quinta-feira, 2 de abril de 2015

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 246 - Por Luiz Domingues


A seguir com as principais matérias sobre o EP, na Revista Roll, nº 22, uma nota saiu dessa forma :

"Chave de Ouro
 

O grupo paulista A Chave do Sol ( Rubens Gióia, guitarra; Fran, vocais; Luiz Domingues, baixo e Zé Luis, bateria), acaba de lançar um LP pela Baratos Afins. O som da banda é definido por eles mesmos como "Jazz-Metal-Rock" (de muita qualidade, aliás) e eles já possuem um fã-clube com mais de 200 sócios. Bola cheia".

Interessante ao dar-se ênfase ao fato de que tínhamos um fã-clube organizado e em franca expansão. E por falar em Revista Roll, preciso mencionar um fato extra, nada a ver como disco que acabáramos de lançar. Uma enquete foi publicada e nós comemoramos muito o fato em termos sido mencionados. Foi publicada na edição de nº 19, quando notamos que estávamos mencionados pelos leitores em igualdade de condições (empatados na 24ª posição), ao lado de nomes como : Elis Regina; Ivan Lins; Ira; 14-Bis; Marina; Roupa Nova; Titãs; Eduardo Dusek; Plebe Rude, e Ritchie. Ou seja, nomes consagrados e inclusive, até em alguns casos, artistas oitentistas na crista da onda. E na frente de muitos nomes que obtiveram cotação bem menor do que a nossa, naquele meio de 1985, como : Ratos de Porão; RPM, e Sempre Livre, entre outros tantos que supostamente detinham muito maior visibilidade de mídia. O "RPM" então, foi um exemplo muito sintomático, pois essa pesquisa foi realizada na metade de 1985, e não passou nem dois meses, tal banda explodiu em meio a uma super exposição midiática, quando alçou-a à condição de mega estrelato. 

Moral da história : com esquema montado por empresários, bem amarrado com o marketing e a contar com a super exposição na mídia mainstream, tudo mudava da água para o vinho. No entanto, nós comemoramos bastante, pois estarmos colocados em 24º lugar, dentro de um "ranking" a conter mais de cem artistas, e em sua maioria, formado por astros proeminentes do patamar "mainstream", e em nosso caso, sem contar com esquema algum, eu creio que foi digno de nota e orgulho para nós.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário