domingo, 2 de março de 2014

Autobiografia na Música - Sidharta - Capítulo 8 - Por Luiz Domingues


Então, findou-se o ano de 1997, com o Rodrigo a preparar uma nova música, que seria batizada como : "Alma Mutante" (a letra é de minha autoria), e nós dois trabalhamos juntos em um riff, que transformar-se-ia em : "Tudo Vai Mudar".  Eu não tenho nem 1% da habilidade aos teclados que o Rodrigo e o Marcello possuem.
Mas sei montar meia dúzia de acordes, e sustentar um ritmo 4/4 em stacatto, portanto, ao brincar em um piano, no final de 1997, eis que compus : "Sr. Barinsky (Admirável Sonhador)". Claro, meses depois, tal canção ganhou corpo nos ensaios, com a colaboração da banda toda nos arranjos. A letra, trata de um homem idoso que vê a vida passar pela sua janela, de forma incólume.

Confesso que inspirei-me em "Dear Prudence" dos Beatles para compor essa "Beatle Song" e "Eleanor Rigby", também dos Beatles, para escrever a letra na terceira pessoa, ao narrar essa história. 

Na época, nem percebíamos, mas o Deca estava a trazer poucas ideias às composições. E ele é bastante criativo normalmente, vide os riffs de Rock'n'Roll que cria no trabalho do Baranga, sua banda desde 1999, mais ou menos. Mas isso só ficou claro, a partir de março de 1998, conforme esclarecerei posteriormente. 

Prosseguimos a pensar em um baterista ideal, em janeiro de 1998, quando eu recebi o inesperado telefonema de um velho amigo: José Luiz Dinola, meu ex-colega d'A Chave do Sol. O Dinola ligou-me para saber o que eu estava a fazer, pois pensava em convidar-me para um combo de blues que estava a desenvolver com o guitarrista, Marcelo Watanabe. Então, ao interpretar esse telefonema quase como um "sinal", eu resolvi contar-lhe sobre o Sidharta; as nossas pretensões; o talento incrível do Rodrigo Hid, como multi instrumentista, cantor e compositor; o ótimo guitarrista que o Deca era, e a existência já de algumas músicas compostas. Ele quis saber mais, e marcamos assim uma reunião na residência dele em Pinheiros, bairro da zona oeste de São Paulo, onde morava. Eu conhecia a mentalidade dele, e sabia que muito provavelmente não encaixar-se-ia em uma proposta retrô, contudo... tratava-se de uma pessoa nota mil e um grande músico.
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário