quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Autobiografia na música - Língua de Trapo - Capítulo 145 - Por Luiz Domingues

"Circular 46" vem a seguir, a se tratar de mais uma música calcada na sonoridade da MPB antiga. Com formato de samba bem típico dos anos vinte e trinta do século passado, somente não soa exatamente fidedigna pelo aspecto "retrô" no seu áudio de uma maneira integral, pela presença do piano elétrico comandado pelo ótimo Celso Mojola e pelo meu baixo, que além de ser elétrico, era algo que gerava até discussões internas na banda a se considerar a inclusão do baixo acústico tradicional na formação fixa da banda.

"Circular 46" - Demo Tape de 1980

Eis o link para assistir no YouTube:

https://youtu.be/PwtCKbKlXlk

Mais uma composição de Guca Domenico e Carlos Melo, de fato a se caracterizar como a zona de conforto para ambos, que sempre foi inspirada pelo cancioneiro da mpb da velha guarda, essa peça privilegia tal estética. No quesito da sua letra, a sua formulação se mostra ortodoxa de forma proposital para gerar os contrastes devidos a fim de provocar o humor. Inclusive na pronúncia forçada de certas palavras a exagerar na dicção, exatamente como os cantores dessa fase da MPB vinte-trintista executavam nas suas gravações. 

A letra trata de uma sátira de costumes a brincar com os maneirismos antigos e ao mesmo tempo, alfinetar as mazelas sociais amplificadas pelo descaso das autoridades de então, nitidamente preocupadas em privilegiar as camadas mais altas da sociedade em detrimento da grande massa carente a viver com muitas dificuldades. 

Na parte musical em si, gosto bastante da mixagem estabelecida, que dentro da realidade de uma demo tape gravada com parcos recursos, surpreende pelo seu resultado final bastante aceitável, bem entendido, para o padrão de demo-tape gravada ao final dos anos setenta, em um estúdio não muito preparado adequadamente e sob poucos canais disponíveis.

O som do baixo seguiu a timbragem das outras músicas que gravei nessa mesma fita e mais uma vez surpreende em determinados trechos. E destaco o timbre do piano elétrico a se mostrar bem agradável.

Laert Sarrumor a interpretou, mas há uma divertida inserção do Carlos Melo ao final.

"Vampiro S.A." - Demo Tape de 1980

Eis o link para assistir no YouTube:

https://youtu.be/QvRcD2NdQVU

E para encerrar a análise, a faixa "Vampiro S.A." tem como estilo musical o Heavy-Metal e note o leitor que em 1980 esse estilo, a se constituir de um derivado da corrente do Hard-Rock, nem era celebrado de uma forma definitiva e assim, pensávamos na canção como um tema a seguir o estilo do "Rock Pesado" ou como se costumava falar a respeito de peças mais radicais dentro do espectro do Hard-Rock, seria então ao se usar um termo da época: "pauleira".

A letra da música é uma das mais hilárias criadas pelo Laert Sarrumor a usar a literatura gótica de terror para satirizar a figura dos sanguessugas que drenam o sangue das pessoas humildes, geralmente as figuras execráveis e hipócritas que se colocam como pessoas de bem, com valores religiosos e a cultuar a integridade da família como núcleo base da sociedade, mas que na prática, se portam como os vampiros a sugar o sangue do povo.

Essa música se tornou icônica para o Língua de Trapo doravante e de fato, a sua interpretação ao vivo evocava uma mistura de atmosfera de Heavy-Metal com literatura gótica de terror, com o Laert a interpretá-la trajado como o conde Drácula e a ter como apoio, a genial atuação do ator Paulo Elias Zaidan, outro saudoso amigo, a interpretar um anão corcunda (Igor), como o seu assistente lacaio.

Nessa gravação da demo, o uso excessivo do pedal fuzz ficou sujo em demasia e a atuação do trio base, baixo/bateria/guitarra é simplória e não convence como uma peça de Rock pesado propriamente dita. Tempos depois a banda gravou essa faixa de uma maneira melhor, é bem verdade.

Bem, essas foram as músicas extras que enfim resgatei em 2025 e agradeço muito ao Laert Sarrumor por esse oferecimento. Abaixo, deixo as outras faixas repetidas em relação às que já havia garantido em 2022.

"Romance em Peruíbe" - Demo Tape de 1980

Eis o link para assistir no YouTube:

https://youtu.be/GmXIrmIfLtg

"Tragédia gramatical" - Demo Tape de 1980

Eis o link para assistir no YouTube:

https://youtu.be/3L4Xln6GjTk

Resta acrescentar que a capa da fita K7 a conter a demo-tape de 1980 e reformulada em 1981, foi criação de Cassiano Roda, um grande colaborador da banda do início das suas atividades.

E mais um dado: a única música que eu não coloquei juntamente no meu canal 1 do YouTube, a respeito desse resgate de 2025, foi "A Vingança do Hipocondríaco", não repetida nessa versão da demo-tape, exatamente por ter sido suprimida na sua versão de 1981. Nesse caso, o leitor e fã do Língua de Trapo a encontra no meu canal 3 do YouTube, além do meu Blog 3. 

Boa surpresa a reforçar o meu museu virtual, esse adendo de 2025 muito me agradou. Fico na expectativa de ter mais boas surpresas  sobre o Língua de Trapo no futuro, quando das minhas duas passagens pela sua formação, entre os anos setenta e oitenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário