sábado, 6 de outubro de 2018

A Cada Único Agora - Por Telma Jábali Barretto

A cada único agora... Um estado de atenção, alerta, uma presença, pode promover qualidade melhor de nossos atos... Tudo aquilo feito, ali, quando não disponibilizado todo nosso conhecimento e envolvimento acaba resultando ineficientes. Na atualidade, independente do desejo pessoal de querermos oferecer mais qualidade as atitudes, somos cobrados a responder de forma mais eficaz, verdadeira... Gostamos de rotular aqueles que gostam de filosofar sobre meditação, poder desse agora, tão necessários a essas reflexões, de místicos, românticos, espiritualistas ou, até, religiosos... mas, felizmente, percebemos algumas fortes tendências que indo da ciência a aquelas percepções inovadoras dos caça-talentos propondo caminhos e treinos passando pela trajetória onde tais desafios, transformadores, circulam, circundam... assim se propõem, mais que isso, são esperados ! 

Neste momento e neste mundo dinâmico, em que acessamos, facilmente, passado, e vislumbramos, com excesso de variantes, o futuro, quais chances e possibilidades de estarmos no presente, num prazeroso deguste do aqui e agora ?!... quanto, também, desejamos desse consciente momento ? Por mais doloroso ou até confortável que tenha sido o ontem, conhecemos !!! E o conhecido, por definição, traz ‘segurança’... aquela que adoramos nos agarrar, ainda que, como último graveto mesmo se difícil ou feliz ! Oportunidade à vista de lamuriar ou ... ir ao saudosismo ?! 
Quão complexa a condição humana ! O futuro, por mais longe que seja, está, supostamente, além, distante... já o agora é aqui e instantâneo, numa continuada revelação, quase que imperceptível, levando tudo, rapidamente, para o pretérito... A valorização dessa fugaz passagem, mantendo nosso olhar, intenção em cada cena criadora dos quadrinhos do filme de nossa vida, certo que traz e trará sempre outro e mais intenso comprometimento com aquilo experimentado, numa extrapolação em que toda beleza e risco permanecem, num estar e ser, absorvendo com inteireza cada movimento... parada ... relaxamento do próprio processo, num fluxo que, se de seguido treino interno de bem usar todos os recursos do saber, nos envolver e nos entregar no agir, respeitando-nos, num reverenciar a algo maior a nos mover, de dentro para fora, do sutil para o real, do imaginário para o concreto... Então, todos os contextos e encenações serão como marcas indeléveis, registros que reconheceremos, identificaremos, respeitando cenários e participações, res significando papéis nesse fluir de acontecimentos, sem culpas ou glorificações, abençoando a tudo e todos, num ‘con sagrado’ viver! Gratidão... Quanta traição ao nosso momento, vida, se não sacralizarmos cada único agora...?!... 




Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga; consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Sudha Raja Yoga. Nesta reflexão, fala-nos sobre a importância em observarmos a questão de focar no aqui e agora.
 

2 comentários:

  1. Excelente reflexão, Telma! O aqui e agora, o presente com presença, o eterno mergulho no momento. Gratidão

    ResponderExcluir
  2. Gratidão pela leitura e retorno com esse entendimento do que propusemos...Sim, mergulhados e presentes a cada momento!
    Abraço grande e na mas tê!

    ResponderExcluir