Já no dia seguinte, 7 de maio de 2024, voltamos ao estúdio Prismathias de São Paulo e desta feita, a planificação previra a gravação dos instrumentos de cordas acústicas responsáveis pela base harmônica da música: "Desprogramação". E neste caso, nós havíamos resolvido deixar esse tema versado pelo teor Folk-Rock, ao máximo fidedigno com as suas tradições dentro da campo da música rural do sul dos Estados Unidos, principalmente sob o viés da movimentação contracultural e Rocker dos anos sessenta.
Portanto, achamos por bem que a base contivesse o mínimo de guitarra na sua composição harmônica e portanto, a deixar que tal função fosse cumprida mais incisivamente pelo violão folk e pelo ukulele, todavia, tal arranjo teria mais um adendo como complemento.
Dessa forma, Wilton levou consigo dois ukuleles de alturas diferentes de escala. O primeiro deles a se tratar do modelo "soprano", naturalmente mais agudo como sugere o seu nome e o outro instrumento, chamado pelo seu alcance: ''concerto", sob frequência mais médio-grave. Dessa forma, objetivo foi testar as duas opções que nós pudéssemos escolher coletivamente o mais adequado para a música. Os dois ficaram bonitos, mas por aclamação, escolhemos a versão feita pelo modelo "soprano".
Wilton Rentero a gravar o solo de guitarra na primeira foto e na foto posterior, ei-lo a se preparar para gravar o banjo. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 7 de maio de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Carlinhos Machado
O arsenal eletroacústico usado por Wilton Rentero para gravar "Desprogramação". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 6 de maio de 2024. Click e a cervo: Luiz Domingues
O banjo e o solo de guitarra também foram feitos na 3ª sessão de gravação de "Desprogramação". Isso ocorreu igualmente no dia 9 de maio de 2024.
O solo criado pelo Wilton se mostrou melódico ao extremo, delicado e super condizente com o espírito da canção e assim, nós mantivemos um equilíbrio perfeito entre a eletricidade e o acústico, com cordas muito bem engendradas para emoldurar essa bela peça concebida pelo Laert Sarrumor, lá atrás nos anos setenta, para ser um tema Folk-Rock à altura das músicas que adorávamos, compostas por ídolos nossos.
Isso porque além de tudo o que já havíamos planejado, o Wilton propôs o uso do banjo, a ser usado de forma bem dedilhada para essa canção. Portanto, teríamos o adendo pontual do banjo para deixar tal tema ainda mais próximo da raiz do folk, isto é, ao sabor do "bluegrass" genuíno e isso haveria de ficar sensacional.
Osvaldo Vicino a gravar a sua guitarra base cheia de estilo "havaiano". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 7 de maio de 2024. Click, acervo e cortesia: Carlinhos Machado
A terceira sessão foi marcada para ocorrer na mesma semana e assim, no embalo do trabalho a avançar rapidamente, eis que gravamos inicialmente o violão Folk conduzido pelo Osvaldo, no dia 9 de maio de 2024.
Osvaldo Vicino a se preparar para gravar o violão Folk. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 9 de maio de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Mas apesar de toda essa intenção para a música soar acústica na sua essência, houve sim uma intervenção de guitarra elétrica na base e esta foi acrescida pelo Osvaldo Vicino, que teve a boa ideia de criar um arranjo a fazer uso do trêmulo e dessa forma a ser realçado em pontos estratégicos dos compassos. Tal detalhe se tornou um atrativo para se adequar de uma forma delicada para com o arranjo geral, sem conflitar com os diversos instrumentos acústicos anteriormente gravados.
Danilo Gomes Santos a preparar os microfones para captar o violão folk que seria gravado por Osvaldo Vicino. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 9 de maio de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
E nesse mesmo dia ele arrematou a sua colaboração, ao gravar com o violão folk a base da música inteira e assim, tratou de "passar o cimento" na harmonia e somar com o ukelele, ao nos proporcionar obter uma autêntica ambientação folk para sedimentar a canção.
"Desprogramação" - 2ª sessão de gravação (banjo) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Osvaldo Vicino
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/i83afb6MwWk?feature=share
"Desprogramação" - 2ª sessão de gravação (banjo) - Vídeo 2 - Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Osvaldo Vicino
Eis o link para ver no YouTube:
https://youtube.com/shorts/4HN4_pqXMn4?feature=share
"Desprogramação" - 2ª sessão de gravação (ukulele) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Osvaldo Vicino
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/R-xbN-9Asc0
"Desprogramação" - 2ª sessão de gravação (ukulele) - vídeo 2 - Estúdio Prismathias de São Paulo - 6 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Osvaldo Vicino
Eis o link para ver no YouTube:
https://youtu.be/q42ySIJMMUM
10) "Desprogramação" - Audição na sala técnica - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Carlinhos Machado
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/nXXBEohW5H0
"Desprogramação" - Gravação violão Folk - (vídeo 1) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/NMdzid85uQ4
"Desprogramação" - Gravação violão Folk (vídeo 2) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/UzrY_--ph3I
"Desprogramação" - Gravação violão Folk (vídeo 3) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/6NrJBThVDu0
"Desprogramação" - Gravação violão Folk (vídeo 4) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/256VPB1_Wv0
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/hlK0eGabf_g
"Desprogramação" - Gravação guitarra (Osvaldo) Vídeo 2 - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/sz7dOvPhsCQ
"Desprogramação" - Gravação guitarra (Osvaldo) Vídeo 3 - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/4sxdkCoKjy8
"Desprogramação" - Gravação percussão (queixada) (Carlinhos) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
https://youtu.be/BLi4_DgsxKM
"Desprogramação" - Gravação guitarra (Osvaldo) (vídeo 4) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/I79QMebetCc
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/nWSFmyfS
"Desprogramação" - Gravação percussão (sino/triângulo) Carlinhos - (vídeo 3) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/iT_57AxDyd
"Desprogramação" - Gravação guitarra (Osvaldo) - (vídeo 5 ) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/9GlXXQY1
"Desprogramação" - Gravação guitarra (Osvaldo) - (vídeo 6 ) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/9bXdEchJx
"Desprogramação" - Gravação guitarra (Osvaldo) - (vídeo 7 ) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/Bf3bBWwGl
"Desprogramação" - Gravação guitarra (Osvaldo) - (vídeo 8 ) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/UUVsYGeQ
"Desprogramação" - Gravação percussão (queixada) Carlinhos - (vídeo 3) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/n8H5ZjhN
"Desprogramação" - Gravação percussão (queixada) Carlinhos - (vídeo 4) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/oINt9gBoW
"Desprogramação" - Gravação percussão (queixada) Carlinhos - (vídeo 5) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/1qXs9VK5U
"Desprogramação" - Gravação percussão (queixada) Carlinhos - (vídeo 6) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/_J9eZUQTp
"Desprogramação" - Gravação percussão (sino/triângulo) Carlinhos - (vídeo 7) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/w3IvUCovy
"Desprogramação" - Gravação percussão (queixada) Carlinhos - (vídeo 8) - 3ª sessão - Estúdio Prismathias de São Paulo - 9 de maio de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtube.com/shorts/Qk6X6VF7-9
Carlinhos Machado a gravar a "queixada" na foto 1, e na foto 2, a usar o tradicional triângulo para obter uma nota a simular um sino. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 9 de maio de 2024. Clicks e acervo: Luiz Domingues.
Para arrematar a sessão com pleno êxito, o Carlinhos gravou dois detalhes de percussão que concebeu e ideia essa que nos sugeriu, a se mostrar felicíssima no sentido de que ficaram incrivelmente bem colocadas e ricas na sua concepção pontual de brilhar nos momentos estrategicamente bem escolhidos para atuar.
Dessa forma, ele usou uma "queixada" para criar um efeito incrível em um momento de pausa, a gerar uma surpreendente intervenção. E em um outro determinado ponto, usou o tradicional triângulo, instrumento usado na famosa formação do clássico trio nordestino de forró/baião/xaxado, mas neste caso da nossa gravação, com o intuito de obter um singelo som de sino, emitido como uma única nota a ressoar de forma singela, como se fosse um sino ritual, usado principalmente em cerimônias de religiões orientais. Ideia brilhante e que acrescentou bastante.
Carlinhos Machado a gravar a queixada sob a perspectiva de uma captura com dois microfones a produzir pelo movimento do corpo, o efeito do "pan", ou seja, uma nada ortodoxa maneira de se gravar em "stereo natural", digamos assim. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 9 de maio de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Quando o Carlinhos Machado foi gravar o som da "queixada", eis que o técnico, Danilo Gomes Santos, nos sugeriu uma ideia inusitada. Por que não fazer com que o efeito desse instrumento de percussão tão peculiar não fosse alojado sob o efeito do "pan?"
Imediatamente eu imaginei que a proposta fosse usar a metodologia tradicional, ou seja, o Carlinhos gravaria normalmente e o sinal gravado seria colocado sob a versão panorâmica do stereo ao se pilotar o efeito da mudança de lados através do potenciômetro da mesa de mixagem que gravara o sinal do instrumento. Foi quando ele montou dois microfones na sala de gravação e instruiu o Carlinhos a dar o ataque no instrumento e gradativamente virar o próprio eixo do seu corpo a aproximar a ressonância do instrumento para ser captada pelo microfone posicionado na outra extremidade.
Na "selfie" comandada pelo Carlinhos Machado, eis a minha (Luiz Domingues), presença ao fundo a conversar com Wilton Rentero. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 9 de maio de 2024. Click (selfie), acervo e cortesia: Carlinhos Machado
Em suma, foi uma ideia incrivelmente simples, porém altamente funcional, da qual eu nunca havia visto ser feita na prática em gravações anteriores das quais participei. Viver e aprender como versava a velha canção interpretada pela Elis Regina. Pois é.
E claro, o resultado sonoro dessa inusitada ideia levantada pelo Danilo foi aclamado por todos, quando ouvimos o resultado na sala da técnica, pois o "stereo anatômico humano", criou um efeito de "pan", absolutamente perfeito e por conseguinte a ilustrar muito a música.
Fechada essa sessão, resolvemos aguardar para agendar a próxima sessão mediante a oportunidade que o Laert estivesse disponível para gravar a voz solo, porém, isso só veio a se concretizar alguns dias depois.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário