domingo, 24 de outubro de 2021

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 154 - Por Luiz Domingues

Foi então que mais um convite para que participássemos de um evento de rua, surgiu para Os Kurandeiros. Tratou-se de um evento organizado pelo grupo "Muído" e marcado para acontecer as ruas da Vila Pompeia, o tradicional e simpático bairro da zona oeste de São Paulo. 

Flagrantes da apresentação d'Os Kurandeiros sob a lente do grande fotógrafo, Marcos Kishi. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Festival Pet Family de São Paulo em 19 de setembro de 2021. Click, acervo e cortesia: Marcos Kishi

Anunciado inicialmente como um festival voltado às causas animais em geral, o "Pet Family" na verdade não foi uma feira montada para atender apenas os produtos oferecidos para atender as necessidades dos animais domésticos, pois, na prática foi uma feira de rua normal, com barracas montadas para ofertar a gastronomia em geral, artesanato e espaço de shows para animar a manhã e tarde do quadrante a envolver a Praça Daniel Berciano VillaSol.

Inevitável que eu não me lembrasse da minha relação pessoal com essa praça, haja vista que nos longínquos anos sessenta os meus avós maternos moraram quase na esquina dessa praça, na rua Ministro Ferreira Alves e nessa época, exatamente nessa mesma praça citada, havia uma feira livre aos sábados, que eu frequentei muitas vezes com o meu avô e ali no cotidiano, falo sobre 1966, havia o ponto inicial da linha de ônibus "Pompeia-Ipiranga", muito tradicional na cidade, a unir bairros muito distantes entre si e naturalmente a ter como trajeto, uma rota muito interessante ao passar por muitas ruas e avenidas importantes, incluso a Avenida Paulista. 

Eu (Luiz Domingues), na primeira foto e Carlinhos Machado, na segunda). Kim Kehl & Os Kurandeiros no Festival Pet Family de São Paulo em 19 de setembro de 2021. Clicks, acervo e cortesia: Léo Cabrera

Eu já havia comentado sobre a sensação boa de tocar perto da casa dos meus avós, em outros capítulos a envolver Os Kurandeiros e também com trabalhos avulsos, quando de participações minhas em festivais de rua, mas desta vez, a praça em si me aproximou ainda mais do velho sobrado dos meus velhos e intensificou esse sentimento bom de estar ali, quase sessenta anos depois a tocar Rock'n' Roll, bem nas barbas do meu querido avó, que me dizia detestar os cabeludos em 1966, quando íamos juntos à feira, contrariado por ouvir o som de tantas bandas que ensaiavam aos sábados pelas imediações. 

Pois então, respeitosamente a contrariar o meu saudoso e querido vovô, lá estive eu em 19 de setembro de 2021, bem grisalho, com quase a idade que ele mesmo tinha quando ali caminhávamos juntos e por ironia do destino, a me apresentar como um Rocker cabeludo como ele tanto se sentia contrariado em conviver nos anos sessenta.

Na primeira foto, uma panorâmica da banda em ação e na segunda, Kim Kehl em destaque. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Festival Pet Family de São Paulo em 19 de setembro de 2021. Clicks, acervo e cortesia: Léo Cabrera

Bem, tarde quente de fim de inverno, a se parecer com um tórrido dia de verão, marcava quase 36º nos relógios de rua quando eu cheguei ao local. Praça cheia, as pessoas estavam bastante empolgadas com a possibilidade de afrouxamento das regras sanitárias, ao se sentirem mais seguras, haja vista que grande parte já estava vacinada com duas doses contra a Covid-19. 

Claro, mesmo assim, eu particularmente ainda não me sentia à vontade em 100% com a situação. O máximo da transgressão que eu cometi foi tirar a máscara pois achei que fosse cantar, entretanto, com a presença de apenas três microfones disponíveis para a apresentação, eu resolvi abortar a missão ao ceder o meu microfone ao Carlinhos, que de fato, cantava em muito mais músicas do que eu, normalmente ao seguir o set list proposto. 

Tocamos muitas músicas novas do disco que ainda não estava nem pronto para a venda na ocasião, ainda a estar no seu processo de fabricação. Algumas dessas novas canções, como: "São Paulo" e "Viagem Muito Louca" tem arranjos mais sofisticados e talvez não soassem a contento em um equipamento mais simples de PA, mas nós arriscamos e ficou bem razoável a performance e boa a receptividade do público.

Os Kurandeiros ao vivo no Festival Pet Family de São Paulo. 19 de setembro de 2021. Filmagem: Lara Pap

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Oggy7_La2WY

Tocamos também uma homenagem ao veterano grupo de Rock, Made in Brazil, com a nossa versão da música: "Mickey Mouse, a Gata e Eu",cuja versão sobre a nossa interpretação também estava para ser lançada oficialmente pela Webradio Stay Rock Brazil.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário