sábado, 12 de maio de 2018

Dívida de Gratidão - Por Telma Jábali Barretto

Quem não tem uma dessas...?!...
Aquela coisa, situação, atenção ou carinho a nós dispensado que não tem preço, como agradecer, retribuir e, principalmente, esquecer ?
Dessas situações o maior valor está em termos sido merecedores de tamanha delicadeza e, claro, para que tal fato acontecesse, que tivemos / tenhamos a convivência com gente desse quilate de alma, essa espécie de generosidade que chega a nos emocionar !
Perceber um cuidado requer, às vezes, sensibilidade...nem todos, infelizmente, temos essa percepção e quantas vezes sentimos falta dessa sutileza e, consequentemente, dessa gratidão. Algumas pessoas tem mesmo essa dificuldade de atentar para pequenos mimos recebidos...e, mais difícil será, então, que ofereça...
E, quanto iluminam nossa vida esses acontecimentos... muitos só detalhes, cobertores, aquecedores do coração merecê-los como, de maneira igual e maior até, sermos os protagonistas doadores dessa atenção, por ter o que oferecer, compartilhar...

Abrimos com isso um canal, meio de fluxo e trânsito que é possível aprender com a sensibilização dos sentidos, certo tato estimulando desde os mais básicos, trazendo uma nova e mais rica troca de experiência entre doações e ganhos. Só sabendo reconhecer tais toques, saberemos ser capazes de ofertar e...se não sendo, no convívio e contato com esses bonitos gestos, sempre e quando feitos com espontaneidade, desinteressadamente, com pureza de intenção, poderão inspirar e, melhor e, ainda,  inspirar, aprender e até chegar a exercitar... Qualquer contato pode e é transmissor e receptor de conhecimento, quer estejamos ou não conscientes... Valorizando isso, mais evidentes serão !
Primeiros reconhecimentos desse tão grandioso sentimento que é a gratidão, quando a nós é endereçada uma gentileza  e sabemos percebê-la, já resulta numa boa infusão de boas energias  para nós, quando recebedores, e igual para quem a praticou...mas pensamos ser preciso expandir esse olhar grato. Mais coisas, belezas somos, o tempo todo agraciados, se atentarmos à visão, escuta aos contatos, à natureza, ao pulsar do que nos rodeia ... e só mesmo apurando, adestrando esse novo olhar para sentir essa infindável gratuidade que somos cercados, continuamente. Crescimento eterno nesse processo acontece quando entendemos, temos esses insights iluminadores tornando-nos perceptíveis, acessando como esse fluxo alimenta, ao nosso redor, tudo e todos, ininterruptamente, numa espécie de magnanimidade da própria Vida ! Quanta harmonia, então, somos e seremos testemunhos, fiéis depositários, fios condutores de satisfação, alegria, fortalecedores e provocadores de estados internos de abundância, aquela que não compramos, só adquirimos dentro de nós, pelo mesmo reconhecimento de ali e dali sabermos extrair o verdadeiro néctar nutridor, transformador, capacitador de autonomia, e, como tal, também, doador de tudo que de fato nos sustenta, provedor da panaceia e alimento saciador de nossas verdadeiras fomes! genealogia divina ! Na mas tê, na mas tê, na mas tê !!!
 
Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira Civil, é também uma experiente astróloga, consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, ela explana sobre a questão do sentimento da dívida de gratidão, que acumulamos ao longo da vida, sob inúmeras circunstâncias.

4 comentários:

  1. Perfeito o texto, querida Telma!!
    Sou muito grata pela aprendizagem com suas postagens!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão menina pela leitura.
    Muito bom saber que participamos da sua aprendizagem e ganhos.
    Abraço aí na mas tê!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não é a Ligia q faz este comentário; é o avô dela; e é este o comentário? Porq alguém disse que"é incrível que tantas pessoas não vejam o óbvio"? A resposta é simples: porq a vida é que faz essas pessoas como são: profundamente ignorantes, confusas e muitas incapazes de refletir, de raciocinar, de entender.

    ResponderExcluir