sexta-feira, 5 de março de 2021

Sinais! - Por Telma Jábali Barretto

Uma infinitude deles orquestra o fluxo interior e, óbvio(!), convivência harmônica ou não... com bilhões compondo a humanidade de que somos parte. Perceber, reconhecer e valorizar é parte e base, talvez eixo, de processos de autoconhecimento, gerando quantidade grande de inter-relações equilibradoras ou desarmonizantes. Como não constatar e mais que isso, abrir o olhar, escuta dando a devida importância?!... 

Corpo físico dá sinais contínua e ininterruptamente e... sendo o mais denso da vestimenta da individualidade, imagine, então, emoções e pensares, muito mais subjetivos, com profusão maior de mensagens enviadas, também e interruptamente, que, se não somos minimamente atentos, a grandiosidade ou... caos em nosso existir permanecemos cegos, surdos e à mercê deles.

Na convivência humana viemos exercendo poder, com alguma facilidade, sobre as coisas fora de nós, a matéria que manuseamos, criando e inventando, obrigando-nos a, de alguma forma, criar sinais para seu uso e coexistir. Cada novo conforto adquirido com o que construímos, transitamos uns com outros a partir desse bom uso produzindo mais harmonia ou confusão...em nós e com os demais que nos cercam. Sob nosso comando e meios estão além de nosso corpo físico e, também e, já agora, computador, celular, carro, televisão, etc... – maquinas no caso aí - e mais aquilo que movimenta nosso interior, sentires e pensares, sensações e conceitos, “transparecendo” através dos atos com quanto de equilíbrio fazemos uso deles. Um trânsito caótico resulta de muita ausência de sinais transgredidos por nós e aqueles que, no entorno a nós, também dirigem... Se nós, condutores, desorganizados internamente estamos, levamos nossa desordem para o contexto! 

Claro é que bem antes das parafernálias que nossas habilidades produziram, mora subjacente o ser humano com as infinitas possibilidades, frequentando os jogos de futebol, templos, espetáculos, praias e montanhas que, se com sintonia interior interpreta os próprios sinais, usufruiremos para o existir, saúde física como resposta de pronto (não é presente de Deus, que já presenteia a cada um de nós com o mesmo e igual potencial para com nosso arbítrio exercê-lo...e portanto, não ‘premia’ a uns e ‘castiga’ outros?!...que Deus seria esse?!...), leveza de discernir geradora de conforto interior para nós próprios e contatos, reverberando ao redor ‘lendo’, ‘escutando’ e promovendo subjetivações e sutilização onde tal capacidade será ampliadora de visão trazendo crescer pessoal e coletivo, propiciando oxigenação, percepção atenta surgida que se mantém virgem, natural, reverente ao Princípio Divino em Sua eterna e inesgotável manifestação em cada ser, em todas as coisas e todos... Na mas tê, na mas tê, na mas tê!!! 

 

Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora para a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, a colunista alerta-nos sobre a necessidade premente de ficarmos atentos aos indícios que nos cercam.

6 comentários:

  1. O problema é que tem muita informação desencontrada, o que tem de canais no youtube, com pseudo gurus, pregando verdadeiras sandices, fica difícil acreditar em sinais, os glífos por exemplo, estão ai aparecendo há anos, e as vezes fico pensando que estes sinais e tantos outros, não são para nós, ou não evoluímos espiritualmente o necessário para compreendê-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim João! Acesso a informação sobra, por isso mesmo a atenção nossa deva ser redobrada, sutilizada e 'sentir', 'escutar', 'ver' com mais perspicácia desde instintos até nossa mente mais aguçada, a tudo investigando sem receios dos mais profundos mergulhos espirituais e interiores muitas vezes quebrando paradigmas.
      Grata por sua leitura e abertura para mais reflexão aqui
      _/!\_

      Excluir
  2. A sua percepção de sinais de dentro e de fora nos leva a refletir muito, Telma! Parabéns!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de retorno Regiane! Saber que reverberou de alguma forma é gratificante... Valeu!!!

      Excluir
  3. Excelentes colocações,reflexões,explanações,NA convivência humana atual realmente viemos exercendo poder,principalmente com coisas materiais,ao meu ver falta uma harmonia entre os seres,o individualismo cresce a cada dia,a pirâmide social atual onde ricos estão cada vez mais ricos e números de pobres e miseráveis aumentando a cada dia,para muitos as coisas materiais hoje nos dias de hoje são mais importantes do que os valores,com os aspectos espirituais.Saudade dos tempos que não exestiam tantas tecnologias,as pessoas eram mais felizes mesmo não tendo acebilidades aos meios tenológicos que existem hoje,havia uma harmonia nas famílias,havia espaço de conversação entre pais,filhos e familiares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve sim! como observamos no texto uma grande avalanche que acessamos fora e o desafio imposto a nós, atualmente, é de sensibilização e conquistas também para dentro da gente. Bom que também tenha sentido como nós... E, desafio dado, desafio aceito!!! Já fizemos muitos passinhos no devagar e sempre com muitas e outras formas de comunicação que, envolvendo emoções e racionalidade, tão mais subjetivas, cobram mais, bem mais paciência de todos...
      Façamos cada um nossa parte, confiando que cada outro, também, esteja como a gente no mesmo empenho!
      Grata por sua contribuição!

      Excluir