quarta-feira, 19 de maio de 2021

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 419 - Por Luiz Domingues

O tempo avançou mais um pouco e novas manifestações midiáticas surgiram ainda a repercutir o lançamento dos Bootlegs da nossa banda, também a lamentar perda do Rubens Gióia e logicamente a reverenciar a sua memória e legado artístico.

Neste caso, fiquei feliz por saber que a revista Roadie Crew em sua edição de número 259, reproduziu os textos que já havia colocado no ar, anteriormente em sua versão on line, assim que o analisara o lançamento dos bootlegs e repercutira o falecimento do Rubens, em matérias assinadas respectivamente por Tony Monteiro e Ricardo Batalha.

E também no Blog d'A Chave do Sol, foi publicada a resenha sobre o CD bootleg "Teatro Lira Paulistana 1985", assinada por Will Dissidente, que foi postado no ar a partir do dia 4 de maio, ou seja, a data de aniversário de Rubens Gióia, portanto a se revelar como uma homenagem. Boa resenha, gostei muito das observações do resenhista, embora no seu caso, a despeito de ser um ativista cultural conhecido no meio, ele era (é) também o mantenedor do Blog e portanto, poderia ser acusado de parcialidade, mas eu asseguro que não, ele escreveu com isenção, como o fazia (faz) normalmente em suas colaborações para diversos órgãos de imprensa cultural alternativa. 

Minucioso, ele falou com precisão de cada faixa isoladamente sob a sua ótica, e assim traçou um perfil histórico sobre o contexto em que tal show gravado transcorrera em 1985 e como tal material veio à tona em forma de um disco bootleg, em 2020.

Leia a ótima resenha de Will Dissidente através do Blog d'A Chave do Sol, através do link abaixo: 

http://achavedosol.blogspot.com/2021/05/franalves.html

E finalmente, em maio também, por conta de três álbuns d'Os Kurandeiros terem sido incluídos na plataforma de um portal de música e textos, chamado: "Mubrin.com", eu percebi que havia ali uma matéria a discorrer sobre a produção musical independente dos anos 1980, sob o ponto de vista fonográfico. 

Curioso para saber como o texto se desenvolvera, ao me deparar com a matéria, notei que usaram uma foto proveniente da gravação do compacto d'A Chave do Sol no estúdio Mosh de São Paulo, em janeiro de 1984. Não houve crédito aos meus Blogs números 2 e 3, mas tudo bem, mesmo assim, fiquei feliz por notar que o meu arquivo de carreira mais uma vez auxiliou outros órgãos difusores de cultura.

Eis a foto em questão, publicada na ótima plataforma musical & revista, Mubrin.Com, a ilustrar a sua matéria sobre a produção fonográfica independente brasileira nos anos 1980. No caso, foi um flagrante da gravação do compacto de 1984, no estúdio Mosh de São Paulo em janeiro do referido ano e a mostrar as figuras do técnico do estúdio, Robson T.S. (debruçado sobre a mesa de mixagem) e o ex-vocalista do Made in Brazil, Caio Flavio, que assistia os trabalhos da nossa gravação. No enquadramento ainda, de costas e só por detalhes, no canto esquerdo superior, eis o nosso baterista, José Luiz Dinola, a usar uma camiseta branca.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário