A outra história também passou pelo famoso balcão da loja Baratos Afins. O Luiz Calanca contactou-nos para comunicar que fora abordado por um rapaz que desejava lançar um "Song Book" de para cada artistas do elenco da gravadora Baratos Afins. A ideia pareceu bastante interessante, e mesmo ao ponderarmos ser um tipo de ação de marketing um tanto quanto elitista, claro que aceitamos de pronto, pois o outro lado dessa suposta elitização, seria o fato de ser algo bem elegante para enriquecer o portfólio da banda. Bem, o rapaz queria produzir o Song Book, nos moldes dos que existem normalmente no primeiro mundo, ou seja, a conter um acabamento mediante rica ilustração com fotos; a biografia da banda e tudo sob um acabamento de luxo, com papel de alta qualidade e capa dura. O único problema, foi que nenhum de nós sabia ler e escrever música para transcrever corretamente as nossas músicas, e o editor exigia a transcrição completa de todos os instrumentos e a melodia dos vocais das músicas contidas nos álbuns da banda lançados até então.
Sendo assim, o Luiz Calanca resolveu contratar um músico com grande capacidade teórica para fazer a transcrição e nós apreciamos muito quando tomamos ciência de que esse teórico a auxiliar-nos, seria o Bocato, um trombonista superb da música brasileira, com incontáveis trabalhos como side man de artistas da MPB; Rock; Pop; Música instrumental; Black Music; Música latinoamericana & Caribenha; Jazz; som experimental etc, fora os seus trabalhos próprios, com muitos discos solos e trilhas escritas especialmente para o cinema; teatro; TV e publicidade em geral. Daí em diante, foram muitas as sessões de transcrição marcadas na residência do Rubens, onde ele, Bocato, gastou muitos cadernos de pentagrama, a transcrever nota por nota, cada instrumento em todas as faixas que graváramos.
Na hora para transcrever a guitarra, o Bocato sofreu um pouco no quesito dos "efeitos, alavancadas & ruideiras" em geral. Claro que tais efeitos não entram na teoria musical oficial, representados no pentagrama, de forma tradicional. Mas por outro lado, sem a menção de tais efeitos, a transcrição não ficaria fidedigna, pois tais artifícios estavam explícitos na gravação de quase todas as músicas da nossa banda, exatamente pelo fato do Rubens ser um guitarrista bastante influenciado por Jimi Hendrix. Então, o Bocato criou um jeito para fazer a menção aos efeitos de uma forma criativa e dessa forma, todas as músicas do EP, mais as canções, "Luz" e "18 Horas" (do compacto anterior, de 1984), foram fielmente transcritas, sob num trabalho magnífico de sua parte.
Infelizmente, por conta da desistência do editor, e por sinal, um fator jamais esclarecido a contento para todos os envolvidos, esse Song Book nunca foi editado, e dessa forma o projeto foi engavetado. Ficou a frustração enorme entre nós, pois realmente deu um trabalho muito grande, e teria ficado muito bonito o registro. Hoje, como peça de memorabilia, seria um luxo tê-lo no acervo. Essas foram as duas histórias extra resenhas /entrevistas, que eu tinha a relatar neste instante.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário