domingo, 1 de setembro de 2019

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 190 - Por Luiz Domingues

Transcorreram mais alguns dias após o show e algumas manifestações ainda estavam a ocorrer. Comentários em redes sociais, fotos e filmagens feitas por pessoas que estiveram presentes no espetáculo, ou seja tal volume tratou por alimentar a repercussão positiva, nesse sentido.

Site Vitrine da Música - Cobertura do Show do Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo, em 5 de abril de 2019. Fotógrafo : Leandro Almeida

https://musicavitrine.wixsite.com/pedra--sesc-bele-2/p-gina?fbclid=IwAR3M-WzBlQB56YdN0areBuzLeofKv-mbrVALTIQRBbgcl6yKuLoRG_oNBto

E além de estar confirmada a participação da banda no programa "Live on the Rocks", da Webradio Saty Rock Brazil, para o dia 25 de maio do mesmo ano, antes mesmo do mês de abril finalizar-se, eis que o Xando Zupo foi abordado pelo magnífico guitarrista, Luiz Carlini e este formulou o convite ao Pedra, para que a banda participasse do palco Rock, que ele tradicionalmente produzia por ocasião da Feira de Artes da Vila Pompeia e assim, ventilou-se que a banda fizesse uma apresentação no dia 19 de maio de 2019, por ocasião da edição de número 32, dessa tradicional feira de rua em São Paulo. 

Como estávamos ensaiados e já comprometidos para participarmos do programa de rádio, em 25 de maio, essa ideia ganhou uma certa proporção, mesmo com o Xando a esclarecer para o Carlini, que a banda não havia voltado às suas atividades de uma maneira formal e que o show realizado recentemente no Sesc Belenzinho, fora apenas uma reunião sazonal e nostálgica. 

Mesmo assim, Carlini insistiu e isso só não foi concretizado por conta de que eu mesmo, Luiz Domingues, já estava comprometido a tocar nessa mesma edição da Feira, desta feita a realizar um show com o combo "Uncle & Friends", do guitarrista, Lincoln Baraccat e de fato, este convite houvera sido formulado e aceito de minha parte, em janeiro, bem antes inclusive dos primeiros ensaios empreendidos pelo Pedra. 

E no calor dos acontecimentos, uma apresentação d'Os Kurandeiros também esteve para ser acertada no mesmo palco, portanto, ficou inviabilizada a minha participação com o Pedra e isso ainda reforçou-se quando eu soube da confirmação do show d'Os Kurandeiros, logo a seguir, portanto, a caracterizar a completa impossibilidade da minha participação com o Pedra. 

Rodrigo e Xando, principalmente, chatearam-se, pois estavam muito propensos a participar e assim, o cancelamento do Pedra no mesmo evento, criou uma situação desconfortável, eu sei e lamento, mas não pude fazer nada para afastar tal possibilidade gerada por conta de uma agenda conflituosa. 

Para amenizar tal desavença que surgira em meio às mensagens, via rede social Whatsapp, no dia seguinte ao acontecimento, um vídeo a conter duas músicas que tocamos no show do Sesc Belenzinho, em 5 de abril, foi postado no YouTube, pelo fotógrafo, Washington Santos, A conter as canções: "Só" e "Luz da Nova Canção", eis abaixo, tal vídeo:

Eis abaixo, o link para assistir no YouTube:
 
E alguns dias depois, o mesmo Washington Santos, postou mais um vídeo que capturou no show, desta feita, a apresentar a performance da banda a interpretar a canção, "Projeções".
Eis abaixo, o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3LPJ0yN0Awc

Sucederam-se mais alguns dias e um comunicado da parte do Xando, deu conta que o compromisso agendado com a rádio fora cancelado, pois ele ponderou que se não haveria o show extra na Feira da Vila Pompeia, automaticamente a apresentação no referido programa, não faria sentido. 

Obviamente que eu respeitei o seu sentimento, mas particularmente, eu não enxerguei tal correlação entre os fatos e na prática, se a banda não anunciara uma volta às atividades, pelo fato do show realizado recentemente no Sesc não haver caracterizado tal objetivo, por conseguinte, não haveria problema algum em cumprir o referido programa radiofônico e teria sido uma oportunidade para angariar mais um material, para somar-se ao legado da banda, inclusive com canções gravadas ao vivo, portanto, algo a agraciar os fãs do trabalho, certamente. 

Entretanto, entendi o ponto de vista do Xando e creio que os demais, também.

Pedra ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo, em 5 de abril de 2019. Click, acervo e cortesia: Cesar Gavin 

Cabe, para encerrar esse capítulo extra que a banda motivou-me a escrever, em pleno 2019, agradecer ao Xando, principalmente, por todo o empenho que ele teve em produzir esse show, tantos anos depois do término das atividades da banda. Foi bom conviver com os velhos companheiros por quatro ensaios, além do dia do espetáculo propriamente dito, tocar esse conjunto de canções a representar a obra construída pela banda, obter o contato direto com muitos fãs confessos do trabalho e como eu mencionei diretamente ao Xando, ainda no calor do pós-show, ao caminharmos pela coxia do teatro, foi uma oportunidade rara para cumprirmos o show de despedida que ficara a faltar em 2015 e portanto, eu agradeci-lhe por tal convite e empreendimento dessa produção, cujo mérito foi todo dele. 

A banda, apesar de extinta oficialmente, gerou esse show sazonal e assim escreveu mais um pouco de conteúdo em sua trajetória, naturalmente. Sendo assim, eu não posso afirmar que nunca mais haverá uma outra oportunidade semelhante, portanto, não digo que seja o final definitivo dessa minha trajetória com o Pedra, no entanto, pelas circunstâncias do momento em que escrevo este trecho (maio de 2019), fechou-se um ciclo, enfim com um belo desfecho, à altura da qualidade de tal banda.

Grato ao Xando Zupo, Rodrigo Hid e Ivan Scartezini, com os meus votos que eles sejam muito felizes e prósperos na continuidade das suas respectivas carreiras na música!

Viva o Pedra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário