segunda-feira, 22 de julho de 2019

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 185 - Por Luiz Domingues

Desde que eu e Rodrigo Hid anunciamos a nossa saída oficial do Pedra, em uma reunião marcada no antigo QG da banda, no estúdio Overdrive, tendo isso ocorrido por volta de maio de 2015, a intenção inicial do Xando Zupo e de Ivan Scartezini, foi no sentido de prosseguirem com a banda, quando então eles recrutariam novos componentes. 

Dessa forma, um comunicado feito pelo Xando, veio a público para falar sobre a reformulação da banda e a anunciar o simultâneo lançamento do álbum, "Fuzuê", apenas em plataforma virtual. No entanto, ao ponderar mais detidamente sobre tal decisão, Zupo & Scartezini anunciaram poucos meses depois, a dissolução completa da banda e ao mesmo tempo, Zupo anunciou lançamentos em carreira solo e a conter Scartezini e outros bons músicos no projeto dessas gravações e logo a seguir com algumas ações midiáticas e um show.

De minha parte, bem nessa época em que comuniquei a minha saída em 2015, eu atravessava uma fase muito difícil no âmbito pessoal, após quase ter perdido a vida, literalmente, mediante uma grave enfermidade que enfrentei, a motivar uma longa internação hospitalar; duas cirurgias delicadas e emergenciais e uma recuperação posterior lenta e bastante incômoda. Enfim, não foi nada fácil.

Um show de despedida fora ventilado e havia uma data acertada para agosto de 2015, mas o Rodrigo Hid também enfrentou um problema de saúde com um ente querido seu e simplesmente não pode assegurar presença em eventuais ensaios e assim, tal show final foi cancelado e naturalmente deixou um sabor amargo para todos, pois simplesmente o terceiro álbum, que fora gravado com tantos percalços, mostrou-se melancólico em não ter sido lançado em plataforma tradicional e também por não ter tido nem um show de lançamento, sequer.

Dessa forma, mesmo com todos nós envolvidos em outros projetos, incluso o próprio, Xando Zupo, empenhado em deslanchar a sua carreira solo, houve a cogitação da parte dele, Xando, reunir a banda para um show sazonal que fosse, ao menos, e essa conversa de bastidores ganhou uma certa força entre 2017 e 2018. 

Em dezembro de 2018, eu tive a oportunidade para tocar com o Hid Trio, através de um combo informal para tocar pela noite paulistana e comandado por Rodrigo Hid (Hid Trio) e sempre a revezar outros músicos convidados por ele. E nessa ocasião, ele havia convidado também o Ivan Scartezini. 

Em conversa que tivemos nessa ocasião, o Rodrigo avisara-nos que o Xando estava quase a confirmar uma data para ser usada no Sesc Belenzinho de São Paulo e que gostaria de contar conosco para uma reunião do Pedra. Ora, um show após tantos anos, por que não? 

Não seria uma "volta" da banda, nada disso, mas uma oportunidade sazonal para matarmos a saudade do trabalho, de nossa própria convivência e sobretudo a atender aos admiradores do trabalho e em nada atrapalharia a agenda dos nossos respectivos outros trabalhos. 

No meu caso e de Hid, estávamos também a fazer uma série de shows nostálgicos com a Patrulha do Espaço, nos mesmos moldes, desde 2018. Além do mais, seria a tal oportunidade (e antes tarde do que nunca), para concretizarmos enfim um bom show que deveria ter sido cumprido em 2015, mas que por forças das circunstâncias, não foi possível realizar-se, naquela ocasião. Assim, um repertório base foi estabelecido e quatro ensaios marcados, entre março e abril de 2019.

E logo a seguir, antes mesmo de começarmos a ensaiar, em 3 de fevereiro de 2019, o Xando preparou um vídeo promo com uma coletânea em ritmo de pout-pourri com diversas canções do Pedra e postou com uma enigmática legenda: "5 de abril" e nada mais.

Certamente que foi imediata a repercussão e a especulação sobre alguma movimentação nas redes sociais a respeito do Pedra, gerou muitos comentários da parte de admiradores do trabalho. Falou-se em show, é claro, mas muitas pessoas cogitaram algum lançamento de material inédito ou ao vivo, talvez um álbum póstumo como coletânea ou até ao vivo, quem sabe? 

E alguns mais entusiasmados, falaram em "volta" das atividades, uma hipótese que não cogitamos internamente, mas claro que estimulou tal especulação da parte de alguns entusiastas do trabalho.

Eis abaixo, o clip/promo feito para suscitar a especulação livre, como uma peça publicitária prévia:

E o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=F-WaWFwcLKA

Alguns dias antes da realização do primeiro ensaio, um comunicado oficial em nome da banda, redigido e postado por Xando Zupo, anunciou o propósito da reunião para um show.
Flagrantes do 1º ensaio do Pedra a visar o show especial de 2019. Foto 1: Rodrigo Hid, agachado, na frente, com Ivan Scartezini, eu (Luiz Domingues) e Xando Zupo ao fundo. Foto 2, todos perfilados atrás da bateria: Scartezini, Domingues, Hid e Zupo. Estúdio Orra Meu de São Paulo, em 12 de março de 2019; Acervo e cortesia: Xando Zupo. Clicks: Diogo Barreto 

Assim que realizamos o primeiro ensaio, em 12 de março de 2019, no dia 15, o radialista, Osmar Santos "Osmi" Junior, manifestou-se através de seu site, chamado: "Um Pouco Mais de Rock", mediante a publicação de um bonito texto em sinal de apoio.  

Eis o Link para acessar a matéria:
http://umpoucomaisderock.com/index.php/2019/03/15/10-anos-do-album-pedra-ii/


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário