forte na nota dominante e com a resposta na sua respectiva quinta acima ou quarta abaixo, é claro que tal marcação, ainda que bem simples é bonita por natureza e bem tradicional para tais estilos, no entanto, eu planejara também usar frases com maior complexidade nas resoluções de módulos e assim enriquecer a canção, bem ao estilo de muitas músicas de grupos como "CSNY", "Manassas" e até mesmo o "The Flying Burritos Brothers".   

Eu (Luiz Domingues) a gravar o baixo da música "Desprogramação". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 6 de maio de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah") 

Finalizada a gravação, ficamos felizes por termos otimizado bem o tempo, ao já garantirmos a bateria e o baixo da música na primeira sessão. Dessa forma, ficou aberto o caminho para gravarmos as bases das demais cordas no dia seguinte e nessa música, teríamos a boa nova de incluirmos três instrumentos acústicos, além das guitarras e assim, deixar a feição da canção super enriquecida no sentido de honrar todas as tradições do Folk-Rock.

"Desprogramação" - 1ª sessão de gravação (bateria) -  Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/p61l-1cc4sQ

"Desprogramação" - 1ª sessão de gravação (bateria) -  Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues

Eis o link para ver no YouTube:
https://youtu.be/O8M9YHGRrZQ

"Desprogramação" - 1ª sessão de gravação (baixo) -  Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/QdkuOKuvjHw?feature=share

"Desprogramação" - 1ª sessão de gravação (baixo) -  Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Osvaldo Vicino

Eis o link para ver no YouTube:
https://youtube.com/shorts/raqbgCiLauU?feature=share

"Desprogramação" - 1ª sessão de gravação (guia) -  Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/U1yp_JoY4ic

Primeira sessão muito proveitosa para gravarmos a canção "Desprogramação". Da esquerda para a direita ao encerramento do trabalho na primeira sessão: Carlinhos Machado, Osvaldo Vicino, eu (Luiz Domingues), Danilo Gomes Santos e Wilton Rentero. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 6 de maio de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário