sábado, 7 de setembro de 2019

Ser Parte - Por Telma Jábali Barretto


Pertencimento é algo produtor de conforto e aconchego que, quase sempre, buscamos satisfazer, encontrando nosso encaixe único num imenso tabuleiro de um quebra-cabeças. Ocupar determinado espaço respeitando as próprias arestas, encontrando onde caibamos num cenário já existente ou tomando forma, colocar a voz no apropriado momento, no tom harmonizador ou... nem tanto, quem sabe sendo cirúrgico e muitas vezes tão necessário para que a beleza ou equilíbrio sejam alcançados, finalmente, dignifica e enobrece. Dá sentido ao existir... 

Quanta confiança no próprio instinto natural e no do outro, em sua contribuição que, também, passa pelo lapidar, pelo amoldar e... até desapegar, deixando ir, numa consciência da importância do todo e daquilo que, esse mesmo todo, proporciona, sendo útero e abrigo para tantos outros retalhos como nós, igualmente, acolhidos, ajustados trazem essa certa dose que mensura nossa participação, computado em nome daquilo que cedemos, aprendemos, aquiescendo na valorização ao contexto que se impõe, naquela ideia que a muitos mais serve, cumpre seu papel... alimenta !!! 

Quanto disso vivemos, exercitando em nome da família, da harmonia, do projeto, ideal a quem de alguma maneira reverenciamos, submetendo-nos por circunstância momentânea ou como algo maior, norteador da trajetória em que fazemos valer nosso pedacinho, mas não menos significativo, de coexistir, participando... Nossa pequena gota que apaga o incêndio ou... argamassa que dá sustentação ao que ali, naquele quadro, importe, num agir consciente e determinado e /ou muitas vezes, fluindo num deixar-nos ir, permitindo que aconteçam através de nós, atravessando-nos... liberando e retraindo-nos para que, assim, resultem com essa mágica, previdência e providência da pura intermediação... elo gerador da química alquímica ! Quer saibamos ou não, esse é o tecer da Vida. Numa gigantesca e grandiosa composição em que cada um, com acertos e erros, belezuras e feiuras, participa dessa maravilhosa tecitura, bordado... e que delícia de descoberta! onde nunca mais seremos órfãos, sós, desnecessários... No processo cósmico não há margem ou ostracismo... Tudo é contribuição e TUDO É NECESSÁRIO ! Sarvam avasyakam !!!

 

Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga; consultora a a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Neste reflexão, Telma discorre sobre a sensação de pertencimento.
 

10 comentários:

  1. Concordo plenamente que o Pertencimento é algo produtor de conforto e aconchego que, quase sempre, buscamos satisfazer, encontrando nosso encaixe único num imenso tabuleiro de um quebra-cabeças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Claudiomir por seu companheirismo de mesma percepção!

      Excluir
    2. Excelente comentário, Claudiomir !

      Grato por prestigiar o meu Blog e a coluna da Telma !

      Excluir
  2. Ave Luiz!!! Ave Telma! Que bom vir aqui e ler um texto tão reflexivo...ainda que eu passe atestado de tola, sempre prefiro confiar nos outros. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Pati! Agradecemos seu comentário!
      Tudo é escola e aprendizado: pelo bom exemplo somos inspirados e pelos posicionamentos que questionamos, para evitar aquele trilho desconfortável...
      Abraço aí!

      Excluir
    2. A sua participação é muito importante, Pat, visto que se leu e parou para pensar, já trouxe a sua colaboração para a reflexão. Esse é o objetivo : agregar pessoas interessadas em debater assuntos de maior profundidade no que tange às buscas internas do Ser Humano, a caracterizar a proposta da coluna da Telma, certamente. Participe sempre !

      Abraço !

      Excluir
  3. Belíssimo texto, super verdadeiro! Uma vez, em uma palestra, foi dito que mais que ser amado, precisamos do PERTENCIMENTO!
    "tudo é contribuição e TUDO É NECESSÁRIO." VALEU. ABS MARI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos gratos por seu comentário Mari!
      Pertencimento é um tipo de colo, abraço que rememora algo muitas vezes adormecido em nós: nossa genealogia divina que nos coloca dentro de uma fraternidade, família de que todos somos parte! Acertos facilitam o transitar de outros e as falhas estimulam o lapidar, assim...seguimos, crescendo!

      Excluir
  4. Gratidão por compartilhar o conhecimento! Concordo, pertencer é um tipo de colo!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Um acolhimento que abastece, nutre...uma espécie de proteção!
    Agradecemos sua leitura e contribuição. Abraço aí...

    ResponderExcluir