sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Autoconhecimento... Autonomia e Liberdade ! - Por Telma Jábali Barretto

Tema que vem tomando importância nas últimas transformadoras décadas que, ainda, parece envolto numa nuvem de misticismo, seletivo, para alguns, pouco interessante ?! ... mas, quanto mais entendemos seu papel, vamos mais, ainda e também, reforçando, internamente, sua relevância !
Viemos, como humanidade, acessando outros patamares de individualização, trazendo, com isso, responsabilidades novas, nem sempre conscientizadas, mas... que aí estão a nos lembrar a todo momento, sendo parte desse processo o perceber que temos papéis a cumprir e aí mesmo mora toda necessária escola de auto conhecimento, para não sairmos nem omissos, nem ditadores, nem rebeldes (com ou sem causa...rsrs...), nem amedrontados  mundo afora...calando ou esbravejando, num reconhecimento gente grande, de cada único curriculum, importância.
Com isso, mais e mais, percebemos, clareamos que mesmo com formações e pós formações até?!... os mais variados e diferentes aprendizados, via cursos, leituras, extensões e especializações, ‘nada e nada mesmo’ nos faz prescindir dessa autoformação onde tudo e todos, que por nós passaram, passam e passarão, contribuindo até onde chegamos, sem esse olhar e mergulho para dentro de nós mesmos, pouco e muito pouco menos tenhamos feito, se continuarmos desconhecendo quem somos, o próprio laboratório de pesquisas dentro dessa jornada e aventura que chamamos Vida, acontece !
Por aí, e somente assim, seremos capazes de compartilhar experiências acessadas com segurança interna, continuando a transpor limitações com a coragem, imprescindível, no estímulo do igual e infinito vencer a nós mesmos. Dessa maneira começamos a confiar no uso da liberdade recém-inaugurada, ali dentro, adquirida pela própria história, então, construída, para bom e criterioso uso da voz e espaço ocupado com nossa presença do aqui estar, onde e como interagindo em  nosso planeta em incrível metamorfose.
Parte desse autoconhecimento, por muuuiiittooo tempo, ainda permanece no subliminar da auto-percepção, num nublado interferir do contato humano inevitável! Em algum outro momento, mais adiante, deliberadamente, buscamos contribuições para acrescer, com suas participações, em nossa andança pouco mais madura: psicólogos, terapeutas diversos, professores, mentores, sacerdotes, gurus, escolas, bandeiras e instituições escolhemos ... mas ... mesmo, e assim, assessorados, caberá a cada um triar, filtrar, o quê e quando usar rompendo as impermeabilizações criadas, antes necessárias, de camadas e camadas do verniz protetor!
E, debaixo do amparo, proteção desses assessores eleitos para nosso mergulho, imergimos! Por algum tempo, ainda, contando com sua até, então, bem-vindas, intervenções. Mais adiante, e só lá, completamente sós, numa outra e elaborada maturidade forjada, de quem transpôs dores, tenha visto clarões instigantes a atrair, inseguranças desmascaradas, enganos desmistificados, insights reveladores...indo além de luzes e sombras, começamos a nos guiar pelo que, no cerne e de dentro, nos moveu, move e moverá a descoberta de quem somos e a que viemos! Emergimos!!! Sagrado e sacralizado, então, o existir !!!



Telma Jábali Barretto é colaboradora fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga; consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, fala sobre  a questão do autoconhecimento, um tema dos mais relevantes aos que aspiram buscar respostas contundentes para o sentido da vida.
 

4 comentários:

  1. Grande Telma, sempre uma excelente pensadora sobre as "humanidades"... Não fosse a roda viva da vida, o auto conhecimento seria mais contínuo e crescente. Às vezes, porém, esse redemoinho nos faz sair pela tangente... Um forte abraço. NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A roda viva da vida dá só um pequeno espaço para sairmos pela tangente e...traz e traz de volta de volta, até que a gente começa a ir por conta própria. Ela não desiste de nós não...felizmente!
      Abraço aí menino! _/\_

      Excluir
  2. Parabéns, querida Telma!!
    Adorei a referência a Psicologia!
    Mas suas ideias vão muito além, o que torna seu texto coerente com os princípios do novo milênio...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não citar psicologia?!...Sim, caminhamos para uma maior conscientização dessa importância e, sem chance de fugirmos desse conhecer a si mesmo! O momento assim vem exigindo... Jaya!!!

      Excluir