domingo, 9 de setembro de 2018

Superação ! - Por Telma Jábali Barretto

Nada é mais emocionante que qualquer cena, situação ou filme de superação quando, literalmente, exercemos, presenciamos ou assistimos uma SUPER AÇÃO, indo além... transpondo ! E isso é parte constante da trajetória humana... acompanha nossa história, acontecendo desde aquelas situações nem lembradas ou ainda valorizadas, mas que foram fatos e aconteceram. E, como tal, nos trouxeram até aqui... Gratidão !!!


Algumas delas tão instintivas e primitivas, naturais do desenvolvimento que, quando o mecânico em nós falha, não respondem... aí, aí, aí sim ! olhamos com outra atenção! E, enquanto não recuperarmos por completo, estará no nosso campo de observação e importância. Tão logo recuperada a normalidade, de novo, voltaremos ao piloto automático, naquele assunto, não significando, porém, que a Vida em sua sabedoria perene e inexorável, não trará, mais uma vez, de novo, e outra e mais outras ainda, essas circunstâncias nem sempre de fragilidades temporárias...numa pulsação, somente, promotora do contínuo desabrochar, crescer, desse eterno despertar que é do jogo  que não cessa e convida, e propõe, instigando a vencer inércias e confortos, que ficamos diante do sossego e participação, escolhendo ou sendo escolhidos pela rodada que nos alcança.
Quando, por livre decisão buscarmos algo desafiador, mais e melhor, também, será a valorização do ganho, embora e mesmo, quando vindo a nós, espontânea ou aleatoriamente, se vencermos, transpusermos mais um limite, valerá cada gota do empenho e aprendizado que, seguro que terá sido parte de até onde chegarmos, pudermos... fizermos !
Quanto mais soubermos transitar por esses fluxos, nessa consciente disposição, que não lastima quando somos instados ao transpor, a dar mais um passinho, encararmos com o infantil frescor de crianças, com menos medos e mais curiosidade pelo aprender, conhecer, xeretar e investigar, mais encantados que ameaçados pelo novo, confiantes que tanto há para desbravar em toda manifestação, poderemos começar a desfrutar, de forma mais harmoniosa, sabendo utilizar sentidos sutilizados, ampliados e resignificados a cada etapa anterior transposta, dessa maturidade acessada numa participação que aprendeu a acolher e reverberar com a mesma amorosa retribuição, mantendo um olhar vívido da infância e a serenidade calma dos mais sábios !

E vamos lá... conquistando-nos a cada dia e tempo, aceitando, com apetite, aquilo que a Vida tem para servir...saboreando com satisfação, num degustar de outros sabores e saberes !


Telma Jábali Barretto é colunista fixo do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga; consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, aborda o tema da superação.

2 comentários:

  1. Belíssimo texto!! Digno de ser saboreado várias vezes!! Parabéns, Telma querida!!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão menina por tão incentivador comentário!
    Abraço aí e na mas te!

    ResponderExcluir