segunda-feira, 14 de maio de 2012

Donald "Duck" Dunn - Por Julio Revoredo

 
A madrugada do dia 13 de  maio de 2012, trouxe uma noticia triste ao mundo da música. Morreu dormindo num hotel de Tóquio, o lendário baixista da gravadora "Stax", Donald "Duck" Dunn, aos 70 anos.
 
Um baixista de soul, pois a gravadora Stax era soul, baixista esse de um estilo até simples, mas com uma técnica precisa, a do coraçao.
 
Nascido na cidade de Memphis, Tennessee, em novembro de 1941, não tinha nenhum músico na família. Seu pai trabalhava com doces, ele até chegou a trabalhar um certo tempo com o pai, mas a música veio com ele e o envolveu de forma natural.
 
Seu apelido ("Duck = pato"), foi dado pelo pai, após ambos assistirem um desenho do Pato Donald.
 
Seu primeiro baixo foi da marca kay, curiosamente a mesma marca da primeira guitarra de Eric Clapton, com quem tocaria muitos anos depois.
  
O segundo baixo foi um Fender, modelo 1958.
 
Sua primeira banda já contava com seu amigo de colégio, Steve Cropper, chamada "Spades Royal", que depois virou "Mar-Keys", culminando em "Booker T. and the MG's, banda essa, que tornou-se a banda oficial das sessões na "Stax".
 
Na "Stax", Duck tocou com diversos músicos, mais notadamente com Otis Redding, Sam & Dave e Eddie Floyd. Mas de todas a sessões das quais participou, a que mais gostava de destacar foi a com Jerry lee Lewis, pela loucura que a envolveu no tocante a drogas e mulheres.
No decorrer dos anos, a banda Booker T. and the MG's separou-se algumas vezes. Sua primeira reunião foi em 1977. Durante uma carreira de 50 anos, Booker T and the MG's, receberam inumeros prêmios, como em 1995, o Lifetime Achievement Award e em 2007, o Grammy Lifetime Achievement, ambos pelo conjunto da obra.
 
Em 1967, participaram no Monterey Pop Festival, tocando como Booker T. and the MG's e acompanhando também Otis Redding.
 
No ano de 2005, Duck tornou-se alvo pela primeira vez. Apesar de semi-aposentado, ele passou seus últimos anos tocando em clubes e festivais por todo os Estados Unidos,culminando com sua derradeira apresentação com Eddie Floyd, autor de um dos maiores hits da Stax: "Knock on Wood", música essa também gravada por Eric Clapton em seu disco de 1984, "Behind the Sun", produzido por Donald Duck Dunn, que tocou no mesmo.
Há de se destacar, que no periodo que tocou com Clapton, Duck participou acompanhando-o no famoso festival "Live Aid".
 
Session man e baixista de soul, também foi membro dos"Blues Brothers",além de ser membro do Rock' n' Roll of Fame, com sua banda Booker T. and the MG's, que será lembrada pelo hit :"Green Onions".
 
Nota do editor: Eu, Luiz Domingues, também sou um admirador de Donald "Duck" Dunn, como um dos maiores baixistas de Soul e R'n'B de todos os tempos e fiquei chateado com a notícia de seu falecimento.
 
 
Julio Revoredo é colaborador fixo do Blog Luiz Domingues 2. Poeta e letrista de diversas músicas que compusemos juntos em três trabalhos onde participei, A Chave do Sol, Sidharta e Patrulha do Espaço. É admirador da carreira do lendário baixista, Donald "Duck" Dunn, que nos deixou, infelizmente, em 13 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário