quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 189 - Por Luiz Domingues

Show emocionante, certamente, por todos os aspectos que estiveram em pauta e devidamente reverberado pela efusiva reação da plateia. Em meio a muitos gritos a proferir a frase: "Volta Pedra", eis que a luz de serviço acendeu-se no teatro e funcionários educados, mas obsessivos em apressarem as pessoas, puseram-se a convidar os participantes a evadirem-se do recinto. 

Contudo, fica a ressalva de que foi permitida a permanência de quem assim o desejasse, no saguão de entrada do teatro, para cumprimentar-nos e assim procedeu-se cerca de vinte minutos, após recompormo-nos devidamente no camarim.

Na foto 1: Cesar Gavin e Ivan Scartezini. Foto 2: Daniel "Kid" Ribeiro e Cesar Gavin. Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo, em 5 de abril de 2019. Acervo e cortesia: Cesar Gavin. Clicks: Grace Lagôa. 

Muitos amigos estiveram ali, com a possibilidade de externarem o entusiasmo gerado pela pela apresentação. Pessoas diretamente ligadas à história do Pedra, entre músicos, produtores, jornalistas, fotógrafos, film-makers, fãs do trabalho ou simplesmente os amigos pessoais de cada componente ou mesmo da banda como um todo, além de familiares, logicamente. 

Dessa forma, foi prazeroso ter esse contato pós-show e sentir a temperatura, a nos fazer crer que valeu o esforço por tal empreitada, tantos anos após a dissolução do trabalho.

 

Foto 1: o fã inveterado da banda, Michel Camporeze Téer, a exibir a camiseta especialmente confeccionada para esse show. Foto 2: com Eu (Luiz Domingues), Cesar Gavin, Rodrigo Hid, Ivan Scartezini e Xando Zupo, ainda no palco do teatro, imediatamente após o término do espetáculo e retirada do público. Foto 3: encontro de baixistas com Cesar Gavin, Luiz Domingues, Marcião Gonçalves, Marcelo "Pepe" Bueno e Gabriel Costa. Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo, em 5 de abril de 2019. Foto 1: Click (selfie), acervo e cortesia: Michel Camporeze Téer. Foto 2: Click, acervo e cortesia: Grace Lagôa. Foto 3: Click, acervo e cortesia: Marcos Kishi 

Já a partir do dia posterior, como tornara-se uma praxe nas redes sociais da Internet, muitas fotos, filmagens & comentários abundaram. Ficamos muito contentes pela manifestação positiva de tantas pessoas, incluso uma infinidade de pessoas que não foram ao show, por morarem em outras cidades e/ou estados, mas que entusiasmaram-se pelo material exposto. 

Até houve um princípio de comoção ao criar-se uma "hashtag" "#voltapedra", que logicamente sensibilizou a todos nós componentes, no entanto, não seria o caso, apesar do sucesso da investida e do clamor sincero da parte dessas pessoas.

Abaixo, algumas manifestações em termos de depoimentos e/ou resenhas e coberturas fotográficas do show : 

O jornalista, Sérgio Martins, da Revista Veja, postou na rede social Facebook, esse bonito depoimento, transcrito abaixo:


6 h · São Paulo ·

Pedra (aqui em foto de Grace Lagôa) são quatro amigos queridos e talentosos. Eu os conheci num desses encontros de rede social e me apaixonei pelo som da banda, que faz uma mistura de hard rock dos anos 70 com influências brasileiras, em especial o Clube da Esquina. Uma tarefa inglória para quem surgiu no início dos anos 2000, período em que esse tipo de sonoridade foi muito combatido. E ainda tinham a petulância de tocar material próprio quando as bandas do gênero insistiam em incluir regravações em seu repertório. Mas lançaram três discos e atingiram feitos significativos. A versão deles para Cuide-se Bem, de Guilherme Arantes (uma sugestão minha para a aparição deles no VEJA Música) foi elogiada pelo próprio autor. Na sexta-feira, dia 05, o Pedra voltou em ação após quatro anos de inatividade. Foi uma apresentação bonita, emocionante, na qual Xando Zupo (guitarra), Rodrigo Hid (guitarra, vocais e guitarra), Ivan Scartezini (bateria) e Luiz Domingues estavam na ponta dos cascos e mostraram que um retorno seria bemvindo. Longa vida ao Pedra.

Já no site rockbrasileiro.net, do blogueiro/youtuber, Cesar Gavin, a resenha teve o seguinte teor, conforme lê-se através  abaixo:

Site rockbrasileiro.net Resenha do show 9 4 2019


Uma bonita cobertura fotográfica do show, pode ser vista no site "Vitrine de Música, do fotógrafo, Washington Santos. Acesse abaixo:

Resenha Site Vitrine da Música por Washington Santos

https://www.pedra--sesc-bele-1.vitrinedamusica.com/?fbclid=IwAR3EC1QvuaRi5dG9Y8RQeR2QWotWOKW8DZcgjr0qSiJpZ5fzfrQqko4wE_Q


Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo, em 5 de abril de 2019. Foto 1: Click, acervo e cortesia: Grace Lagôa. Foto 2: Click, acervo e cortesia: Marcos Kish. Sensacional a presença de velhos amigos da banda! Foto 1: Juliana Andrade, Carlos Zoffo ("Sabe o que é isso, Banda?"), Cris "Boka de Morango" Escudeiro e Xando Zupo. Foto 2: Cris Escudeiro, eu (Luiz Domingues), Carlos Zoffo e Juliana Andrade. Foto 3: Cris Escudeiro e Rodrigo Hid. Acervo e cortesia: Cris Escudeiro. Click: desconhecido.

Abordado pelo amigo, Rogério Utrila, fui comunicado por ele que o Pedra havia sido convidado formalmente a participar do programa: "Live on the Rocks", da Webradio Stay Rock Brazil. 

De minha parte, o convite estava aceito com muito prazer, no entanto, só roguei-lhe que se possível agendasse-nos para a data mais próxima possível, visto que a banda não havia voltado às atividades regulares e para aproveitar a boa forma que adquirimos para apresentar esse show nostálgico, fazia-se mister que fosse aproveitado tal fato, ao não deixar que enferrujássemos novamente para obrigar-nos a promover um ou mais ensaios apenas para cumprir tal apontamento. De acordo, o que eu lhe disse foi repetido ipsis litteris pelo Xando Zupo, ou seja, a comunhão de ideias esteve perfeita. 

E assim, após uma troca de mensagens via rede social, Whatsapp, fechou-se a data para 25 de abril de 2019.

Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo, em 5 de abril de 2019. Foto 1: Click, acervo e cortesia: Grace Lagôa. Foto 2: Click, acervo e cortesia: Marcos Kish. Na primeira foto, Rodrigo Hid e o casal simpatia, formado por Tony Babalu & Suzi Medeiros. Na segunda foto, Rogério Utrila e eu (Luiz Domingues). Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo em 5 de abril de 2019. Foto 1: Click, acervo e cortesia: Grace Lagôa. Foto 2: Click, acervo e cortesia: Marcos Kishi.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário