quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ruídos que Antecedem Acontecimentos - Por Luiz Domingues



Quando se está a começar a interagir com o mundo, uma fator é ponto pacífico: tudo gera estupefação no pequeno ser que a tudo observa e nada entende. 
 
No entanto, não demora muito para que as associações comecem a serem estabelecidas e assim a dar início à grande aventura semiótica do novo humano que começa a entender a mecânica da vida propriamente dita.
 
E claro que as sensações advindas dos cinco sentidos básicos mantém o fator preponderante nesse aprendizado. Pensando no aspecto da audição, todos os ruídos chamam-nos a atenção e dessa forma, rapidamente passamos a animar ou desanimarmo-nos ante previsões que aprendemos a estabelecer. 
 
Como por exemplo, os ruídos típicos que advém da cozinha, quando pressentimos que rapidamente após ouvirmos tais sons emitidos a partir deste cômodo da cada, eis que alguém, geralmente a mamãe, vai trazer-nos a mamadeira, ou a papinha e isso é bom demais, naturalmente.
Mas as percepções auditivas vão muito além.

Todos os barulhos produzidos pelos adultos na casa são códigos importantíssimos que vamos a absorver com voracidade e engraçado, quando crescemos e observarmos os bebês, a nossa visão como adulto muda e esquecemo-nos de como era essa percepção em sua totalidade, como se apagássemos tais registros e certamente os psicólogos infantis e talvez até os antropólogos tenham teorias bem embasadas para explicar tal fenômeno. 
 
Pois quando olhamos para os bebês, tendemos a imaginar o que passa-lhes pela cabeça naqueles meses iniciais que vivem sob um torpor irracional, movido a instintos e sensações difusas sobre a existência, mas esquecemo-nos completamente de nuances que nos foram enriquecedoras nesse mesmo processo, quando as vivenciamos.
O “ring” do telefone, que logo associamos a algo importante, visto a atenção e muitas vezes preocupação com a qual os adultos expressam em seus semblantes quando falam no tal aparelhinho, mesmo caso de como muitas vezes ficam sérios diante de rádio e TV, e logo associamos que tais máquinas trazem consigo, preocupações, ao verificarmos os adultos com seriedade, a prestarem atenção neles. 
 
E claro, como tais aparelhos também os fazem rir e entoar sons chamativos que em breve saberemos tratar-se de algo conhecido como: música.
E o choro... que para nós enquanto bebês, representa o ato supremo de uma reclamação e pode ser por qualquer motivação, incluso as mais pueris, mas quando vemos um adulto a chorar, parece algo muito mais profundo que uma contrariedade efêmera, sendo contudo algo que denota seriedade e nesse caso, não adianta... são aspectos que só iremos compreender bem mais para a frente.

Há a questão da campainha residencial e quase sempre após esse som súbito e irritante pelo susto proporcionado, vem uma novidade. Pessoas diferentes que chegam, mais barulho, risadas... ou não necessariamente, pois há ocasiões em que nada acontece aparentemente e só daqui a alguns meses você vai entender que o carteiro vem sistematicamente à sua casa para entregar boletos bancários ou o medidor da companhia de energia elétrica precisa fazer o seu trabalho no relógio de consumo da sua casa.
O barulho do chuveiro é algo interessante, mas não mais que o vapor que vemos quando o adulto abre a porta do banheiro e aquilo também é chamativo e de certa forma, engraçado.

Bem, nasci em 1960, não vou citar computadores, celulares, tablets & afins, naturalmente...
Mas não importa a época e os recursos tecnológicos disponíveis no momento, porque todo ruído em volta do bebê, traz uma carga de aprendizado incrível e assim começamos a entender o mundo. 
 
E não se esqueça, ou melhor, tente relembrar de sua própria experiência pessoal como bebê, quando for cuidar do seu filho ou neto: todo ruído interessa-nos, é uma questão de instinto e acaso o seu bebê não reaja a tais estímulos, corra ao seu pediatra e faça a investigação devida, pois ele pode estar com um problema de audição, visto que o normal é ficar atento a todos os barulhos que captar e demonstrar apreciá-los, ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário