quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 142 - Por Luiz Domingues

Danilo Gomes Santos prepara o posicionamento dos microfones para a captura da bateria, enquanto Carlinhos Machado ajusta as suas respectivas peças. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 1ª sessão de "Serena". 15 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues

Dia da guia primordial e gravação da bateria para a música "Serena", a data de 15 de julho de 2024, entrou para a história da banda como mais uma importante marca em tempos de resgate, no sentido de que a música "Serena" foi uma das primeiras canções surgidas em meio ao esforço inicial de criação de repertório, para dar substância à então iniciante carreira do Boca do Céu em seus primórdios de 1976.

Chegamos, portanto, muito entusiasmados às dependências do estúdio Prismathias de São Paulo, com a certeza de que gravar "Serena" haveria de ser mais do que um bom passo para concretizar o resgate, mas certamente, algo emocionante por esse fator que eu citei no parágrafo anterior. 

Já acostumados com o estúdio e com o estilo de trabalho de seu bom técnico, Danilo Gomes Santos, tais fatores por si só foram alvissareiros em princípio, mas eu percebi um elemento a mais, a despertar a minha atenção de uma forma muito positiva, quando senti nitidamente que Osvaldo Vicino e Wilton Rentero, os nossos guitarristas e que eram bem inexperientes em termos de estúdio quando fomos gravar a música "1969" em 2023, haviam avançado muito e no alto da quinta música em trabalho de gravação, no caso de "Serena", já ficara nítido o quanto haviam crescido em meio ao tempo decorrido e dentro desses trabalhos acumulados. Portanto, com a muito superior adequação de ambos aos esforços empreendidos, isso se somou em termos de qualidade para se agilizar ainda mais o trabalho. 

Osvaldo Vicino e Wilton Rentero na recepção do estúdio. Boca do Céu no Estúdio Prismathias de São Paulo. 1ª sessão de "Serena". 15 de julho de 2024. Acervo e cortesia: Luiz Domingues

Um outro aspecto, dada a constatação de que no arranjo final a música se sofisticara em demasia, eu sugeri que a guia fosse montada previamente, para facilitar ao máximo a gravação da bateria a posteriori, com a completa independência do Carlinhos Machado para escolher a melhor monitoração possível para o seu fone de ouvido e até a dispensar eventualmente, se assim o desejasse, o uso do metrônomo, pois a nossa base de guitarras, baixo e voz estaria rigorosamente dentro do padrão do "bpm" sugerido, mediante a certeza de que nós gravaríamos a usar o click de uma forma perfeita.

A preparar a guia da música "Serena", da esquerda para a direita na sala de gravação: eu (Luiz Domingues), Osvaldo Vicino, Laert Sarrumor e Wilton Rentero. 1ª sessão de "Serena". 15 de julho de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Ficou uma dúvida generalizada sobre a eficácia dessa metodologia, no sentido que perderíamos tempo para gravar a guia previamente, e esse tempo gasto, supostamente teria sido otimizado com o Carlinhos Machado a gravar conjuntamente. No entanto, ao insistirmos na metodologia proposta, acredito que foi o melhor acerto que tivemos, pois gravamos a guia sob o perfeito padrão de andamento e quando o Carlinhos foi gravar a sua parte oficialmente, o conforto que teve foi tão grande que a sua participação foi registrada com uma tomada apenas e a nos deixar muito satisfeitos com a performance dele.

Carlinhos Machado a gravar a sua participação. 1ª sessão de "Serena". 15 de julho de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")Carlinho

Mediante um som de captura absolutamente estimulante, ficamos muito contentes com o resultado inicial que obtivemos nessa primeira sessão. Com um som robusto de tambores, incluso o bumbo nesse porte que ali ouvimos, tal sonoridade já nos deu a certeza que a somatória dos demais instrumentos em meio a uma bateria tão encorpada, estabeleceu uma perspectiva maravilhosa da qual nós muito nos animamos nesse instante.

Na primeira foto, a turma da guia preparada parta gravar. Foto 2: Carlinhos Machado a gravar. Foto 3: Eu (Luiz Domingues) e Osvaldo Vicino a preparar a guia. Foto 4: Carlinhos Machado a gravar. Foto 5: Laert Sarrumor, Osvaldo Vicino, Wilton Rentero e Carlinhos Machado a conversar na sala da técnica. Foto 6:  Wilton Rentero a preparar a sua guitarra. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 1ª sessão de "Serena". 15 de julho de 2024. Fotos 1, 3, 4, 5 e 6: click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah"). Foto 2: click e acervo: Luiz Domingues

1) "Serena" - 1ª sessão - Bateria - 15 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues

Eis o vídeo para assistir no YouTube:
https://youtu.be/42LXEMQazYM 

2) "Serena" - 1ª sessão - Bateria (vídeo 2) - 15 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues

Eis o vídeo para assistir no YouTube:
https://youtu.be/fLnrgobTHTE 

3) "Serena" - 1ª sessão - Bateria (vídeo 3) - 15 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues

Eis o vídeo para assistir no YouTube:
https://youtu.be/qGvLhYgkkgU 

No dia seguinte, abrimos a sessão com a gravação do baixo.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário