sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Família - Por Telma Jábali Barretto

Mexe com emoções, as melhores e as piores (testa a todo momento nossa coerência...e...?!...) e deixa marcas profundas de quem somos...Freud que o diga !!! E... por quantas mudanças viemos passando ? Quantas, ainda, passaremos... e, como não pensar o DNA que carregamos, as heranças genéticas e afetivas impregnadas em células e poros e, bem além disso, mais sutil, na alma... Cheiros, texturas, sabores, continuamente, rememoram vivências e há que lembrar, atentar para aquilo que deixaremos. Sim !!! Daquilo que viemos e o que de nós ficará... Também e bem, concomitantemente, temos laços paralelos que vamos construindo. Gestados por afinidade, alimentadas e tal como a ancestral, originária, cutucam e provocam nossos mais delicados sentires! 
Muitas vezes comparando com a de raiz ou...?!...distanciando, proposital ou inconscientemente, porque refrescam ou apaziguam a memória que lateja... lembrando quem somos, saudosos, ou, torcendo para que uma amnésia nos alcance. Fato é que a depender da história trazida até aqui, definirão com quanto apego ou aversão abraçaremos a essas mais adultas que constituiremos e, quando dizemos dessas mais maduras, não nos referimos às usuais, pós união afetiva e a dois, queremos refletir sobre aquelas que por carência (nossa...) adotamos ou somos adotados (por eles...), muitas vezes buscando ou fugindo da que tivemos e, nesse caso, afinidade ou rejeição, precisaremos de cura, harmonização...ou num melhor aspecto, distribuindo aquilo que tivemos boa ‘sorte’ de merecer ! 

Certo é que, de onde viemos ficarão marcadas, positiva ou negativamente, as outras que influenciaremos ou absorveremos num agigantar, multiplicador da beleza ou dor que carregamos... Quantos ruídos ou silêncios propagaremos e que tamanho tomarão nas muitas mais famílias que integraremos, até chegarmos a ser capazes daquele fraterno pertencimento à humanidade, ao planeta, ao processo cósmico numa bela sintonia que a resiliência soube forjar e nossa permeabilidade, também, aprendeu a absorver! Quanta troca e doação, informação que vai e vem, num incrível mimetismo e metamorfose em que transformamos e somos transformados, encontrando e reconhecendo facetas lapidadas de nós nos outros, colorindo a nós de novos tons... De quantas bênçãos saímos e quantas diferentes nos nutrimos, ofertando nessa mega e tão ampla genealogia constituída por essa consciência ampliada, equânime, universalista, que soube apequenar para poder expandir, unificar! Agora, só aqui, podemos viver o mais puro, sonoro e reverente NA MAS TÊ! 



Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga; consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, fala-nos sobre a questão da relação familiar, como um elemento fortemente importante dentro do nosso desenvolvimento pessoal.

4 comentários:

  1. Excelente texto! Parabéns Telma, extensivo ao Luiz Domingues, pela primazia do espaço!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão Jessé pelo retorno incentivador!
    Que levemos nossa cura e harmonia a essa família grandona que é o planeta!
    Abraço e Na mas tê!

    ResponderExcluir
  3. Grande Jessé !

    Fico muito feliz por saber que além da música, compartilhamos de outros interesses em comum e mais que isso, pelo seu apoio aos textos propostos em meus Blogs, incluso a coluna da Telma.

    Obrigado pelo apoio e um grande abraço !

    ResponderExcluir