segunda-feira, 17 de março de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 85 - Por Luiz Domingues

 
Depois de gravarmos a nossa segunda aparição na Fábrica do Som, na terça-feira, 27 de setembro de 1983, fizemos um novo show no Bar Espaço Aberto, na quinta posterior, dia 29. Desta feita, sem divulgar na TV, com um público bem mais modesto, a conter apenas trinta pessoas. Depois disso, fomos ao ar pela TV, no sábado, dia 1° de outubro, com direito também à execução radiofônica na mesma tarde de sábado, pela Rádio Cultura AM, conforme houvera acontecido em nossa primeira exibição na "Fábrica", em julho. A participação na rádio constava de uma entrevista e a execução de pelo menos uma música na íntegra, além de trechos de uma eventual segunda música, mas usada como "background" ("BG", no jargão dos radialistas). Ainda em outubro de 1983, tivemos várias atividades, após a segunda aparição n'A Fábrica do Som. Por exemplo, participamos da edição de 1983, do Festival Fico, em uma eliminatória realizada no Teatro Objetivo. 
A letra de "Luz", publicada no programa oficial do Festival Fico de 1983. O nome do rapaz, creditado como o "autor" da canção, está riscado a caneta


Claro, não éramos estudantes de tal colégio, mas através de um conhecido da irmã do Rubens, que lá estudava, inscrevemos a música "Luz", e a colocamos em seu nome dele, que era aluno, e assim, classificamo-nos para uma eliminatória.
Programa do Festival Fico, de 1977, onde concorri com o Boca do Céu

Eu havia tocado na edição de 1977, com a minha primeira banda, o Boca do Céu, mas agora, seis anos depois, foi uma situação muito diferente, pois eu estava profissionalizado e a atuar em uma banda autoral com reconhecido teor técnico. Usaríamos o Festival deliberadamente como um meio de divulgação apenas, e pouco importou-nos com as suas disputas internas e juvenis. Claro, pelo fato de sermos adultos e tocarmos muito acima da capacidade técnica dos demais concorrentes, foi uma disputa desleal e hoje em dia eu questiono se agimos bem em inserirmo-nos dessa forma naquele universo estudantil, onde não éramos integrantes, só com o objetivo em aproveitarmo-nos do festival, para aproveitar da exposição midiática como uma jogada promocional. Sinceramente, acho que não, pois tropeçamos no quesito ético, ao meu ver. Contudo, "consumatum est", como diriam os romanos, o fato é que  apresentamo-nos na eliminatória realizada no Teatro Gazeta, no prédio da Fundação Cásper Líbero, na Av. Paulista, onde o Colégio Objetivo aluga espaço, desde os anos sessenta.

Isso ocorreu no dia 5 de outubro de 1983. Calculo que havia cerca de trezentas pessoas presentes e eu lembro-me que tivemos uma postura arrogante, praticamente a ignorar o Festival, pois falamos (no caso, eu mesmo, mea culpa, mea máxima culpa), ao microfone, que iríamos gravar o nosso primeiro disco em breve; divulgamos a nossa caixa postal e deixamos claro que não éramos amadores, com uma postura de palco esfuziante, a contrastar com os demais concorrentes, adolescentes atônitos, a apresentar crises de "Stage Fright" (temor em enfrentar o palco), nas coxias do teatro. Claro,  classificamo-nos para a final sem dificuldades e assim, tocaríamos ainda em outubro, no Ginásio do Ibirapuera e com direito a uma transmissão ao vivo, pela Rádio Jovem Pan AM. Se foi publicidade o que almejamos, nesse quesito, tivemos garantido o nosso intento. Só que antes de participarmos da finalíssima do Festival Fico, tivemos a festa / show que realizamos, para comemorar um ano de atividades da banda.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário