sábado, 21 de maio de 2016

Música - Por Tereza Abranches


Por que é que hoje, um dia comum, sem nada de extraordinário acontecendo, me sinto quase afogada em música ?


Que força universal é essa que me faz chorar sem o mínimo receio de libertar essas pobres lágrimas ?
Não há no mundo nenhuma lágrima que seja pobre, mas as minhas nesse momento o são porque também não sabem o motivo de tanto êxtase, de tanta dor, de tanta harmonia que cada música traz consigo escondidinha e quando menos eu espero, pula pra dentro da minha alma e me leva ao encontro da felicidade ou da mais dilacerante dor.


E essas lágrimas descem arrastando tempos e lembranças e, naquele momento exato, naquele toque que a junção perfeita de notas consegue alcançar, a alma em flor, desabrocha e renasce.
Que furacão me mete no peito essa tal de música, que me faz engasgar, que faz com que não caiba dentro de mim, pois que a música, essa tal música, tem o poder de quase matar e ressuscitar ao mesmo tempo, sem dó nem piedade ?


E, numa mística viagem, faz o tempo voltar e parar onde ela decidir e tanto pode retalhar o coração em milhares de pedacinhos como fazer com que toda a tristeza do mundo desapareça, porque tem o dom de penetrar vales e poros.
Que notas descem do Universo, que coisa intocável é essa, que força, que poder essas notas trazem, me deixando grávida de luz e dança, de rodopios enlouquecidos pela brisa que sopra e, linda, me acompanha (a brisa consegue ver a cor dessas notas) e eu descobri isso no dia em que vi a brisa chorando e cada lágrima dela tinha uma cor... era a cor da música que ela ouvia e então eu soube.

Que grandeza é essa que, de mansinho deita no meu colo e de repente salta, girando, girando por tudo quanto é canto e eu, repleta de felicidade e alegria, acompanho esse rodopio e, abruptamente, ela se acalma e deita no meu colo outra vez, enquanto eu me despedaço inteira de saudade daquilo que não sei o que é, e nem onde está.
E a música, essa louca, se sabe, não me conta.



Mas só o fato de sentir esses momentos que ela me traz, vale a pena cada sorriso, cada lágrima, porque sentir é se tornar, é fazer parte dessa própria música, que é feita de um tipo de mágica como nenhuma outra há.
Que espécie de homens são esses que têm música nas veias e por conta desse toque imponderável, se tornam anjos quando as criam e tocam o eterno (a casa fulgurante da inspiração), alcançando o ponto exato em que o espírito, em êxtase, se torna quase que fluido ?

Através da magia da música, joelhos tocam o chão, peitos e seres se estilhaçam, felicidades genuínas e incandescentes invadem todos os sentidos, desafiam tristezas, reconstroem tempos idos, atingindo recantos onde só esse milagre consegue chegar, reverenciando o que há de mais sublime e puro em todos os quadrantes do Universo.
Não tem idioma, cor, credo ou fronteiras e irmana a tudo e a todos pelos jorros de Luz que brotam do seu cerne majestoso, fazendo com que a Calma, a Paz, a Serenidade e o próprio Cosmos possam ser traduzidos.



E se repararmos bem nas asas dos anjos e dos passarinhos, veremos, grafadas pelo Universo e pela Vida, em uma asa, a palavra Amor e na outra, Música !
  
Tereza Abranches é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Escritora e artesã, desenvolve também estudos sobre literatura e espiritualidade.

Sobre o tema de sua crônica, Tereza é grande entusiasta de música desde a infância, e sendo assim, acredita que esta forma de arte seja um grande combustível para alimentar a evolução de toda a humanidade.

16 comentários:

  1. A musica realmente tem esse poder de transportar a nossa alma, coração e mente, linda crônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kim, fico muito feliz por você ter gostado, obrigada pelo seu comentário tão aguçado!

      Excluir
  2. Simplesmente emocionante e fantástico!
    Conseguiu traduzir o que ninguém antes conseguiu traduzir com tamanha perfeição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querido, eu tive medo de encarar um texto que que abrange tanto sentimento, mas acho que consegui traduzir pelo menos a metade...
      Obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  3. Texto lindo! A música é o alicerce de nossas almas e, com certeza merece ser exposta magnificamente! Parabéns tia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, genro querido!
      Que haja Luz e Música em nossos corações, sempre

      Excluir
  4. Maravilhoso! A arte da poesia expondo nuances e sensações trazidos pela arte da música! O resultado não poderia ficar mais belo, recheado de lindas imagens, com toda a beleza do estilo de Tereza Abranches!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rafa querido!
      O desafio de tentar descrever a música foi grande e quase impossível!
      Fiquei muito feliz pelo seu comentário que, sem perceber, foi um poema!
      Beijo!

      Excluir
  5. Tereza, sua capacidade de expor os sentimentos é magnífica. Chorei... Saudades da juventude, da inocência, da capacidade de sentir-me envolvida com a música, ao ponto de não pensar em nada mais... Você consegue despertar em meu coração, lembranças lindas e só posso dizer-lhe obrigada, prima. Parabéns!!! Que sua inspiração seja cada vez mais abençoada para que eu usufrua desses sentimentos... Simplesmente lindo... Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, assim você me faz chorar também... gratidão pelo seu carinho, por cada texto meu que você comenta com tanta emoção e pela emoção que você me desperta também quando leio seus comentários.
      Obrigada,obrigada!!
      Paz e Luz!!

      Excluir
  6. Sempre lúdica, romântica, poética!
    Muito bom ver vc de volta aqui!
    Abraço e na mas tê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um elogio vindo de você, Telma, que escreve com tanta propriedade e tão bem, é um troféu pra mim!
      Obrigada pela recepção carinhosa!
      Paz e Luz!!

      Excluir